Ideias de atividades de engajamento dos funcionários

Os altos níveis de engajamento dos funcionários aumentam a produtividade, ajudam a desenvolver a cultura organizacional correta e melhoram a experiência do funcionário (EX)

Funcionários engajados são os melhores participantes em funções em equipe e altamente proativos, alinhando-se aos objetivos da empresa e ajudando a reduzir o atrito.

As empresas compreendem a importância do engajamento dos funcionários, conseguem ver claramente seus benefícios, mas não agem de acordo com eles. Essa omissão é responsável pelos baixos níveis de engajamento em muitas empresas. Analisaremos algumas ideias e atividades de engajamento dos funcionários que você poderá testar em sua organização.


Antes de analisarmos algumas ideias de engajamento dos funcionários, vamos entender como podemos fazer de sua iniciativa, um grande sucesso!

 

1. Deixe os funcionários saberem a importância do engajamento dos funcionários

Empenhados ou não, os funcionários precisam claramente entender o que é e o que isso pode significar para eles no trabalho. Se você planeja iniciar e medir proativamente iniciativas de engajamento dos funcionários, seus empregados devem saber tudo sobre isso. Você precisa ser claro ao transmitir o que isso significa para eles e como eles podem se beneficiar. Você deve igualmente envolver os funcionários e seus gerentes no processo. Não só é importante envolver seus funcionários, mas também mantê-los informados sobre todos os desenvolvimentos. É preciso lembrar que o engajamento não pode e não será conduzido por apenas um departamento. Todos os departamentos precisam fazer parte das ideias e atividades de engajamento dos funcionários.

 

2. Papel e expectativas

Os empregadores, assim como os funcionários, precisam estar cientes a respeito do que é esperado deles e de seu papel na execução bem sucedida de iniciativas de engajamento de funcionários. Este é um processo demorado e requer a participação igualitária de todas as partes interessadas para torná-lo um sucesso, não há fórmula mágica.

 

3. Constitua uma equipe

Você pode começar envolvendo todos os gerentes de função ou chefes juntamente com sua equipe principal de RH, isto não pode ser inteiramente conduzido pelo RH. Você pode diversificar a equipe como achar melhor, ao contrário, nós incentivamos um maior envolvimento. Uma maior participação traz mais e melhores ideias.

 

4. Defina objetivos

Você precisa estabelecer objetivos claros para sua iniciativa de engajamento de funcionários e deve se reunir em intervalos fixos para atualizações de status. Os objetivos principais podem ser decididos sobre papéis, funções e níveis de experiência. Objetivos claros produzirão resultados efetivos e trarão direção para suas idéias e atividades de engajamento de seus funcionários.

 

5. Dados

Há muitas ferramentas disponíveis no mercado para ajudá-lo a realizar pesquisas, coletar dados e executar vários tipos de análises.

A coleta e análise de dados deve ser o primeiro passo em seu plano de ação. Isso não só ajuda a entender o status, mas também ajuda na tomada de decisões informadas e na elaboração dos próximos passos estratégicos. Os dados dão direção ao seu plano e também ajudam a fazer comparações, o que vem a calhar para avaliar a eficácia de novas atividades. O compartilhamento de dados com a equipe de gerenciamento e os chefes de departamento (HODs) trará a conscientização e sugestões para reformular os processos. Ele também ajuda a identificar tendências sobre insatisfação dos funcionários, saídas, etc.

 

Ideias de atividades de engajamento dos funcionários

Algumas atividades de engajamento de funcionários são bastante fáceis de conduzir e divertidas de fazer parte. Você pode começar com algumas das atividades abaixo. Estamos sempre em busca de novas, aqui estão nossas últimas delas.

 

Apresentar ideias em um Townhall

Conduza um Townhall um dia por semana, onde todos podem apresentar seus pensamentos e ideias. Pode ser uma apresentação interessante, um hack de produtividade, ou absolutamente qualquer coisa que você goste. É como disponibilizar um palco para apresentar e também se torna um canal onde aprendem algo novo a cada semana.

 

Iniciar um programa mentor

Isso é importante para todos os funcionários em vários papéis e funções. Todos precisam e procuram um mentor, isto não só o ajudará a emparelhar seus funcionários com mentores, mas também a identificá-los.

 

Comemore as vitórias

Não importa quão grandes ou pequenas sejam, as organizações precisam reconhecer e celebrar as vitórias dos funcionários. Isso assegura que seus esforços estão sendo notados e não serão apenas uma nota de rodapé em uma longa avaliação anual. Esta é uma atividade muito importante de engajamento dos funcionários que você precisa realizar regularmente.

 

Diversão nas sextas-feiras!

Sim, você leu bem, esta é uma atividade divertida de engajamento dos funcionários. Sua equipe é dinâmica e isso deve ser levada em conta no desenvolvimento de qualquer atividade, tarefa ou processo de engajamento dos funcionários. Você pode começar a conduzir atividades semanais no segundo período das sextas-feiras, isto pode ser um quiz, uma exibição de filmes ou apenas jogos de equipe divertidos. Seus funcionários certamente terão um ótimo fim de semana e virão todos felizes e animados na segunda-feira.

 

Como gerar o engajamento dos funcionários

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Isto é difícil, pois será algo único para cada funcionário, e você tem que perceber que cada funcionário é único e que suas necessidades também são. Os gerentes e os representantes de RH podem trabalhar com os funcionários para isso, e criar um horário de trabalho flexível. Essa é uma boa maneira de começar.

 

Verifique o ritmo de trabalho semanalmente

Para medir o ritmo semanal é enviada uma pergunta rápida, direta e fácil, feita aos funcionários para obter uma simples compreensão de seu estado de espírito e motivação. Em outras palavras, é uma análise do sentimento dos funcionários.

A plataforma de experiência do funcionário da QuestionPro fornece painéis de controle claros e nítidos que combinam uma análise profunda com insights poderosos, orientados para permitir que você tome medidas na forma de ideias e atividades de engajamento dos funcionários. 

 

Necessidades de treinamento

Fornecer treinamento regular a todos os seus funcionários é essencial e fomenta o crescimento. Você pode planejá-los para alguns funcionários ou fazê-los para as equipes. Sessões regulares de treinamento realmente ajudam a conter o desgaste e os funcionários que ficaram para trás, têm suas necessidades de treinamento atendidas. Os gerentes podem ajudar a planejar estas sessões de treinamento e pedir diretamente a seus funcionários também é uma ótima maneira de garantir que eles obtenham o que querem e precisam.

 

Crescimento de carreira

Não importa a natureza do trabalho ou a antiguidade dos funcionários, todos devem ser absolutamente claros sobre seu caminho de crescimento. Eles precisam conhecer e compreender seus futuros papéis e responsabilidades e como podem chegar lá. Se alguns funcionários desejarem exercer funções diferentes dentro da mesma empresa, deve haver uma maneira de fazer isso.

 

A comunicação é fundamental

Os funcionários precisam se sentir seguros para comunicar seus pensamentos, sejam ideias novas ou reclamações. O feedback, se ouvido e considerado, gera confiança, uma razão fundamental para que os funcionários permaneçam mais tempo na empresa.

 

Conduzir pesquisas de benchmarking entre as equipes

Embora cada funcionário seja único, eles trabalham em equipe. E, às vezes, fazer parte de uma equipe pode influenciar a maneira como os funcionários pensam e sentem. Portanto, embora a análise individual de cada funcionário seja importante, é igualmente importante analisá-los em equipe.


 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração