Manter os clientes: conheça as 5 maneiras de conseguir

Sem dúvida, é muito mais caro e demorado procurar novas empresas para que se tornem clientes, em vez de gerar novos negócios com seus clientes existentes. Por isso, é muito importante nutrir seus relacionamentos existentes e gerar maneiras de manter os clientes. Ao focar nos seus consumidores mais importantes, você aumentará o valor de seus serviços e garantirá projetos futuros.

Conheça as diferentes maneiras de manter os clientes

Aqui estão algumas regras simples a serem seguidas que ajudarão a manter seus clientes.

1. Entenda suas necessidades

Contanto que você tenha uma ampla gama de habilidades e ofereça uma variedade de serviços, seu cliente provavelmente não precisará de todas. É importante que você entenda seus objetivos e ofereça apenas os serviços que os ajudarão a atender às suas necessidades. Nunca venda demais. O cliente logo perceberá que os serviços extras que você pode oferecer não são realmente impactantes, o que pode acabar ameaçando o relacionamento entre vocês.

A voz do cliente: como usá-la para melhorar seu serviço

2. Defina expectativas e cumpra o que promete

Uma das maneiras de manter os clientes é descrever claramente em sua proposta quais são seus serviços e como eles serão executados. É vital que o cliente entenda exatamente o que e como você prestará o serviço e que ele saiba que você o está realizando. É por isso que é importante que você documente e relate seu progresso. Tenha objetivos mensuráveis e documente tudo.

Ideias simples para uma melhor experiência do cliente

3. Nunca prometa demais, dê um extra

Um erro terrível é fazer uma promessa e não cumpri-la. Depois de criar a dúvida na mentae do cliente, é difícil recuperar sua confiança. É melhor adicionar um extra ao esperado. Seu cliente agradecerá seu esforço em fornecer algo mais do que o que você ofereceu. 

Veja também: Feedback negativo do cliente: você está escutando?

4. Forneça valor agregado para manter os clientes

Sempre procure maneiras de fornecer mais do que está ao seu alcance. Envie ao seu cliente, por exemplo, informações sobre um item que você ache interessante, mesmo que isso se refira mais ao interesse pessoal do cliente do que ao da sua empresa. Seus esforços serão muito apreciados e seu cliente sentirá que ganhou na loteria com você. Essa é, sem dúvida, uma das maneiras de manter os clientes com melhores resultados.

Leia também: Estratégia de atendimento ao cliente: 5 passos para criar uma eficaz

5. Nada de surpresas

Mantenha-se organizado e focado no seu plano. Não deixe surpresas, como abrir mão dos prazos para a entrega de um produto ou exceder o orçamento. Prepare-se para o inesperado, mas quanto mais você manter o caos fora de cena, mais valioso será para o seu cliente.

Despedir-se do cliente: saiba como realizar de maneira correta

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Marketing de experiências, a fórmula para amar sua marca

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.