Criar comunidade online – crie a sua da maneira correta

As marcas atuais estão se esforçando para coletar informações mais inteligentes, rápidas e melhores, na tentativa de serem relevantes, e uma das estratégias atuais mais populares e eficazes é criar comunidade online. 

De fato, 74% de todas as organizações agora dizem que estão usando alguma forma de comunidade online para pesquisas de mercado a fim de coletar insights acionáveis.

Essas comunidades online ajudam as marcas a coletar dados acionáveis ​​e quantificáveis, já que existe a flexibilidade de implantar pesquisas e questionários rápidos e também coletar dados em grande escala na forma de grupos focais online, bem como coleta de dados multimídia, tudo isso através das comunidades online. 

Obviamente, torna-se necessário governar e analisar esses dados em grande escala para que insights profundos e importantes não escapem. Uma plataforma completa como a QuestionPro Comunidades automatiza esta etapa e permite que você se preocupe com outros passos importantes.

Como as comunidades online são construídas com base em um modelo comunitário, o envolvimento e interação do público é muito alto, deste modo você sempre está atualizado com as informações e mudanças no mercado. 

Outra característica curiosa das comunidades online é que as pessoas que são promotoras e defensoras da marca promovem estas comunidades, portanto, o processo de divulgação é bastante positivo, rápido e completo, além de que, aproxima a marca dos seus promotores e de seu público.

Faça o download do Guia de hackers GRATUITO para criar uma comunidade online

Criar comunidade online

Marcas maduras estão aproveitando o modelo de discussão em comunidade online como o primeiro passo na análise de negócios. As comunidades online também ajudam as marcas a aproximarem com seus promotores e defensores da marca. Portanto, é imperativo construir a comunidade da maneira correta e garantir que o ROI (retorno do investimento) seja atingido.

É comum que as empresas se sintam perdidas sobre como criar, divulgar e gerenciar uma comunidade online. Muitas marcas estão aproveitando a QuestionPro Comunidade por ser uma ferramenta completa para obter informações detalhadas, conduzir estudos baseados em geolocalização, gerenciar feedback incentivado e gerenciar a inteligência e o envolvimento do cliente. 

Etapas para planejar comunidades online

Embora o processo e as etapas para criar uma comunidade online não sejam os mesmos de comunidade para comunidade, como por exemplo, os objetivos do projeto, os membros do painel (público) e outras características que variam, marcamos algumas etapas importantes que acreditamos que sempre são boas estratégias na criação e gestão de comunidades.

Faça o download do Guia de hackers GRATUITO para criar uma comunidade online

Embora essas etapas não estejam definidas, há uma estrutura básica a seguir para criar sua comunidade online da maneira certa. 

Definir membros da sua comunidade

Para obter informações corretas é importante integrar os membros certos em sua comunidade online. 

Captar membros e depois ter que retirá-los por não encaixarem em seu público é uma tarefa árdua e cansativa, é importante criar um grupo de interesse e nutri-lo para obter as melhores idéias possíveis que ajudem sua marca a melhorar sua própria experiência e a de seus clientes. 

Ao criar sua comunidade online, identifique a comunidade de seu interesse e durante sua vida útil, asegúrese de continuar alimentando essa comunidade com conteúdos do interesse de seu público.

Comunidades online

Duração da comunidade

Embora a coleta de informações esteja no centro da comunidade online, o cálculo do ROI da comunidade também é imperativo e irá definir a duração da comunidade. 

As comunidades de curto prazo ajudam a lidar com projetos de pesquisa únicos, já as comunidades de longo prazo são onde você, como marca, pode estabelecer uma ligação com um público por um período mais longo para obter feedback contínuo. 

Vários fatores podem influenciar as métricas de sucesso de uma comunidade online, mas a duração da comunidade é um fator que as marcas precisam ter cuidado para não prejudicar o ROI.

Existem oito outras etapas sobre as quais falamos em um exclusivo Guia de hackers para criar uma comunidade online. Obtenha o e-book gratuito agora.

OBTENHA GRÁTIS SEU GUIA DE COMO USAR COMUNIDADES ONLINE

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.