7 passos para fazer a coleta de dados offline

Você sabia que é possível fazer a coleta de dados offline para a sua pesquisa usando um simples aplicativo? Esse tipo de procedimento é essencial para a realização de estudos em locais com falhas de conectividade ou sem acesso à internet.

Para pesquisas eleitorais e de opinião, por exemplo, a coleta offline é fundamental. E para fugir dos problemas relacionados às tradicionais pesquisas de campo, utilizar um software de pesquisa é a melhor solução. Com o auxílio desse tipo de programa é possível criar e aplicar questionários com mais facilidade, mesmo em regiões sem acesso à internet. Para isso, basta instalar o software no dispositivo, fazer as configurações necessárias e começar a coletar as respostas.

Para entender melhor como esse processo funciona, conheça abaixo 7 passos essenciais para fazer a coleta de dados sem conexão à internet.

 

 

1- Escolha uma ferramenta de coleta de dados offline

O primeiro passo para fazer uma coleta de dados é definir uma ferramenta de pesquisa offline. Dentre as opções disponíveis, a QuestionPro é considerada a melhor plataforma de pesquisa offline do mercado.

Através do seu aplicativo intuitivo, fácil de usar e repleto de funções avançadas, é possível criar questionários ilimitados e perguntas avançadas.

Além disso, o app conta com configurações que permitem personalizar perguntas e respostas, usar lógica avançada, acionar funções antifraude, entre outras configurações que melhoram a coleta e a análise de dados.

 

 

2- Crie um questionário personalizado de pesquisa

Após definir sua ferramenta de pesquisa offline, o próximo passo é criar um questionário personalizado.

Esse questionário deve ser elaborado com questões simples e diretas, criadas de acordo com o seu objetivo de pesquisa.

 

 

3- Escolha um modelo de coleta de dados

Para facilitar o processo de criação de questionários, você pode optar por pré-definido de perguntas e respostas. Esses modelos levam em consideração os tipos de dados que você deseja coletar. Para isso, é importante lembrar que é possível utilizar 2 tipos de dados na sua pesquisa:

  • qualitativos
  • quantitativos

A diferença entre os dois está no tipo de informação que você procura. Como o próprio termo indica, os dados qualitativos se referem às qualidades ou adjetivos atribuídos a determinado objeto. É assim que surge a pesquisa qualitativa. Esse tipo de dado é importante para avaliar a experiência de compra de um cliente, por exemplo.

Já os dados quantitativos se referem à quantidade, como o número de compras online que você fez no último ano, por exemplo. Por conta disso, surgiu a chamada pesquisa quantitativa.

Na QuestionPro, você pode criar um questionário do zero ou utilizar modelos pré-definidos mesclando os dois tipos de pesquisa de acordo com seus objetivos.

 

 

4- Faça a coleta e o armazenamento dos dados em campo

Após todas as configurações necessárias para criar o questionário de pesquisa, está na hora de ir a campo. As respostas coletadas permanecem salvas no dispositivo móvel no qual o app está instalado. Por isso, não há risco de perdê-las. Assim que o smartphone ou tablet for conectado à internet, o aplicativo faz a sincronização com um banco de dados. Dessa forma, as respostas são enviadas e armazenadas na nuvem até que sejam processadas e analisadas.

Vale lembrar que assim que os dados são enviados para a nuvem, eles são excluídos do dispositivo móvel, liberando espaço para novas aplicações de questionário. Por isso, esse método de coleta de dados permite que o pesquisador obtenha um grande volume de informações para análises, melhorando os resultados da pesquisa.

 

 

5- Faça a auditoria do dispositivo de pesquisa

Um dos grandes problemas associados à pesquisa de campo tradicional é a possibilidade de fraude.  Para evitar essa situação, o aplicativo da QuestionPro conta com uma função exclusiva chamada Auditoria de Dispositivos. Esse recurso permite que o app analise qualquer entrada de dados no dispositivo, capturando informações que permitem a inspeção e a validação das respostas coletadas. Em função disso, caso seja detectada alguma resposta fraudulenta, o software elimina essa informação do banco de dados.

Outra funcionalidade importante é o Modo Quiosque, que trava o dispositivo na interface do app durante a aplicação do questionário. Dessa forma, o respondente não recebe nenhuma notificação e não pode realizar nenhuma outra atividade no dispositivo enquanto não concluir a entrevista. Assim, é possível melhorar a qualidade e a confiança dos resultados encontrados com a pesquisa.

 

 

6- Faça a análise avançada de dados

Depois de concluir as etapas anteriores, o próximo passo é analisar os dados coletados. O software de pesquisa offline, precisa processar essas informações e transformar em insights úteis para o pesquisador. O ideal é que o software utilizado para esse processamento ofereça recursos avançados que facilitem a interpretação das informações coletadas.

 

 

7- Crie relatórios detalhadas

O último passo é gerar relatórios detalhados com o registro dos dados analisados. Assim, é possível distribuir os resultados do estudo com outros setores e profissionais interessados na pesquisa.

Com o software da QuestionPro, por exemplo, é possível obter relatórios detalhados com informações apresentadas na forma de gráficos, tabelas, análise GAP e TURF, entre outros formatos.

Seguindo todos esses passos, fazer a coleta de dados offline será muito mais fácil!

 

 

Agora que você já sabe fazer a coleta de dados offline, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra ferramentas de pesquisa online e offline

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

 

Ver ferramentas e recursos QuestionPro