A importância de realizar uma pesquisa de satisfação 

Entenda a importância de realizar uma pesquisa de satisfação, instrumento utilizado pelo marketing, com intenção de detectar eventuais falhas nos procedimentos de atendimento, como dimensionar novas diretrizes para qualificar o atendimento ao cliente. 

Através de uma pesquisa de satisfação é possível detectar uma série de fatores, como, por exemplo:

  • Maiores focos de reclamações dos clientes;
  • Setores da empresa que não estão fornecendo o atendimento adequado;
  • Encontrar pontos críticos para qualificar o atendimento;
  • Promover um melhor treinamento aos novos funcionários;
  • Entre outros.

Foi pensando na importância de realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes que produzimos esse artigo. Gostou do assunto? Então siga conosco e confira a seguir. 


 

Realizar pesquisas de satisfação é se precaver de reclamações

Se você tem uma empresa que vende bisnaga de plástico, por exemplo, é preciso saber se os clientes estão satisfeitos com seu atendimento, ou se tem algum ponto do qual você precisa melhorar.

Investir nessa sondagem de forma antecipada é uma forma de detectar eventuais problemas, antes que eles se tornem graves, ou venha a aumentar os níveis de reclamações sobre sua empresa, seja na internet, ou via SAC.

Adotar esse tipo de pesquisa é como uma crítica construtiva, que vai municiar a empresa concedendo o conhecimento de seus pontos fracos, proporcionando um bom alicerce para mudanças.

 

As formas mais comuns de pesquisa de satisfação

Existem algumas formas de fazer uma pesquisa de satisfação, e entre as mais comuns estão via website, via e-mail ou telefone.

Suponhamos que sua empresa tenha vendido um lote grande de manta asfáltica para telhado, por exemplo, após aproximadamente sete dias, é importante entrar em contato com esse cliente para o pós-venda. 

>>> Saiba mais sobre pesquisa de pós-venda e acompanhe seu desempenho.

 

Primeiramente, para saber se o material está correto ou tem alguma avaria detectada, em segundo, é importante já tentar nesse momento uma pesquisa de satisfação. Nesse caso, considere a forma que o cliente ache melhor, seja uma pesquisa de satisfação por telefone, ou enviando por e-mail.

 

Como criar uma boa pesquisa de satisfação

Outra dúvida muito comum é como gerar as perguntas que caracterizam na avaliação do próprio atendimento. 

Lembre-se antecipadamente que esse é um processo de filtragem para você mesmo detectar os pontos da empresa que precisam de melhorias.

Logo, se sua empresa é especializada na venda de amplificador de som, por exemplo, comece fazendo as perguntas sobre o atendimento inicial. 

Peça para o cliente definir se o atendimento foi online, telefone ou presencial. Em seguida, engate questões como a navegação dentro da plataforma, ou a cordialidade do atendimento. Tal como se todas as dúvidas ficaram bem esclarecidas antes de fazer a compra.

Após essa primeira etapa, comece a filtrar como foi o prazo de logística, a velocidade da forma de entrega e se a caixa chegou com algum tipo de avaria, ou com algum produto danificado.

São perguntas desse tipo, em tom informal, do qual o cliente ficará mais à vontade em apontar as partes positivas e negativas de um atendimento.

Esperamos que esse artigo tenha apresentado boas maneiras de realizar uma pesquisa de satisfação com o cliente e principalmente os benefícios de adotar essa estratégia. Compartilhe essa ideia com os superiores e nos siga para mais assuntos do segmento. 

 

importância de realizar uma pesquisa de satisfação 

Autor convidado:

Soluções Industriais, empresa de Marketing de B2B.

Você também pode colaborar com o blog da QuestionPro. Saiba como!