Viés de pesquisa: o que é, quais os tipos e como evitar?

Um dos grandes desafios de qualquer estudo é reduzir a ocorrência dos diferentes tipos de viés de pesquisa. O problema é que muita gente desconhece a existência desses vieses em estudo. Por isso, elas não sabem como diminuir esses erros e melhorar a qualidade da sua pesquisa.

Para resolver esse problema, vamos te apresentar os principais tipos de viés de pesquisa e te ensinar como evitar esses vieses.

 

 

O que é viés de pesquisa?

Viés de pesquisa é o termo utilizado para se referir aos erros cometidos na elaboração do questionário ou durante a pesquisa. Esses erros podem induzir os entrevistados a escolherem uma resposta que não reflete o que eles pensam sobre determinado assunto e, como consequência, os resultados serão comprometidos.

Todas as pesquisas podem apresentar algum tipo de viés, mas é possível reduzir a ocorrência desse problema e melhorar a qualidade do seu estudo. E o primeiro passo para atingir esse objetivo é conhecer os diferentes tipos de vieses de pesquisa.

 

 

5 tipos de viés de pesquisa

Conheça abaixo os 5 tipos de vieses em estudo que podem prejudicar os resultados e análise da sua pesquisa.

 

1- Viés de amostragem

A escolha da amostra de respondentes para a pesquisa é decisiva para que o estudo seja concluído com sucesso. O problema é que podem ocorrer diferentes tipos de erros amostrais durante a elaboração da pesquisa.

A dificuldade em definir a população-alvo do estudo, a seleção de uma amostra inadequada para responder o questionário, o cálculo incorreto do tamanho da amostra, entre outros erros, são responsáveis por criar esse viés em amostra.

Como evitar vieses de amostragem? Para evitar esse tipo de problema, é importante tomar alguns cuidados durante o planejamento da pesquisa, tais como:

  • Entenda as questões centrais do estudo;
  • Defina objetivos específicos;
  • Utilize ferramentas de pesquisa que reduzam a falta de respostas;
  • Faça um planejamento eficiente para a aplicação do questionário.

 

2- Viés de resposta

Esse tipo de viés de pesquisa ocorre quando as pessoas entrevistadas fornecem respostas que não refletem aquilo que elas realmente acreditam. Isso pode ocorrer em função de perguntas mal elaboradas, por exemplo, dificultando sua interpretação e induzindo o respondente ao erro.

Esse problema também pode ocorrer em questões de múltipla escolha nas quais as respostas deixam margem para diferentes interpretações, até mesmo questões sociais e psicológicas podem provocar o viés de resposta.

Muita gente pode responder a pesquisa de acordo com o que for socialmente mais atraente. Isso ocorre quando o respondente deseja apresentar uma imagem de que é, de alguma forma, melhor do que a realidade. Por esse motivo, essas pessoas fornecem informações falsas ou exageram o que pensam sobre seus hábitos, crenças e preferências pessoais, comprometendo a validade dos dados.

Como evitar vieses de resposta? Para evitar todos os problemas citados acima, é importante seguir as dicas abaixo:

  • Utilize ferramentas que ajudem na elaboração de perguntas com lógica avançada;
  • Faça perguntas simples e diretas;
  • Crie respostas simples e objetivas em questões de múltipla escolha;
  • Garanta o anonimato do respondente.

 

3- Viés de não-resposta

O viés de não-resposta ocorre quando pessoas que fazem parte da amostra do estudo não respondem o questionário. Geralmente, esse problema ocorre por dois motivos diferentes:

  • As pessoas realmente não querem e não têm interesse em participar da pesquisa;
  • Não foi possível entrar em contato com o respondente em potencial.

Os dois problemas são criados quando há erros no design da pesquisa, pela seleção de grupos de respondentes com grande probabilidade de se recusarem a participar do estudo.

Isso também pode ocorrer quando a base de dados dos respondentes está desatualizada, impedindo que a pessoa seja convidada para participar ou que receba o material da pesquisa.

Como evitar vieses de não-resposta? Embora seja impossível eliminar completamente o viés de não-resposta, você pode seguir as dicas abaixo para reduzir a ocorrência desse problema.

  • Defina um prazo maior e mais flexível para que as pessoas respondam o questionário;
  • Envie notificações aos respondentes para que eles se lembrem de responder a pesquisa;
  • Teste e utilize diferentes plataformas para envio da pesquisa, como e-mail, site, código QR, entre outras ferramentas.

 

4- Viés do entrevistador

Não basta criar um questionário bem estruturado para sua pesquisa. É importante que o entrevistador faça as perguntas e indique as opções de resposta ao entrevistado de forma imparcial. Caso contrário, ele pode provocar o chamado viés do entrevistado, que ocorre quando esse profissional influencia nas respostas coletadas.

Como evitar vieses do entrevistador? Esse tipo de viés de pesquisa está ligado ao comportamento do entrevistador durante a aplicação do questionário.

Por isso, é importante treinar ou instruir esse profissional para que ele seja o mais imparcial possível durante as entrevistas. Você também pode utilizar a tecnologia ao seu favor para evitar esse problema.

Para isso, o aplicativo de pesquisa offline da QuestionPro possui uma função exclusiva de auditoria de dispositivos. Essa função permite a inspeção e validação das respostas através da coleta imperceptível de vídeos, imagens, georreferenciamento e áudio.

Assim, é possível confirmar se as perguntas realmente estão sendo feitas de modo imparcial. Caso contrário, as respostas tendenciosas podem ser eliminadas do banco de dados da pesquisa.

 

5- Viés do pesquisador

O viés do pesquisador está relacionado ao modo como o profissional interpreta os resultados do estudo. Por conta da sua experiência, suas preferências e expectativas em relação ao desfecho da pesquisa, ele pode interpretar os resultados de forma tendenciosa e fazer vista grossa para eventuais erros. Isso ocorre porque ele fica empolgado quando percebe que os dados coletados parecem confirmar o seu ponto de vista pessoal e suas hipóteses iniciais. Por esse motivo, ele vai ignorar, por exemplo, eventuais erros de amostragem, uso de técnicas estatísticas imprecisas e coleta insuficiente de dados.

Como evitar vieses do pesquisador? O pesquisador precisa ser o mais neutro possível durante a interpretação dos resultados para que suas expectativas não provoquem esse tipo de viés de pesquisa.

Como manter essa neutralidade pode ser desafiador, é importante investir numa ferramenta de pesquisa que fornece relatórios completos de análise de resultados. O software de pesquisa da QuestionPro, por exemplo, é uma ferramenta bem completa que oferece esse tipo de relatório.

Esse software ainda te ajuda a criar perguntas mais precisas e a evitar erros amostrais, entre outros recursos essenciais para melhorar a qualidade da sua pesquisa.

 

 

Agora que você já sabe o que é, quais os tipos e como evitar um viés de pesquisa, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra ferramentas de pesquisa online e offline

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

 

Ver ferramentas e recursos QuestionPro