Como fazer inquéritos de satisfação para seguradoras

Os inquéritos de satisfação proporcionam aos serviços das seguradoras uma visão inestimável da experiência dos seus clientes. Nesse sentido, como exceder as suas expetativas? A resposta está na realização de inquéritos para entender a sua opinião.

Com efeito, se está nesta área, este artigo para si. É o primeiro passo para descobrir o que os clientes pensam dos seus serviços e fazer as alterações certas para melhorar a experiência dos mesmos.

Por isso, saiba como fazer inquéritos de satisfação para seguradoras.

O que é um inquérito de satisfação para seguradoras?

Os inquéritos na área dos seguros podem ser utilizados para avaliar diferentes áreas de risco, tais como incêndio, segurança, colisões, etc. 

Nesse sentido, a companhia de seguros é responsável pelo envio de um mediador para aplicar uma avaliação e preparar um relatório para obter as informações apropriadas para citar os custos de um sinistro. Uma seguradora pode utilizar um questionário para recolher tais informações de uma forma prática e simples.

Para realizar vistorias às seguradoras, por exemplo, no local de um acidente, é necessário efetuar uma inspeção física do local, objeto e pessoas envolvidas no acidente. 

O mediador é responsável pela execução dos inquéritos nos quais é feito um relatório detalhado incluindo a descrição do incidente, a informação da pessoa envolvida e um cálculo dos custos a serem cobertos. Esta informação pode ser analisada num painel em tempo real, e pode ser revista por outros membros da equipa ou supervisores de onde quer que se encontrem.

Porque é importante realizar inquéritos na área dos seguros?

Para que as companhias de seguros possam fazer o seu trabalho com eficiência, os inquéritos são muito importantes, por exemplo, para a venda de apólices, ou para medir o desempenho do trabalho e a satisfação dos empregados, bem como a satisfação dos clientes.

As seguradoras podem simplificar os processos aplicando um questionário online às partes interessadas antes de subscreverem uma apólice de seguro. Este inquérito é adaptado ao tipo de seguro que desejam subscrever e fornecer dados concretos que podem influenciar a sua avaliação do risco.

Os inquéritos deste tipo são geralmente longos e fastidiosos, contendo uma série de perguntas detalhadas, que ajudam as companhias de seguros a ter toda a informação necessária.

Uma das vantagens de implementar inquéritos de seguros online é que pode criar inquéritos com saltos e ramos e fazer com que as pessoas respondam apenas às perguntas necessárias.

Tipos de inquéritos para as seguradoras

Em baixo, temos os diferentes tipos de inquéritos de seguros que podem ser efetuados: 

Momento de fazer um seguro

Este tipo de inquérito é utilizado pelas seguradoras para avaliar os candidatos, quer se trate de uma pessoa que quer cobrir despesas médicas, proteger a sua casa, veículo ou qualquer outra coisa que considere valiosa.

As seguradoras recolhem a informação, por exemplo, através de um questionário ou formulário, e depois realizam uma análise de dados para determinar se a pessoa é ou não elegível para o seguro. 

Seguro de veículos

Este tipo de inquérito de seguros pode ser efetuado em caso de acidente de viação nas vias públicas. 

Os envolvidos no acidente devem validar a sua apólice de seguro de modo a cobrir os danos. Para tal, os mediadores realizam, por exemplo, um inquérito utilizando uma aplicação sem a necessidade de Internet, e identificam os danos que serão cobertos, os custos envolvidos e o bem-estar do cliente. 

Seguro contra roubo

Estes inquéritos para seguradoras são responsáveis pela recolha de informações para cobrir os custos incorridos por um indivíduo que entra numa casa ou empresa com violência para roubar ou danificar bens. 

Com estes inquéritos, os mediadores podem recolher documentos sobre os objetos roubados, por exemplo, utilizando uma pergunta de carregamento de ficheiro para recolher provas sobre os factos. 

Seguro de trabalho

Este tipo de inquérito de seguros é aplicado quando um empregado sofre um acidente nas instalações da empresa onde trabalha. 

A seguradora tem o dever de realizar este inquérito de modo a conhecer os detalhes do incidente e definir que tipo de cuidados médicos são necessários, de avaliar a percentagem de despesas envolvidas e os dias de folga que o empregado terá de recuperar.

Seguro contra incêndios

Com os inquéritos de seguros contra incêndios, as empresas podem identificar as perdas e danos causados pelo incêndio e obter informações sobre as pessoas envolvidas.

Avaliar o serviço ao cliente

Este tipo de inquérito é um dos mais importantes para as seguradoras, dado que fornece informações sobre a qualidade do serviço oferecido pelos empregados. Desta forma é possível fazer os ajustamentos necessários para melhorar o serviço oferecido aos segurados. 

Alguns aspetos a avaliar num inquérito de serviço são o cumprimento da cobertura, pagamento pontual da reclamação, cordialidade e profissionalismo no serviço ao cliente, rapidez de resposta no processamento da apólice, etc.

A qualidade do serviço ao cliente e a boa imagem da companhia de seguros são fatores determinantes na motivação do cliente para escolher a sua companhia de seguros e os produtos mais adequados, sendo o fator diferenciador, por excelência, do serviço ao cliente. 

Uma das preferências das pessoas que procuram um tipo de seguro é a procura de uma melhor qualidade de serviço, produtos inovadores segundo as suas necessidades, cobertura bem definida, maior simplificação das cláusulas contratuais e rapidez de resposta. 

Satisfação dos empregados

Os inquéritos para seguradoras são também utilizados para medir a satisfação dos empregados através da medição das atitudes, perceções e desempenho dos empregados. 

Recomenda-se que este tipo de inquérito seja conduzido de forma anónima e confidencial, para que os empregados sejam livres de responder sem receio de represálias.

Parte do sucesso de qualquer empresa reside na aplicação de inquéritos internos e externos, visto que estes fornecem informações importantes para a melhoria, são armas poderosas para negócios de sucesso e as respostas que se obtêm deles são a chave para melhorar e continuar a manter-se firme.

Como fazer inquéritos de satisfação para seguradoras?

Os inquéritos na área dos seguros devem ser conduzidos de forma profissional. Para ser um sucesso, siga estas dicas:

Registar cada detalhe

O mercado dos seguros envolve muito dinheiro. É por isso que os mediadores precisam de fazer uma avaliação detalhada do acidente para conhecer a percentagem de despesas e para garantir o bem-estar dos clientes e da empresa.

Fazer perguntas diretas

Lembre-se que este processo é muito importante, por isso faça perguntas que não se prestam a outras interpretações ou que os clientes respondam a duas coisas em simultâneo.

Utilizar software de inquérito eficaz

Com QuestionPro é possível realizar inquéritos para seguradoras e ter um processo de recolha de dados eficaz, que pode ser visualizado em tempo real para uma tomada de decisão adequada.

Além disso, a plataforma permite inquéritos offline, no caso de o agrimensor ter de ir a áreas sem acesso à Internet. Posteriormente, os dados podem ser descarregados e pode ser feita uma avaliação eficaz.

Fornecer um relatório profissional

Por exemplo, a QuestionPro permite-lhe criar relatórios de inquérito que podem ser apresentados aos decisores. 

Questões a realizar num Inquérito de Satisfação para Seguradoras

Algumas perguntas que podem ser feitas em inquéritos para seguradoras incluem: 

  • Quantas pessoas foram afetadas pelo incidente?
  • Tem seguro médico?
  • Tem algum problema de saúde?
  • Pode dar uma descrição do acidente?
  • O nosso mediador chegou a tempo ao local do acidente?
  • O mediador forneceu-lhe as informações necessárias para responder às suas perguntas?
  • Considerando a sua experiência global, recomendaria a nossa seguradora a um amigo ou familiar?
  • Já teve outra seguradora?
  • Porque está interessado em subscrever um seguro?

Se pretende avaliar o seu serviço ou conhecer a satisfação do seu cliente em todos os pontos de contacto deste com a sua marca, conheça todas as vantagens do nosso software CX. Solicite uma demonstração da nossa plataforma QuestionPro CX.

Perceba como pode de uma forma simples saber a opinião dos seus clientes, dar seguimento e resolver os problemas através de tickets e fazer uma análise da experiência do cliente para a sua empresa. Utilize uma software de CX profissional

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração