Comunidade online e painel online: qual a diferença?

O uso de uma comunidade online está, pelo quinto ano consecutivo, entre as três “novas técnicas” com maior adoção tanto entre os compradores quanto entre os prestadores de serviços de investigação de mercado.

Isto foi publicado pela Greenbook Research Industry Trends em junho de 2016 com base em uma pesquisa com mais de 5.000 profissionais da indústria em todo o mundo.

Mas o que queremos dizer com comunidade online?

É comum encontrar as denominações “painéis proprietários”, “comunidades de pesquisa online”, “painéis comunitários”, “MROC” e combinações dos acima mencionados.

Num esforço para descrever, esclarecer e ordenar conceitos, a ESOMAR, a organização líder mundial em pesquisa de mercado, publicou um livro em 2014 que responde a muitas perguntas contemporâneas do setor.

Agora vou compartilhar as principais definições que uma equipe de 20 profissionais, sob a liderança de Ray Poynter e Sue York, escreveu no capítulo “Comunidades”.


 

Elementos que definem uma comunidade de pesquisa online

  • Os membros têm um perfil que os represente, ao qual possam atribuir um nome e uma imagem (ou avatar), seja ela real ou fantasiosa.
  • O membros podem expressar suas opiniões, por exemplo, publicando comentários, imagens ou atualizações de status.
  • Os membros podem interagir uns com os outros, seja comentando os cargos uns dos outros ou tomando ações como a criação de contatos, ‘amigos’ ou subgrupos.

Características de uma comunidade de pesquisa online

  • Foram estabelecidos com o objetivo de fornecer respostas às perguntas para as quais uma equipe de investigação foi contratada.
  • Operam durante um período de tempo, que pode durar dias, semanas ou anos, em vez de uma única atividade ou episódio, como uma pesquisa ou grupo de foco.
  • São assíncronos, no sentido de que não é necessário que os membros participantes ou pesquisadores interajam simultaneamente.
  • As informações relevantes geradas são o resultado de uma série de atividades consecutivas nas quais seus membros estiveram envolvidos.

 

A diferença entre uma “comunidade online” e “painéis online”?

Em uma comunidade online, a empresa pode adicionar fóruns e discussões para que os clientes interajam entre eles e com o administrador. Em um painel online não há essa interação entre os participantes, haverá apenas entre o participante e o administrador.

Um painel online é, em poucas palavras, um grupo de pessoas selecionadas para responder pesquisas online. Esse grupo pode ser comprado ou pode ser conseguido dentro de uma comunidade. Te explico melhor:

Através de pesquisas aplicadas dentro da comunidade e/ou através do cadastro dos clientes para participarem da mesma, o administrador coletará dados dos respondentes e poderá usar a ferramenta de criação de um painel online. Ou seja, uma base de dados dos respondentes dessa comunidade.  Sendo assim, ele poderá selecionar um grupo específico contido nesse painel para aplicar uma pesquisa específica, sem a necessidade de comprar respondentes (amostra de respondentes/audiência).

 

E existem plataformas tecnológicas ou soluções que combinam as vantagens de um painel + uma comunidade?

Sim, há. Existem soluções que permitem administrar grandes amostras de consumidores através de pesquisas individuais (pesquisa quantitativa = Yang) e, ao mesmo tempo, permitem tirar proveito da riqueza de informações que surgem de conversas espontâneas ou semi-guiadas entre membros de uma comunidade online (pesquisa qualitativa = Yin).  Chamadas de “painéis comunitários”, essas plataformas integram modos de interação tanto quantitativos quanto qualitativos.

Em resposta às exigências de empresas inovadoras e profissionais líderes no setor de pesquisa de mercado, QuestionPro desenvolveu a plataforma web e móvel QuestionPro Communities. Dessa maneira, você poderá criar um painel online dentro da sua comunidade online, unindo o melhor dos dois.

 

Este software, possui módulos para:

  • Projetar e distribuir pesquisas, assim como analisar e visualizar os resultados em tempo real (Pesquisas)
  • Criar, moderar e codificar conteúdos de grupos de discussão baseados em texto síncrono (Discussões).
  • Concepção e fóruns assíncronos moderados criados pelos participantes (Tópicos).
  • Construir revistas de compra e consumo, que permitem o upload de imagens e vídeos a partir de dispositivos móveis (Diários).
  • Gerenciar sessões de geração, enriquecimento e avaliação de novas idéias (IdeaBoard).

 

Agora que você sabe a diferença entre comunidade online e painel online, é hora de criar a sua comunidade.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração