A importância de identificar clientes para gerar mais vendas

As vendas são difíceis de alcançar para a maioria das empresas estabelecidas, para novos negócios ou para empresas com um perfil baixo no mercado. Mas antes de começar as vendas, você precisa identificar os clientes e saber o que eles estão interessados em seu produto ou serviço.

Saber isso é simples, mas realmente identificar uma base de clientes é algo que a maioria das empresas esquecem e depois se arrependem. Entender quem é seu comprador e adicionar leads ao seu canal de vendas é essencial para todas as empresas.

A importância de identificar clientes potenciais

Comece com a ideia de ver para quem você vende. Eles são jovens ou adultos? Homens ou mulheres? Casado ou solteiro? Com casa própria ou de aluguel? Ensino médio completo ou estudantes com doutorado?

Quem gosta mais do que você oferece?

Com alguns serviços, os dados demográficos não contam toda a história. Por isso, é importante conhecer os detalhes para poder identificar os clientes. Naturalmente, a vida será muito mais fácil para o seu negócio se o que você oferecer for útil para mais de um mercado. Porém é importante saber quem é seu cliente principal. É verdadeiramente indispensável. Veja também: Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

Identificar clientes potenciais

Como obter novos clientes? A resposta é simples: através de publicidade, promoções, referências,  networking e associações. São indispensáveis em qualquer negócio. Se você está no mundo da tecnologia, há um grande número de blogs e outras plataformas on-line que cobrem esse setor.

Buscar clientes potenciais nas redes sociais

As redes sociais tornaram-se uma ferramenta valiosa para identificar clientes e encontrar produtos específicos. Se você sabe quem é a sua concorrência, faça uma pesquisa no Twitter para ver o que eles estão dizendo sobre isso.

Pode ou não ser apropriado abordar as pessoas que falam sobre sua concorrência diretamente nas redes sociais, para que você possa comentar o porquê seus produtos são os melhores. Pense que, mesmo que essa pessoa não se torne seu cliente, pode lhe oferecer insights sobre o que outras pessoas estão procurando e que serviço desejam.

Você não precisa depender apenas de redes sociais. O uso de pesquisas ou grupos de foco para identificar clientes e conhecer as tendências de comportamento e outros detalhes ajudará você a conhecer mais detalhadamente os seus clientes . Você pode usar essas informações para definir quem é seu cliente comum e criar uma lista para fazer melhorias. Continue repetindo esse processo até converter seus clientes potenciais em clientes que compram. Confira também: Vendas nas redes sociais

Venda aos seus clientes potenciais

O melhor método para fazer alguém comprar, é realizando seu serviço essencial. Se eles consideram que o que você oferece é inestimável, irão pagar o preço sugerido. Algumas marcas de sucesso modernas incluem serviços de streaming como Netflix e Spotify. Alguns anos atrás, nenhum consumidor sabia que precisava desses serviços em suas vidas e agora milhões de pessoas estão felizes em pagar para ter acesso a esses serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, em filmes e músicas.

Se você entende por que seu produto é inestimável, terá um passo à frente no jogo. Trabalhe para identificar os clientes. Localize-os e aprenda a oferecer o melhor serviço ou produto até que se torne indispensável para eles. 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Os riscos nos negócios podem e devem ser evitado

Como avaliar o mercado internacional e expandir seus negócios

Pesquisa de mercado qualitativa para expandir seus negócios

5 maneiras de manter os clientes e aumentar suas vendas

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.