Inquérito de campo: conheça suas características e aplique

Você tem clientes frustrados que não sabem para onde direcionar sua organização? Você precisa obter respostas que ajudem você a conhecer o comportamento de um determinado grupo social? Conhecendo as características do inquérito de campo, você pode decidir se esse método é apropriado para descobrir o problema que seus clientes enfrentam atualmente. 

Lembre-se que o bem mais valioso para o sucesso do seu negócio é a informação. Com isso podemos, por exemplo, projetar produtos intuitivos e fáceis de usar. Quando você não tem os insights certos, cada pequena decisão pode se tornar um problema.

Quais são as características do inquérito de campo?

Um estudo de campo nos leva a mergulhar no ambiente do usuário. Nos permite observar detalhes que não poderíamos descobrir se não estivéssemos presente. Embora técnicas como grupos focais, testes de usabilidade e inquéritos possam nos ajudar a complementar a coleta de ideias valiosas. O inquérito de campo nos ajuda a integrar todas essas metodologias para obter maiores benefícios.

Enquanto uma das características do inquérito de campo é uma das técnicas mais caras para implementar, seu valor está na quantidade de informação que ela nos fornece. Por exemplo, um projeto de um produto ou serviço, e até mesmo novas ideias que podemos implementar com a certeza de que seremos bem sucedidos depois de fazer uso dos dados coletados.

Outra característica do inquérito de campo é que ela deve ser apoiada por uma equipe multidisciplinar. Uma equipe que ajude a gerar resultados mais equilibrados e objetivos. Se você não puder estabelecer uma equipe multidisciplinar, convide especialistas para participar de uma sessão de análise que servirá como suporte.

Entenda o comportamento do consumidor

O inquérito de campo pode trazer grande valor ao nosso projeto. Dela podemos aprender:

  • O que os usuários fazem e como falam sobre um produto ou serviço? Embora os participantes possam descrever um processo ou compartilhar termos em um formato de entrevista e observá-los trabalhar, eles apontarão algumas sutilezas que talvez não saibam.
  • Você pode saber quais são os fatores externos que impactam no tópico de inquérito.
  • Reunir uma lista de semelhanças e diferenças observadas durante as visitas de campo pode ajudar a equipe de inquérito a se concentrar na funcionalidade e nos requisitos necessários para o sucesso do projeto.

Você já sabe como fazer uma investigação de campo? Lembre-se que na QuestionPro temos ferramentas online e offline para que você possa realizar seu inquérito de campo. Consulte nossos consultores on-line ou crie sua conta gratuita no banner abaixo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de inquérito, utilize uma plataforma online de inquérito, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em inquérito e inteligência de mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Inquéritos transacionais: o que são e quando usá-los?

Uso de novas tecnologias em inquérito de mercado

Inquérito descritivo: foque na descrição do objeto de investigação

5 exemplos de escalas Likert para seu próximo inquérito

Inquérito comercial: conheça as principais características

Etapas de um inquérito: quais devo seguir? Descubra agora!