Comunidade de respondentes online – não deixe seus projetos em quarentena.

O COVID-19 mudou momentaneamente a rotina mundial e não há quem não esteja sentindo os efeitos colaterais desta pandemia. Esses eventos, sem dúvida, mudarão o cenário da indústria de pesquisa de mercado a curto prazo, mas também podem proporcionar aprendizados a longo prazo. O uso da comunidade de respondentes online para estudo de mercado é um dos métodos revolucionários e modernos que se populariza com este novo cenário do mercado mundial.

O que é uma comunidade de respondentes online?

Uma comunidade online é uma ferramenta de investigação com grupos de pessoas de interesse de uma marca ou empresa. As comunidades online podem ser de curto ou longo prazo, com dezenas, centenas ou milhares de participantes. Nas comunidades, participantes expressam suas opiniões e ideias através de diferentes ferramentas, como: pesquisas, fóruns, enquetes, entre outras.

Através de uma comunidade de respondentes online você pode elaborar projetos de investigação, distribuir e analisar suas pesquisas e enquetes e obter insights e inspirações inimagináveis.

Saiba mais sobre: O que é uma comunidade online e todas as vantagens de usar em seu negócio.

COVID-19 e comunidade de respondentes online

Muitos tipos de estudo que antes dependia de contato pessoal, como grupos focais e entrevistas pessoais, simplesmente não são viáveis ​​no momento devido as precauções que a população está enfrentando.

Em muitas áreas e profissões se torna inviável manter a mesma força de trabalho, afortunadamente a área das pesquisas, graças à sua evolução tecnológica, não precisa ser pausada, de fato, pode ser potencializada com algumas técnicas e ferramentas que iremos apresentar neste artigo. 

Os grupos focais e as entrevistas pessoais voltarão assim que o mundo voltar ao novo normal?

Uma porcentagem das atividades presenciais voltarão a sua normalidade, mas continuaremos vendo uma mudança no sentido de levar cada vez mais pesquisas para metodologias online. 

Um tema muito importante a ser considerado no mundo, é a adaptação do mercado a novas metodologias e formas de trabalho mais sustentáveis, como adotar o modelo de trabalho home office, e se tratando de pesquisas, as comunidades de respondentes online são muito úteis e vale a pena considerá-las não somente durante esse período, mas também posteriormente.

Saiba mais sobre: Painel de respondentes QuestionPro e solicite seu orçamento.

Metodologia das comunidades de respondentes online

As ferramentas que compõem uma comunidade de respondentes online, como um portal de membros, discussões, quadros de ideias e grupos focais online agora são mais importantes do que nunca. Essas ferramentas permitirão que os métodos tradicionais de pesquisa qualitativa continuem durante esse período de limitações e cuidados.

A principal coisa a fazer é adaptar e mover o grupo de foco tradicional ou entrevistas pessoais para uma comunidade online, além disso, haverá o benefício adicional de todas as ferramentas da comunidade estarem à disposição do pesquisador, assim como muitos respondentes estarão mais disponíveis. 

As interações não precisam ser limitadas a uma única estratégia, com uma comunidade de respondentes online as pesquisas e insights em andamento também podem ser facilmente adaptados ao longo do tempo e os insights que os pesquisadores costumavam obter serão exponencialmente maiores, sendo explorados e analisados com as ferramentas de uma comunidade de respondentes.

Ao promover a pesquisa tradicional online, há dois benefícios principais:

  1. O primeiro é que você não precisa deixar seus projetos em quarentena, com a comunidade de respondentes QuestionPro os pesquisadores ainda poderão concluir seus estudos e alcançar os objetivos e conhecimentos desejados, além disso os respondentes terão mais disponibilidade para interagir e mais foco ao responder pesquisas e questionários.
  2. A segunda é que tanto o público quanto as empresas estão se preparando para as mudanças a longo prazo, muitas vantajosas e necessárias como as comunidades de respondente online, já que economiza recursos, sendo uma metodologia sustentável e prática. Ao adaptar seus projetos de estudo de mercado à comunidade de respondentes online você estará atualizando e potencializando sua força de trabalho e obtendo uma ótima posição para capitalizar a curto e longo prazo, enquanto já garante ótimos resultados desde agora.

comunidade de respondentes

Com todas as ferramentas disponíveis nas comunidades de respondentes online, muitos tipos de estudos podem ser executados e potencializados através de investigações na comunidade, como design de pacote/anúncio, testes de usabilidade e até a capacidade de co-criar com seus membros uma próxima grande idéia de produto, serviço ou até mesmo uma melhor e mais atrativa estratégia de investigação. 

Também existem estudos diários e grupos focais online sobre novos conceitos e temas relacionados á seu nicho de mercado. A amplitude de estudo que pode ser realizada em uma comunidade de respondentes online é interminável. 

As investigações como pesquisas, enquetes, grupo focais e outros métodos de investigação se tornam mais potentes e atingem um público que fora da quarentena não seria viável, além da velocidade e agilidade em insights e resultados que podem ser obtidos mais rapidamente, graças à maior disponibilidade dos respondentes.

A QuestionPro Communities é um produto maduro de nível empresarial que pode ajudá-lo a fazer a transição de seu projeto para o método online com facilidade e sem que você perca seu estudo já em andamento. Além disso, temos uma equipe de profissionais que pode capacitar sua equipe gratuitamente para fazer um levantamento aprofundado de idéias, configurações, ferramentas da plataforma, etc. para que você possa se concentrar no que é importante, suas idéias e decisões estratégicas!

“FAÇA SUA COTAÇAO”

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram