Como conhecer o seu nicho de mercado?

Certamente, em algum momento de sua vida, lhe ocorreu abrir seu próprio negócio on-line. Afinal, é uma ideia muito atraente: o investimento inicial é reduzido, não é mais necessário cuidar dos estoques … E, por que mentir.. é uma ótima maneira de ganhar dinheiro online. Hoje, saberemos como conhecer o seu nicho de mercado para que você possa atender às suas expectativas.

Começar o seu negócio on-line hoje em dia não tem muito mistério. Você só precisa de uma plataforma para criar sua loja ou site, algo para vender … e um nicho para onde ir!

Neste artigo, veremos, de como encontrar um nicho, se você não tiver um definido, como conhecer as necessidades de seus clientes em potencial e como abordá-los para tornar sua empresa conhecida!

Vamos começar com o mais básico:

Como encontrar um nicho de mercado para o seu negócio

Acredite ou não, ter um nicho de mercado para seguir é uma parte crucial de qualquer negócio.

Pense nisso: é impossível gostar de todos. É sempre mais interessante concentrar seus negócios em um grupo de pessoas que vão adorar seus produtos do que tentar ir para todo o país, por exemplo.

A escolha de um grupo específico de pessoas a quem direcionar seu produto não apenas poupará mais do que uma frustração; também ajudará você a economizar algum dinheiro em anúncios que não funcionarão. Mas falaremos sobre isso mais tarde.

Agora, o importante: como conhecer o seu nicho de mercado e encontrar esse grupo de potenciais compradores ideal para você?

 

A resposta é mais simples do que você pensa: basta pensar em seu próprio gosto. Se você gosta de algo, certamente alguém está interessado.

Pode ser qualquer coisa: seus hobbies, seu esporte favorito, algo que você gosta de colecionar, algo que você desenhou e impressionou seus amigos … Certamente, há algo que você ama e que pode vender ou colocar à venda em uma camiseta.

Ter um nicho ao qual você pertence ajudará você a conhecer as necessidades de seus futuros clientes. E, com as necessidades deles, você pode oferecer a eles o produto que eles exigem: por exemplo, se você conversar com os amantes da ioga, algumas leggins ou materiais para suas aulas tornarão seus negócios irresistíveis.

Então, você sabe: faça uma lista de seus hobbies e escolha um que você conheça bem. Seus futuros clientes não serão capazes de resistir!

Como conhecer seus nichos de mercado e suas necessidades

Se você tem um nicho definido, mas não tem muita clareza sobre suas necessidades, esta seção é para você.

Você já viu que é importante conhecer os interesses de seus seguidores para poder oferecer a eles um produto que eles desejam comprar. Algumas perguntas que podem ajudá-lo a definir essas necessidades:

  • Que tipo de atividades eles realizam? Como você pode ajudá-los a ter um melhor desempenho?
  • Que idade tem? Há algo que você possa oferecer de acordo com a idade deles?
  • Onde vivem? Como está o clima lá?
  • O que eles fazem no seu tempo livre?
  • Eles são sociáveis ou introvertidos? Você está interessado em produtos para grupos ou indivíduos?
  • Tem família ou parceiro? Você tem um animal de estimação?
  • Existe algo de que você se orgulha e gostaria de compartilhar com o mundo? Você pode colocar sua mensagem em uma camisa?
  • Existe algo específico para esse nicho que ninguém mais tem? O que é e como você pode aumentá-lo?

Como você pode ver, há muitas perguntas que podem ajudá-lo. Se você tiver dados suficientes, fornecendo uma resposta, poderá obter uma resposta que o ajudará a encontrar o produto certo.

E, se você não conseguir encontrar uma resposta, pergunte diretamente ao seu nicho!

  • Você pode procurar um grupo exclusivo do Facebook no seu nicho e fazer uma pesquisa. Ou diretamente em seus perfis de mídia social para que seus amigos o ajudem!
  • Faça uma pesquisa no seu blog. Você pode até colocar a imaginação e transformar essa pesquisa em um jogo: “Responda a estas perguntas sobre o seu cão e diremos que tipo de dog-lover  você é.” Assim, eles não serão capazes de resistir a toda a pesquisa e você obterá todas as informações necessárias.
  • Encontre o seu nicho de mercado usando pesquisas on-line. Se você tem uma base de clientes em potencial, envie a eles uma pesquisa. Deixe claro que a opinião deles é importante para você e que você a considerará para ajudá-los a alcançar seus objetivos, fornecer o produto que precisam … Você pode até oferecer um contato para falar pessoalmente com eles! Quanto mais específica sua pesquisa for, melhores serão os resultados.

Sabendo conhecer o seu nicho de mercado, você pode explodir sua imaginação e perguntar! Não tenha vergonha e se jogue nisso.

Como se dirigir ao seu nicho para divulgar seus negócios

Agora que você sabe como conhecer o seu nicho de mercado, a parte mais engraçada vem: torne-se conhecido.

Quando você tem uma loja e um produto para oferecer, precisa encontrar seus clientes para que eles saibam sobre seus negócios. Aqui estão alguns primeiros passos que podem ajudá-lo:

  • Se o seu nicho se mover pela sua área, saia e converse com eles. Vá a seus eventos com um dos itens da sua loja para chamar sua atenção, imprima alguns cartões de visita para distribuir ou sair no seu local de reunião …
  • Encontre-os on-line: como conversamos anteriormente, existe um grupo no Facebook para praticamente tudo. Encontre o que está no seu nicho e fale sobre a sua loja.
  • Nas redes sociais, crie uma conta profissional para o seu negócio e use hashtags relacionadas ao seu setor. Assim, suas publicações aparecerão em suas recomendações e você começará a receber visitas dos mais curiosos.
  • Invista em publicidade: se você conhece as idades, interesses aproximados e onde mora o seu nicho, pode fazer um pequeno investimento em anúncios no Facebook ou no Google Ads. Desta forma, você alcançará seus olhos com eficiência!

Seu nicho espera por você

Você está um passo mais perto de tornar seu negócio on-line uma realidade. Tem em mãos todas as ferramentas necessárias para encontrar, conhecer seu nicho. Você só precisa trabalhar.

Boa sorte em sua aventura!

Autor: Gemma Gálvez

Especialista em Marketing Apaixonado por idiomas, viagens e, claro, marketing digital. Escrevo (muito) no blog Printful.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.