5 ideias para beneficiar os seus colaboradores (aplique-as agora!)

Se estiver a pensar em ideias para beneficiar os colaboradores da sua empresa e melhorar a sua experiência profissional, encontrou o artigo certo. Confira a lista que se segue, com sugestões que ajudarão a manter o seu pessoal motivado e feliz.

1. Seguro de saúde

Se quiser que os seus funcionários sejam felizes, mantenha-os saudáveis. Nesse sentido, considere em fazer uma parceria com uma seguradora e crie um plano de seguros de saúde, para ajudar a cobrir as despesas neste setor. Dica extra: pense num seguro que cubra também o agregado familiar.

2. Incentivo à prática de exercício físico

Os seus funcionários vão adorar ter um lugar na área de trabalho onde se possam exercitar. Aliás, com isto poupará tempo e dinheiro. Como? Sabia que transformar um quarto do seu escritório numa área ‘fitness’ é mais barato do que pensa?

Nesse sentido, uma rotina de treino saudável não só ajuda a manter a forma, como também ajuda ao nível do stress, o que se transforma num maior compromisso profissional. 

Já existem organizações que incorporam o exercício na sua rotina de trabalho. Seja criando um ginásio no espaço de trabalho, ou oferecendo-se para pagar o custo da mensalidade do ginásio. Ao fazer, acredite que faz os seus funcionários mais felizes.

Por outro lado, uma das melhores maneiras de promover a saúde individual é fazer com que os seus funcionários participem em competições relacionadas à saúde e aptidão física, e incentivar o vencedor. Por exemplo, se os seus funcionários com excesso de peso reduzirem 20% do seu peso, eles receberão um bónus de x% sobre o seu salário mensal. Este sim, é um excelente benefício para os funcionários!

3. Team Building

As pessoas tendem a ficar ‘stressadas’ quando estão num ambiente de trabalho mais tenso, por isso é importante ter encontros sociais e promover a satisfação geral dos funcionários. Para isso, muito contam atividades fora do trabalho. Alguns exemplos são:

  • Jantares
  • Passeios
  • Noites de karaoke
  • Aulas
  • Competições desportivas
  • etc

Estas atividades podem então ajudar a aumentar a satisfação dos funcionários e também fazem com que eles se entendam melhor uns com os outros.

>> Obtenha novas ideias para aumentar o compromisso dos seus funcionários.

4. Esqueça as regras de vestuário

Um estudo realizado pela QuestionPro descobriu que roupas confortáveis fazem trabalhadores sentirem-se felizes no seu local de trabalho. Logo, este é outro exemplo que pode aplicar na sua empresa. 

Enquanto os funcionários cumprirem os padrões mínimos de vestuário, não existem razões pela qual não se possam vestir da maneira que querem. Aliás, há muitas organizações que adotaram um código de vestuário casual desde o início e hoje ainda é uma parte importante da cultura da sua organização.

5. Dê autonomia e motivação

Partilhe objetivos, estratégias e planos e faça com que os seus funcionários se sintam livres. Ao fazer isto, está a desenvolver uma cultura de criatividade na sua empresa e reduzirá significativamente o tédio no local de trabalho. Nunca se esqueça que funcionários ligados com os objetivos e propósitos da empresa trabalham sempre mais para manter as coisas em movimento. No entanto, certifique-se de que no final esta dedicação e compromisso sejam reconhecidos.

Lembre-se de que é normal passar por momentos menos bons, em que os resultados estão em baixo e os funcionários perdem a motivação e ficam mais tensos. Uma mensagem de apoio pode fazer maravilhas. Não deixe os seus funcionários perderem o interesse no que fazem, esteja ciente das suas necessidades e de quaisquer mudanças que possam afetar o seu desempenho.

A motivação é um fator vital para a construção de talentos na sua empresa!

Como saber quais os benefícios para funcionários que os próprios gostariam de receber?

Cada empresa, uma dinâmica. Saiba especificamente quais são os benefícios que os seus funcionários preferem através de estudos ou inquéritos. Utilize uma plataforma de inquéritos online e aplique questionários que podem ser respondidos diretamente num dispositivo móvel. Com os dados recolhidos terá um guia sobre o que fazer para deixá-los mais comprometidos e ligados com a empresa.

Não tomar medidas baseadas nos resultados recolhidos nos inquéritos de satisfação dos funcionários não apenas diminuirá as taxas de resposta de futuros inquéritos ou estudos, como também criará uma impressão negativa dos mesmos.

Para isso, não precisa de criar questionários longos e frequentes, basta ser pontual ao criar as perguntas e agir com base nas respostas.

Benefícios para funcionários, benefícios para a empresa

Com efeito, ao envolver os seus funcionários nas decisões da empresa, está então a fazer com estes se sintam ainda mais ligados e, em simultâneo, desenvolve também o seu sentimento de pertença. Nunca se esqueça que os funcionários muitas vezes trabalham melhor quando sentem que as suas opiniões são consideradas.

Por outro lado, crie também uma cultura onde estas opiniões são ouvidas, onde as equipas são reconhecidas e promovidas. Uma reunião semanal é um bom começo para manter os seus funcionários alinhados e obter feedback relevante sobre o progresso das tarefas e do trabalho.

Por último, mas não menos importante, defina bem a cultura organizacional de modo a favorecer todos e tenha sempre em mente que ao investir nos seus funcionários, está também a investir na empresa.

 


Para criar inquéritos de clima organizacional e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração