Estudos de Mercado – Faça com ajuda do seu cliente

Se você é um pesquisador ou faz parte de uma agência de estudos de mercado, certamente enfrentou o fato de ter clientes que exigem. Por exemplo, ter seus dados imediatamente. Tenha em mente que esse relacionamento pode ser o início de um relacionamento de longo prazo. Por isso devemos tentar evitar tensões e trabalhar juntos para obter os melhores resultados para o projeto que está sendo realizado. Aqui eu compartilho algumas informações que vão lhe ajudar a realizar uma pesquisa quantitativa na prática.

Ambos, cliente e fornecedor, desempenham um papel fundamental na estudos de mercado, de modo que cada ação ou decisão tomada afeta o trabalho do outro.

Considerações ao conduzir estudos de mercado

Trabalhar juntos, entender as necessidades do cliente. Por isso é importante ter objetivos claros e saber o motivo da investigação. Não se esqueça que ambos querem saber, descobrir respostas que levam a tomar as melhores decisões. Na medida em que eles trabalham juntos, haverá uma maior compreensão do que se pretende alcançar. Procure uma melhor experiência do cliente trabalhando em conjunto.

A comunicação deve ser aberta, a má comunicação gera mal-entendidos. Uma boa comunicação traz uma maior compreensão e a possibilidade de todos navegarem na mesma direção. Devemos perguntar e responder a qualquer questionamento do cliente sobre o método a seguir. Para que tudo esteja em ordem.

Se você vai dar alguma explicação, tente ser claro e manter o cliente ciente de cada processo que você executa. De modo que, por exemplo, os tempos estejam bem estabelecidos e não haja contratempos ou trabalho sob pressão.

Não faça suposições, é melhor perguntar e saber em primeira mão as necessidades do outro. Isso ajudará, sem dúvida, a fortalecer o projeto de estudos de mercado e o relacionamento com o cliente. Eu recomendo que você leia: Pesquisas online, definições e modelos.

Reduzir riscos

Comece reconhecendo seus próprios erros e qualquer coisa que possa prejudicar a estratégia de negócios. Aprenda a ouvir críticas e sugestões. Muitas vezes evitamos ouvir coisas que sabemos que não gostaríamos.

Mas devemos estar abertos a qualquer comentário, porque isso pode ser a chave para o desenvolvimento e sucesso de nosso projeto. Se precisar de ajuda, peça. Não é apenas ouvir o cliente, mas também responder às suas necessidades e transformá-los em defensores da sua marca!

Ajude seus clientes a tomar decisões de negócios de som, para isso você precisa a informação que você está coletando. Você pode obter, por exemplo, através de pesquisas on-line.

Para fornecer uma avaliação detalhada, análise de dados e elaboração de relatórios com as estimativas necessárias para o negócio. Você tem outra visão dos dados que podem ser o complemento que seu cliente está procurando.

Trabalhar em conjunto para avaliar e analisar as informações coletadas na pesquisa de mercado e não perder nada. Mas muito pelo contrário, juntos, podem encontrar novas oportunidades ao rever detalhadamente os dados obtidos na investigação.

Metodologias

Dê ao seu cliente opções para metodologias de pesquisa. Se você já fez várias investigações. Então você tem uma noção de qual método funciona para cada situação, necessidade ou orçamento.

Sabemos que as grandes marcas têm os recursos necessários para investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Mas empresas novas e menores têm orçamentos muito mais apertados ou simplesmente não têm total confiança na estudos de mercado.

Aconselhe seus clientes sobre outros métodos de pesquisa. Ofereça ao cliente várias opções, para isso é importante conhecer suas necessidades e os objetivos que surgem com a investigação. Felizmente, com as ferramentas e os recursos certos, eles podem realizar estudos de mercado e obter os resultados.

Então você já sabe, se você participar de um projeto de estudos de mercado, nada melhor do que apoiá-lo no cliente que fez o pedido. Leve em conta as informações que compartilhamos hoje e lembre-se de que ambas as partes podem obter melhores resultados.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.