Como fazer um inquérito para uma tese de mestrado?

Se estiver neste artigo, é muito provável que esteja a procurar soluções sobre como fazer um inquérito para uma tese de mestrado e, consequentemente como iniciar este processo. Nesse sentido, está no sítio certo. Temos algumas dicas para si que o ajudarão a realizar os seus inquéritos para a sua tese.

Além disso, dizer também que fez a escolha certa ao optar pelos inquéritos como ferramenta de medição e recolha de dados para este tipo de trabalho universitário. Os inquéritos são uma ferramenta muito útil para recolher a informação necessária para testar a sua hipótese de investigação e ajustá-la, se necessário, antes de apresentar os resultados.

Com efeito, vejamos então por onde pode começar para desenhar o inquérito “perfeito”.

Como fazer um inquérito para uma tese de mestrado

Temos este guia para o ajudar a conceber os seus inquéritos de tese. Siga estes passos e faça-os eficazmente:

Estabeleça a sua hipótese, tese e pergunta de investigação.

Ao estabelecer o acima exposto, poderá fazer as perguntas para obter as respostas de que necessita.

Seja claro quanto aos objetivos e indicadores da investigação.

Na prática, há questões que requerem reformulação imediata porque o inquirido não a compreendeu, não tomar ações inteligentes pode levar à recolha de informação indesejada, ter perguntas sem resposta e afastar-se dos nossos propósitos.

Calcule a sua amostra de estudo.

Antes de começar a recolher os dados para a sua investigação, precisa de definir o tamanho da amostra, ou seja, o número de inquéritos que vai realizar, para que os resultados não sejam afetados.

Desenhe as suas perguntas.

Agora a ação começa. Nesta etapa, recomenda-se que desenhe perguntas que sejam fáceis de compreender pelos inquiridos, esqueça os aspetos técnicos, seja breve e direto, evitando prolongar o seu inquérito ajudá-lo-á a aumentar a taxa de resposta.

Realizar um levantamento piloto.

Este ponto é extremamente importante, após a conceção do seu inquérito, deve aplique um inquérito-piloto que lhe permita identificar erros que possam afetar a sua investigação.

Fazer as correções necessárias.

Após identificar os erros no seu inquérito, precisa de fazer as correções necessárias para o ajustar. Para esta parte, pode utilizar a pessoa que orienta o seu projeto de tese.

Aplicar o inquérito.

Agora, o seu trabalho é aplicar o inquérito à sua amostra alvo e recolher toda a informação necessária para o seu projeto de tese. Lembre-se da importância deste passo e que a adulteração do processo não terá nenhum impacto positivo na análise dos resultados da sua investigação.

Apenas as pessoas que cumprem os critérios de inclusão devem participar.

Este critério parece óbvio, mas não é totalmente cumprido. Há casos em que o questionário é entregue ao maior número de pessoas possível, de modo a “acelerar o processo”.

Conduzir uma análise dos resultados.

Uma vez terminada a recolha das informações de que necessita, é tempo de esvaziar os dados e conduzir uma observação qualitativa ou uma observação quantitativa, dependendo dos seus objetivos.

Escreva as suas conclusões.

Após efetuar a sua análise, deve verificar se os resultados respondem à sua hipótese e fazer um relatório onde aponte cada elemento que forma o seu quadro metodológico.

Como conduzir os inquéritos de tese com um software de inquéritos online

Se está prestes a começar a aplicar os seus inquéritos de tese, temos algumas recomendações para si que definitivamente não deve descurar:

Possivelmente nunca ninguém lhe disse como pode ser fácil recolher dados para o seu estudo utilizando software de inquérito, o que lhe permitirá alcançar facilmente o seu público-alvo.

Por exemplo, a QuestionPro permite-lhe realizar inquéritos de tese para obter a informação que deseja, visualizar os dados em tempo real e realizar uma análise de dados eficaz para o seu estudo.

Esqueça o método tradicional e a impressão de centenas de folhas de papel que lhe levará mais de uma semana a gravar em Excel. Com a plataforma é possível descarregar os dados recolhidos em diferentes formatos.

Com a QuestionPro pode realizar um inquérito de fácil utilização e adicionar diferentes tipos de perguntas, dependendo da sua investigação, tais como perguntas de múltipla escolha ou perguntas abertas, para obter informações mais detalhadas dos participantes.

Vantagens de utilizar a QuestionPro para os inquéritos de tese

A QuestionPro tem muitos benefícios para si e para as suas pesquisas de dissertação. A primeira delas é que existem licenças de utilização universitárias para que universo académico possa tirar partido das incríveis características da plataforma e realizar um inquérito totalmente profissional.

Isso mesmo, um dos nossos objetivos é que com a nossa ferramenta de recolha de dados possa realizar projetos universitários e tenham grandes benefícios para o utilizador académico.

Outro dos benefícios mais importantes é que reduzirá os custos, deixará de ter de fazer o levantamento de cada pessoa e imprimir milhares e milhares de folhas de papel. Pode enviar os inquéritos por correio eletrónico aos seus participantes ou recolher as informações a partir de um dispositivo móvel

 


Para criar inquéritos profissionais e aproveitar as nossas ferramentas de controlo de qualidade e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração