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Custo de aquisição de clientes: O que é e como o calcular

O custo de aquisição de clientes é um dos indicadores utilizados para analisar o impacto das acções de marketing da tua empresa.

Ao empreender acções para atrair novos clientes, a empresa deve avaliar a rentabilidade dessas acções. O objetivo é avaliar o retorno do investimento das campanhas e, no fim de contas, conquistar um novo cliente. quota de mercado. 

O acompanhamento deste indicador permite-te conhecer o ROI exato de uma campanha de aquisição de clientes.

O que é o custo de aquisição de clientes?

O custo de aquisição de clientes (CAC) é o montante médio gasto para adquirir um novo cliente. É o montante médio utilizado em todos os passos dados para gerar uma pista e convertê-la num cliente.

  • Os custos podem incluir:
  • Custos de publicidade (Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Adwords, etc.)
  • Salários das equipas de marketing
  • Custos relacionados com as equipas de vendas

Este é um valor muito útil para avaliar o teu investimento e garantir que estás a tomar as decisões certas para fazer crescer o teu negócio.

Importância do cálculo do custo de aquisição

O custo de aquisição é utilizado para determinar a rentabilidade de um investimento na aquisição de clientes. Este indicador mostra quanto é que uma empresa tem de gastar para adquirir um novo cliente. O cálculo deste indicador permite saber se o investimento numa determinada abordagem é rentável para a empresa.

Neste sentido, conhecer o custo de aquisição é também uma forma de saber se a estratégia adoptada é eficaz e rentável. Da mesma forma, este indicador permite-nos saber qual o canal que é eficaz e que tem um resultado satisfatório em termos de ROI. Assim, o cálculo permite a seleção das estratégias e canais mais relevantes.

Por conseguinte, o cálculo deste indicador é necessário para melhorar o retorno do investimento.

Como é calculado o custo de aquisição de clientes?

Para obter o custo de aquisição, divide o montante total investido na campanha pelo número de clientes obtidos como resultado da campanha. Por outras palavras:

Custo de aquisição de clientes = orçamento total da campanha / número de clientes conquistados 

O orçamento da campanha inclui todos os montantes gastos em acções de marketing e vendas para adquirir um cliente. 

Se, por exemplo, o montante total utilizado para as acções de marketing for de 50 000 pesos, o montante total utilizado para as acções de venda for de 30 000 pesos e o número de clientes adquiridos no final da campanha for de 50, então :

CAC = (50 000 + 30 000)/50 = 1600 pesos

O custo de aquisição pode ser calculado globalmente, como acima. Também pode ser analisado através de outro método. Neste caso, a rentabilidade de cada campanha ou canal é avaliada em função dos montantes investidos em acções nesse canal ou campanha. Este método de cálculo permite uma melhor apreciação da eficácia e dos contributos de cada canal ou campanha.

Como otimizar o custo de aquisição?

O custo de aquisição deve ser comparado com o cabaz médio de vendas ou com as receitas geradas pelos clientes para verificar se a campanha é rentável.

De facto, otimizar o custo de aquisição de clientes significa reduzi-lo, procurando aumentar o ROI da campanha. O cálculo do custo de aquisição por canal ou por campanha é útil para otimizar este indicador. Este método de cálculo permite-te saber que canal ou que campanha é eficaz e rentável.

Uma vez conhecidos estes canais, é necessário trabalhar sobre eles para obter um melhor ROI e reduzir o custo de aquisição.

Conclusão

O custo de aquisição é um fator essencial na implementação de um marketing eficaz e inteligente. Embora seja bastante fácil compreender a sua utilidade, a sua otimização pode permitir-te reduzir consideravelmente os teus custos, mantendo a tua eficácia.

O custo de aquisição de clientes deve ser visto como um indicador, mas sobretudo como um investimento na aquisição de novos clientes. Para que este investimento seja rentável, é necessário atingir os seguintes objectivos retenção de clientes. Esto es para asegurar que generas un margen suficiente en relación con la vida de tus clientes.



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Cristina Ortega

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