Inquéritos com análise conjoint – Para que servem?

Neste artigo a QuestionPro explica o que é e para que servem inquéritos com análise conjoint. Fique a conhecer este método e perceba as vantagens de utilizar esta análise para encontrar as melhores características e preços dos seus produtos/serviços.


O que são inquéritos com analise conjoint?

Os inquéritos com análise conjoint são um método utilizado para apresentar aos inquiridos um simulador com múltiplas opções de produtos com características e preços variáveis. Por outras palavras o inquirido vai ver e comparar diversos produtos, com características diferentes e preços diferentes e poder escolher qual daqueles produtos gosta mais.

O benefício de fazer inquéritos com análise conjoint são que ao observar e analisar as respostas podemos concluir quais são as características de um determinado preço que impulsionam as preferências de um cliente no mercado.

Este é um método qualitativo e serve para obter preferências dos clientes sobre um produto ou serviço, tendo como base a comparação de várias características. Desta forma, ao analisar as respostas é possível descobrir combinações, características e detalhes importantes do produto que de outra forma seriam pouco prováveis de ser descobertas.

Exemplo prático:

Se um fabricante de automóveis quer perceber se o custo dos automóveis pode ser justificado consoante de terminadas características, pode realizar um inquérito com análise conjoint.

Neste inquérito dará informação sobre as características do automóvel e sobre o preço daquele produto com aquelas características. Poderá fazer o mesmo para produtos concorrentes no mercado.

No final os clientes revelam, neste tipo de inquéritos, não só o que esperam da organização num futuro, em termos de características de produto, mas também divulgam as suas perceções acuais sobre os produtos e sobre as características deles.
Executar e analisar um inquérito com análise conjoint:

Fazer um inquérito com análise conjoint pode ser difícil de analisar e executar devido à complexidade técnica que implica o Setup deste tipo de estudos e a analise dos dados, especialmente quando realizada uma análise conjoint em grande escala.

Hoje em dia é possível recolher e analisar os dados automaticamente e em tempo real em inquérito e devido à alta complexidade que este tipo de inquérito pressupõe, a QuestionPro tem a tecnologia e o know-how necessários para o ajudar na implementação de todo o processo.


Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração