Como cuidar dos clientes novos? Alcance sua fidelidade!

No clima competitivo de hoje, uma experiência média não faz os consumidores felizes. Por isso, neste artigo, mostramos como cuidar dos clientes novos para conquistar sua lealdade.

Sabemos que clientes fiéis podem valer até dez vezes o valor de sua primeira compra. Além disso, em comparação com novos clientes, os clientes frequentes têm 50% mais chances de experimentar novos produtos e gastam uma média superior a 30%. E se isso não for suficiente, o aumento das taxas de retenção de clientes, mesmo para uma porcentagem mínima, pode ter um impacto profundo, incluindo um aumento considerável nos lucros.

Dicas que ajudarão você a saber como cuidar dos clientes 

Em seguida, temos para você um guia que ajudará você a manter seus clientes felizes e leais à sua marca:

Clientes frequentes não são importantes, são essenciais

Clientes fiéis desempenham um papel vital no sucesso de um negócio. Não há mais dúvida sobre isso. Agora, a pergunta é: como as pequenas empresas podem garantir que os novos clientes se tornem clientes fiéis?

As pequenas empresas podem usar essas cinco estratégias para aumentar a possibilidade de novos clientes se tornarem clientes frequentes.

4 maneiras de cuidar do relacionamento com o cliente

1. Reconheça um novo cliente

Antes de fornecer uma experiência excepcional ao cliente, você deve identificá-lo. Isso deve ser relativamente simples e óbvio.

Uma saudação eficaz de um anfitrião, fornecedor ou garçom pode incluir: “Você já jantou ou comprou alguma coisa conosco?” Se os clientes fizerem uma reserva por telefone, a pessoa que estiver participando poderá fazer a mesma pergunta e anotar a resposta. Da mesma forma, se um vendedor receber uma ligação perguntando sobre a disponibilidade de um determinado item, poderá fazer a mesma pergunta.

Procure também sinais não-verbais: o cliente está prestando atenção especial à decoração ou ao menu? Estão vendo um produto por um tempo extraordinariamente mais longo?  Está apontando aspectos aos seus colegas? Tem várias perguntas?

Assim que você reconhecer um novo cliente, poderá tomar ou controlar rapidamente as medidas necessárias para garantir que sua experiência seja excepcional.

Conheça como Manter os clientes

2. Apresente o melhor da sua equipe e saiba como cuidar dos clientes

Uma maneira de cuidar de seus novos clientes, depois de identificá-los, é certificando-se de colocar ou atribuir um fornecedor ou garçom de qualidade e, quando disponível, ter a supervisão de um gerente de piso.

Em um restaurante, por exemplo, um gerente pode receber um novo cliente, apresentar uma mesa particularmente atraente, designar um garçom experiente, notificar o garçom de que são novos clientes, garantir que não esperem muito e talvez ofereçam um produto complementar; para iniciar a experiência positivamente.

Em um estabelecimento de varejo, isso pode significar colocar um vendedor com amplo conhecimento sobre suas ofertas para ajudar um cliente e tratá-lo com mais atenção. Se você perguntar sobre um item específico, verifique se tem a pessoa certa disponível para ajudá-lo. Um cliente apreciará a atenção especial se for fornecida de maneira honesta e direta.

Leia: Não ofereça um mau atendimento ao cliente

3. Destaque seu melhor produto

Juntamente com um serviço excepcional, um produto excepcional é parte integrante de uma experiência. Nem todos os estabelecimentos de varejo e restaurantes podem se especializar em todas as ofertas.

Sempre ofereça seu melhor produto na frente de um cliente pela primeira vez e deixe-o experimentar. Recomende, incentive e seja assertivo. Forneça uma amostra ou deixe-os experimentar, mesmo que não o comprem.

Outra maneira de cuidar dos clientes mais novos é oferecer-lhes uma degustação como cortesia, por exemplo. Ou simplesmente incentivá-los a experimentar a roupa que tanto gostaram.

Além de fornecer uma experiência mais positiva, garantir que um cliente experimente o melhor produto para si também aumenta a probabilidade de uma recomendação pessoal para seus amigos ou familiares; que é a forma mais eficaz de publicidade.

Veja também: Estratégia de experiência do cliente – confira algumas dicas

4. Eduque com detalhes positivos e diferenciados e aprenda como cuidar do clientes

Você sabe por que seu produto ou serviço é superior ou diferente dos seus concorrentes. Mas, seus clientes sabem disso? Se eles são novos clientes, provavelmente não sabem. Destaque os elementos positivos da sua oferta para chamar a atenção deles.

Fornecer aos usuários informações que o diferenciam da concorrência é outra maneira de saber como cuidar dos clientes e isso levará apenas um pouco de tempo. Sem dúvida, isso melhorará a experiência do cliente e garantirá que seus ativos mais fortes não passem despercebidos.

5. Plante uma semente para garantir futuras interações com o cliente

Depois de garantir que um novo cliente tenha uma experiência excepcional, plante uma semente nele para uma segunda interação. Você só precisa ser assertivo e persistente. Os clientes apreciam quando uma empresa é direta sobre suas intenções.

A importância de identificar clientes para gerar mais vendas

Ofereça sempre a melhor experiência do cliente

As etapas que compartilhamos com você hoje devem ser usadas como parte de uma estratégia abrangente de experiência do cliente. Mesmo se você não tiver uma estratégia estabelecida, são bons pontos de partida.

Aprender a cuidar dos clientes para se tornarem clientes frequentes não é algo que você deve deixar para trás. Um elemento-chave é sempre manter a comunicação e solicitar feedback constante, por exemplo, por meio de pesquisas on-line.

Crie sua conta ou agende grátis uma demonstração do nosso software de pesquisa.

Também recomendamos: Feedback negativo do cliente: você está escutando?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.