Diferenças entre o Gabor-Granger e Van Westendorp

Conheça as diferenças entre o Gabor-Granger e Van Westendorp com exemplos neste artigo. Compreenda esses dois métodos de otimização e avaliação de preço ideal para produtos e serviços em pesquisa de mercado.

 

Principais diferenças entre o Gabor-Granger e Van Westendorp

A técnica de preços Gabor-Granger é mais frequentemente utilizado com produtos já existentes e esse modelo funciona com valores de preço pré-definidos limitados pelo criador da pesquisa, onde o respondente necessita selecionar as opções dadas.

Por outro lado, o Van Westendorp é mais frequentemente utilizado para a fixação de preços de novos produtos e os respondentes fornecem o preço para cada uma das opções de acordo com sua vontade, sem a presença de valores pré-estabelecidos.

 

Gabor-Granger – flexibilidade do preço

É um método prático e conveniente de pesquisa de preços para encontrar um valor que os entrevistados possam e queiram pagar por um determinado produto ou serviço.

Essa técnica fornece o ponto médio de preço, a curva de demanda e a flexibilidade do preço, o que ajuda os pesquisadores a determinar o valor correto de um produto. Este método é útil apenas quando você quer olhar para sua marca sem considerar a concorrência.

Nesta abordagem, os respondentes são expostos a um preço escolhido aleatoriamente da lista de preços pré-determinada e decidem se comprariam por esse valor ou não. Então o produto é mostrado novamente, mas desta vez com um preço mais alto da lista de preços pré-determinada. Se o respondente não estiver disposto a obter a mercadoria pelo preço primário mostrado, a mercadoria é mostrada novamente com um custo mais baixo da lista pré-determinada. Este padrão é repetido várias vezes até que o preço mais alto que o entrevistado está disposto a pagar seja determinado.

 

Quando usar o modelo de preços Gabor Granger?

Desenvolvido por dois economistas, André Gabor e Clive Granger, o Gabor-Granger está em uso desde os anos 60. Este método é particularmente útil quando:

  • Você deseja obter uma estimativa de preço que estão dispostos a pagar por seu produto ou serviço.
  • Você tem uma faixa de preços estabelecida que precisa de uma otimização.
  • Você quer encontrar pontos de preços que otimizem a renda. Observe que um ponto de preço ideal de renda pode diferir de um ponto de preço ideal de lucro.
  • Quando todos os outros componentes do produto ou serviço são fixos e não podem ser alterados.
  • Você quer determinar como a mudança no preço pode afetar a flexibilidade da demanda.
  • Você só quer olhar para sua marca sem considerar a concorrência.

 

Van Westendorp – sensibilidade do preço

Use a Van Westendorp quando você não tiver certeza de quais pontos de preço o mercado pode potencialmente aceitar. Este modelo funciona em todo um espectro de custos e fornecerá aos usuários uma faixa de preço aceitável, entendendo a atitude dos respondentes em relação a um produto ou serviço.

O método Van Westendorp é baseado em 4 perguntas abertas:

  • A que preço este produto começaria a ser mais barato?
  • A que preço este produto começaria a ser caro?
  • A que preço este produto começaria a ser tão caro que você nunca consideraria comprá-lo?
  • A que preço este produto começaria a ser tão barato a ponto de você duvidar da qualidade e não comprá-lo?

 

As respostas são exibidas em um gráfico onde as interseções das quatro linhas (uma para cada pergunta) fornecem uma faixa de preço aceitável:

Van Westendorp Pricing Method


Agora que você conhece as diferenças entre o Gabor-Granger e Van Westendorp, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração