Como criar comunidade online e obter insights acionáveis

Criar comunidade online realmente ajuda na coleta de insights?

Criar comunidade online é a melhor maneira para coletar dados acionáveis de carácter qualitativo e quantitativo, e obter insights para tomar decisões de negócio.

Em uma única plataforma, é possível criar relacionamentos com o cliente e compreender as necessidades do mercado em primeira mão, através de dados obtidos com pesquisas, grupos focais online, fóruns de discussão, etc. Dessa forma, você se aproxima de seus clientes promotores e defensores da marca, recupera os clientes insatisfeitos e detratores e potencializa a sua autoridade de marca e destaque no mercado, garantindo que o ROI (retorno do investimento) seja atingido.

Outra motivação que as empresas encontram em criar uma comunidade online é a facilidade em que se pode armazenar, gerenciar e analisar os dados obtidos de maneira eficaz e segura.

 

>>> Veja o estudo de caso de sucesso da comunidade que a Havaianas criou para coletar insights

 

 

Passos para criar comunidade online

A plataforma para criar comunidade online da QuestionPro foi desenvolvida para você obter o maior número de insights acionáveis com facilidade.

 

criar comunidade online

 

Passo 1: crie e personalize

Criar comunidade online com a plataforma da QuestionPro é um processo intuitivo que não requer experiência, ainda que seu projeto seja inteiramente personalizado.

Além de fortificar a percepção de marca, uma comunidade virtual com o visual personalizado do branding da sua marca, como cores, tipografia, logotipo, etc, irá trazer mais segurança aos membros na hora de compartilhar suas informações.

 

Demonstração da comunidade online da QuestionPro

 

Passo 2: escolha as ferramentas

Você pode utilizar pesquisa multilíngue, enquetes, grupos focais, bate-papo o vivo, chamadas por vídeo, fóruns de discussão e muitos recursos para coletar as informações que você precisa.

Incentive a participação dos membros com a ferramenta de recompensas que incentiva a participação através de premiações por:

  • medalhas
  • pontuação
  • giftcard

>>> Veja como a comunidade da Havaianas alcançou engajamento record com o sistema de incentivo

 

Passo 3: defina os membros participantes

Para obter insights acionáveis é importante integrar os membros mais adequados em sua comunidade online. 

Identifique o seu público-alvo e selecione os clientes mais engajados em sua lista de contatos ou contrate um painel online qualificado para participar da comunidade.

É importante criar um grupo de objetivos alinhados ao da marca e interesse de melhorar os produtos e serviços, e nutri-lo com atividades envolventes e incentivos para ser possível obter as melhores ideias e gerar uma experiência positiva aos seus clientes e gerentes da comunidade digital. 

 

Cotar membros para comunidade online

 

Passo 4: defina a duração da comunidade

As comunidades de curto prazo ajudam a lidar com projetos de pesquisa únicos, já as comunidades de longo prazo são onde você, como marca, pode estabelecer uma ligação com um público por um longo período para obter feedback contínuo. 

Vários fatores podem influenciar as métricas de sucesso de uma comunidade online, mas a duração da comunidade é um fator que as marcas precisam ter cuidado para não prejudicar o ROI.

 

Passo 5: gerencie os dados

A análise de dados é a etapa mais importante para obter-se insights e tomar decisões de negócio.

Os administradores da comunidade online podem filtrar os participantes com base em suas respostas a uma pergunta específica ou selecionar várias perguntas de uma pesquisa para filtrar mais membros.

Dessa forma, é possível criar filtros compostos para segmentar os dados e fazer análises enfocadas, como por exemplo, alcançar e apoiar clientes que estão insatisfeitos ou que responderam de uma forma específica.

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis