Aprenda a antecipar as necessidades dos clientes

Se você busca antecipar as necessidades dos clientes e oferecer uma experiência de qualidade, você entende que deve fornecer muito mais do que ele está simplesmente buscando. Pecar pelo excesso nunca é algo ruim quando falamos de atendimento ao cliente e ofertas de serviços. 

Ter uma abordagem proativa e estar sempre buscando as opções favoritas dos seus clientes é a forma ideal de ganhar a fidelidade e confiança de quem está consumindo da sua empresa. Assim, você mostra que seu negócio considerou as necessidades dos seus consumidores com atenção e antecedência.

Nessas entregas de antecipação sua empresa pode fornecer informações técnicas, manutenções  e respostas de perguntas frequentes, o importante é estar atento às necessidades dos clientes. É importante estar atento e frequentemente em contato com o seu público para entender o que eles gostariam que seu negócio oferecesse. 

Boas pesquisas de satisfação ajudam a entender como foram as experiências passadas para melhorias futuras. Esses pontos de atenção podem estar em produtos, serviços, atendimentos, plataformas de compras e até o pós que você oferece ao seu consumidor. Por exemplo, uma companhia de telefone que melhora o serviço de internet com uma conexão mais rápida provavelmente irá ganhar a fidelidade dos clientes atuais a longo prazo. Por que mudar de marca quando um serviço está simplesmente ficando melhor? 

 

 

O comportamento do seu cliente

O que pode ser feito é estudar o comportamento de massa, assim como é feito com análises conjoint. O estudo que é feito como uma pesquisa de mercado é ideal para entender o que influencia e motiva a compra quando o assunto é sua marca e de seus concorrentes. Sendo uma análise quantitativa, fica visualmente mais fácil de compreender o processo de compra geral dos seus clientes. Dessa forma é possível entender como contribuir para deixar mais prático.

Nesse tipo de método de pesquisa, é possível avaliar o comportamento do consumidor quando se trata do que realmente importa no momento das escolhas. Desde quanto seu cliente está disposto a pagar pelo produto ou serviço, itens favoritos e  tudo o que envolve o processo de escolha. Além de ser ainda mais pontual quando o assunto é a segmentação de acordo com o seu público alvo e suas decisões. 

Portanto, a análise conjunta ajuda a enxergar o que faz o seu cliente optar pela sua marca. É quando seu cliente deixa de ser um lead para realmente se tornar uma conversão. Afinal, por meio de informações e estatísticas que são fornecidas durante este processo, sua empresa garante uma nova base de dados. Com essas informações é possível ter um suporte para alterar um design, lançar algo novo ou fazer uma pequena mudança de processo. E tudo isso tem o poder de antecipar a necessidade do seu cliente final.

No fim das contas, o importante é salientar que a construção de uma estratégia de vendas planejada para um atendimento personalizado e eficaz de vendas passa pela necessidade de aprender como analisar dados de clientes de forma inteligente.

 

 

Quais são as necessidades dos clientes e como antecipá-las na prática? 

Há dois tipos básicos de necessidade dos clientes que as empresas devem explorar para executar sua estratégia de vendas e utilizar como aliadas na jornada do cliente:

  • As necessidades físicas são as necessidades mais racionais, mensuráveis e tangíveis que dialogam diretamente com as demandas reais de um cliente no momento. A compra de acessórios que incrementam a experiência do usuário de um produto, como no exemplo acima, está relacionada às necessidades físicas.
  • Entretanto, as necessidades psicológicas estão mais relacionadas àquelas aquisições compulsivas ou feitas por gatilhos emocionais. São compras ou aquisição de serviços feitos quando o cliente não precisa realmente do produto, mas uma carga emocional o motiva.

Dos dois tipos de necessidades, a mais difícil de ser identificada pela empresa são essas emocionais e psicológicas, pois ela não pode ser prevista ou mensurada de acordo com algum indicador, ou registro de dados. 

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, ferramentas e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Conhecer a plataforma de pesquisa QuestionPro