Brand awareness: o que é e como medir percepção de marca

Você sabe o que a Gillete, o Google e o Band-Aid têm em comum? As três empresas se destacam quando o assunto é Brand Awareness.

Afinal, elas são tão populares que se transformaram em referência de mercado. Isso mostra que não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade.

É fundamental investir em marketing e branding. Dessa forma, sua empresa consegue aumentar seu brand awareness e conquistar mais relevância no mercado.

Acompanhe os próximos tópicos e entenda por que isso é importante!

 

 

O que é brand awareness?

O termo pode parecer difícil, mas brand awareness é um termo em inglês que pode ser traduzido como reconhecimento ou consciência de marca.

Na prática, ele é um indicador que mede o quanto a marca é reconhecida e lembrada pelos consumidores.

Esse conceito também pode ser utilizado para medir a presença da sua empresa na vida das pessoas e o quanto elas se identificam com os valores e produtos da marca.

Vale lembrar que esse conceito está relacionado ao reconhecimento positivo da marca. Não adianta ter uma empresa bem conhecida entre o público, mas que é lembrada por sua baixa qualidade ou credibilidade ruim.

O brand awareness é uma métrica que avalia essa popularidade da marca num viés positivo, que também está pautado na confiança do consumidor em relação a sua empresa.

 

 

Por que brand awareness é importante?

O acompanhamento dessa métrica é fundamental para entender a relação entre a empresa e os consumidores.

Além disso, ela permite que a marca defina estratégias mais eficazes para se diferenciar da concorrência, torná-la mais conhecida e, consequentemente, aumentar suas vendas.

 

 

Como aumentar o brand awareness da sua empresa?

O brand awareness de uma empresa é resultado tanto da qualidade de seus produtos, quanto da eficiência de suas estratégias de branding e marketing.

É por esse motivo que empresas como Sucrilhos, Band-Aid, Gillette e Google possuem um brand awareness tão forte que seus nomes se tornaram sinônimos dos produtos e serviços que oferecem.

Portanto, trabalhar as estratégias de marketing e branding da sua empresa é fundamental para melhorar o reconhecimento da sua marca.

 

 

8 dicas essenciais para uma estratégia de brand awareness

Dentre as várias estratégias que podem ser utilizadas para alcançar esse objetivo, podemos listar ao menos 8 ações consideradas essenciais para aumentar o brand awareness da sua empresa.

Confira abaixo:

 

1- Crie uma personalidade para a sua marca

Empresas que são lembradas pelo público possuem uma personalidade bem definida. Ou seja, elas se comunicam com as pessoas de forma única, que as diferenciam da concorrência.

Além disso, elas se posicionam e possuem valores que também são bem definidos e se refletem nessa comunicação.

 

2- Trabalhe a identidade visual

Assim como a personalidade, uma identidade visual bem definida ajuda os consumidores a se lembrarem da marca e a diferenciá-la dos concorrentes.

Para isso, ela deve conter elementos como logomarca e paleta de cores que devem ser utilizados em todos os setores da empresa, desde o escritório até o site de vendas e a embalagem do produto.

É por isso que a Apple, por exemplo, é lembrada como a empresa da maçã.

 

3- Patrocine eventos

Associar sua empresa a organização de algum evento ajuda a torná-la conhecida até mesmo entre as pessoas que não fazem parte do seu público-alvo.

Isso é importante porque abre espaço para novas oportunidades de negócio e para expandir o alcance de sua marca.

Por isso, é importante patrocinar eventos que estejam alinhados com os valores da marca. Assim, é possível utilizar esses momentos para que sua empresa seja lembrada nos materiais de divulgação desse evento.

Além disso, a empresa pode pensar em ações para distribuir produtos e presentes no dia do evento para que as pessoas conheçam sua empresa.

 

4- Invista em parcerias com outras marcas e influenciadores

Sua empresa também pode desenvolver alguma ação ou parceria com outras marcas, que não são seus concorrentes, mas que ajudam na divulgação.

Essas são as famosas collabs que podem gerar aumento de vendas e de reconhecimento de marca das duas empresas envolvidas.

O Boticário, por exemplo, lançou uma linha de produtos para a pele em parceria com o famoso chiclete Bubbaloo, que fez muito sucesso nos anos 1990.

A collab fez muito sucesso não só por ser uma parceria inédita entre duas marcas famosas e muito diferentes, mas também pela estratégia de marketing utilizada pelo O Boticário.

Outra estratégia eficaz para divulgar sua marca é fazer parceria com influenciadores digitais. Assim, é mais fácil divulgar seus produtos e serviços nas redes sociais de uma forma mais informal.

Porém, é importante ter cuidado para escolher um influenciador responsável, que tenha uma boa conexão com seu público e que tenha valores parecidos com sua marca.

 

5- Crie programas de indicação

Essa é uma prática muito comum em sites e redes sociais de empresas. Elas criam promoções para oferecer descontos ou brindes para os consumidores que indicam a marca para outras pessoas.

Assim, o próprio cliente é presenteado e a empresa consegue aumentar o alcance de sua marca.

 

6- Ofereça brindes aos seus clientes 

Oferecer brindes aos consumidores é uma das estratégias de marketing mais antigas do mercado. Mesmo assim, ela continua sendo eficiente.

Para isso, é importante que esses brindes sejam úteis para o consumidor e que sejam personalizados com a logo da sua marca.

 

7- Invista na produção de conteúdo

A criação e divulgação de conteúdos de qualidade relacionados aos produtos e serviços oferecidos por sua marca é uma das principais formas de aumentar o brand awareness da sua empresa.

Também chamada de marketing de conteúdo, a criação de conteúdos relevantes ajuda a alcançar novos clientes e a aumentar a percepção positiva em relação a sua marca.

Assim, é possível aumentar a credibilidade e a confiança na sua empresa.

 

8- Invista em pesquisa de mercado para alcançar o brand awareness

É impossível melhorar aquilo que não se conhece. Por isso, um dos primeiros passos para medir o brand awareness da sua empresa é fazer uma pesquisa de mercado.

Esse estudo pode ser feito de várias formas, inclusive a partir da aplicação de questionários online, que são mais práticos.

Com base nos resultados dessa pesquisa, a empresa consegue entender como o público enxerga sua marca.

Assim, fica mais fácil descobrir quais pontos precisam ser melhorados e quais das dicas anteriores podem ter mais impacto junto ao seu público.

Para isso, você pode utilizar o software de pesquisa online da QuestionPro, que permite a criação de questionários personalizados.

 

 

 

Agora que você já sabe o que é brand awareness, é hora de começar a pesquisar!

Na QuestionPro você encontra ferramentas de pesquisa online e offline

Conheça todos os recursos disponíveis em nossas diferentes licenças! 

 

Ver ferramentas e recursos QuestionPro