Controlo de qualidade > A tecnologia pode ajudar?

Quanto tempo despende a fazer o controlo de qualidade dos dados recolhidos de um inquérito? Porque ficar preso a fazer uma limpeza manual dos dados quando a tecnologia pode tratar disto por nós?

Neste artigo a QuestionPro mostra-lhe como a tecnologia nos ajuda a fazer a limpeza das respostas e a selecionar apenas as respostas de alta qualidade de uma forma automática permitindo-lhe ter muito mais tempo na análise dos dados.


A importância de um Controlo de Qualidade exigente:

Controlar a qualidade dos dados recolhidos é vital antes de tirar conclusões de qualquer inquérito e ainda mais importante antes de tomarmos qualquer decisão baseada nesses dados. Ter elevados padrões de controlo de qualidade dos dados melhora a análise dos dados e ajuda-o a descobrir informação relevante – informação sobre a qual podemos tomar decisões.

O controlo de qualidade também tem como vantagem poupar tempo e dinheiro, deixado os dados prontos para tomar as decisões apropriadas à primeira sem ter que refazer a análise porque detetou posteriormente inconsistências nos dados.

A QuestionPro ajuda os seus clientes a identificar e eliminar dados de má qualidade ou respostas que não fazem parte do target pretendido. O controlo de qualidade dos dados é feito idealmente em três passos diferentes que vamos mostrar neste artigo mais adiante.

Embora o controlo de qualidade dos dados seja um dos passos mais críticos do research, muitas vezes a importância deste passo é minimizada ou ignorada de todo. Isto deve-se ao facto de estes processos consumirem tempo do processo de recolha, timings apertados, falta de budget e falta de conhecimento no processo. Colocar a limpeza dos dados em segundo plano pode deitar todo o trabalho e investimento que tivemos num projeto para o lixo e pode resultar em decisões erradas com percas incalculáveis.

Os três níveis de controlo de qualidade que não deverá ignorar:

Enquanto parceiro tecnológico das melhores empresas do mundo a QuestionPro desenvolveu uma controlo de qualidade e de limpeza de dados para ajudar os researchers a recolher respostas de alta qualidade.

São 3 os passos importantes num controlo de qualidade exigente:
– Fontes de Recrutamento fidedignas
Inquéritos com Double-opt
– Análise individual da saúde das respostas

A combinação destas medidas é crucial para obter dados limpos e fidedignos. Vamos falar sobre cada um destes passos individualmente?

Fontes de Recrutamento fidedignas: O controlo de qualidade começa logo no recrutamento das pessoas que vão responder ao inquérito. Os respondentes que são recrutados pela QuestionPro têm mais de 80 informações agregadas a cada contacto que nos ajudam a categorizar os painelistas de forma correta. Fazemos também o update regular do seu perfil para garantir que os dados estão atualizados.

Inquéritos com Double-opt: Todos os respondentes terão que se autentificar num processo de autentificação em dois passos, assim é garantida que só as pessoas escolhidas têm acesso ao inquérito, e aumentamos a segurança do nosso projeto. Tendo certeza de quem é o respondente maximiza o comprometimento deste com a sua resposta.

Análise individual da saúde das respostas: O passo principal do controlo de qualidade e da limpeza dos dados é a análise das respostas obtidas e o estilo das respostas que encontramos. Na QuestionPro temos ferramentas que medem respostas fracas e que as assinalam de forma imediata para que as possa analisar. Estes são os check que a plataforma faz por si de forma a que identifique e utilize apenas respostas de alta qualidade:

  • Respostas em linha: Analisar as repostas em linha é um excelente indicador da sua de cada resposta. A ferramenta da QuestionPro olha para cada resposta e perceber se, em cada pergunta as respostas têm um padrão. Por exemplo, respondentes que escolhem a opção B em todas as perguntas.
  • Profanidades: Detetamos palavras obscenas e impropérios em respostas de texto abertas e assinalamo-las. Isto ajuda a identificar se a resposta é séria ou não.
  • Velocidade de resposta: Monitorizamos o tempo médio de resposta em cada inquérito e se o respondente completou o inquérito em significativamente menos tempo é assinalado.
  • Gibberish: São assinaladas palavras sem sentido por exemplo “sdfsfsfd”. Isto é um excelente indicador da seriedade do respondente.
  • Tamanho das respostas: Também são marcadas respostas demasiado curtas ou de uma palavra quando é expectável uma resposta aberta completa. Respostas demasiado curtas normalmente não contêm respostas claras.

Melhore a qualidade das respostas, melhore a qualidade da análise e tome melhores decisões.
As nossas ferramentas de controlo de qualidade e limpeza de dados detetam respostas não ponderadas com grande eficácia e de forma instantânea.

As vantagens de utilizar esta ferramenta são as seguintes:

• Poupa tempo: Melhoramos constantemente a tecnologia para reduzir o tempo de analise manual no processo de controlo de qualidade. Isto quer dizer que pode passar mais tempo a analisar os dados e a tomar decisões bem informadas. Outra consequência é que ganhamos tempo para poder tomar medidas rápidas num ambiente em constante mutação.

• Tomar decisões confiantes: A credibilidade dos dados recolhidos é de prioridade máxima quando precisamos de tomar decisões. Bons dados geram insights verdadeiros e só assim pode tomar decisões estratégicas sem com confiança.

• Recolher dados fiáveis: A ferramenta da QuestionPro faz a limpeza preliminar de suas respostas para ajudar a lidar com esta dificuldade, tendo um controlo de qualidade apertado terá dados fiáveis.

Porque ficar preso a fazer uma limpeza manual dos dados quando a tecnologia da QuestionPro pode tratar disto por nós?


Para criar inquéritos profissionais e aproveitar as nossas ferramentas de controlo de qualidade e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração