Vantagens e desvantagens de ser um empreendedor!

Empreender é algo que muitas pessoas fazem por diferentes motivos, algumas pela independência e flexibilidade, outras por herança, outras por necessidade, mas independente do motivo que impulsionou uma pessoa a ser um empreendedor, ela deve estar ciente do que a espera no mundo dos empreendimentos.

Neste artigo você irá conhecer as principais vantagens e desvantagens de ser um empreendedor, e qual a realidade do mundo dos empreendimentos.

Vantagens de ser um empreendedor

  • Você é seu próprio chefe – quem é que não quer ser seu próprio chefe, não é mesmo? Sendo empreendedor você terá autonomia para decidir seu horário e local de trabalho. Você também não precisa esperar que alguém te diga o que fazer e é quem criará a própria rotina.
  • Autonomia – Você é chefe de outras pessoas e tem autonomia para avaliar a produtividade e comprometimento da equipe e realizar as alterações que achar necessárias, assim como métodos de trabalho, fornecedores, etc.
  • Flexibilidade – Você pode ter uma melhor qualidade de vida e uma rotina mais flexível. Pode por exemplo viajar repentinamente, trabalhar home office, etc.
  • Paixão – Sabe aquela frase “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”? Sabemos que isto não é 100% verdade, mas também não é uma mentira. Sua empresa é sua criação, seu investimento, seu negócio e muitas vezes uma realização pessoal, ter paixão é por ela é natural, é ter paixão por seu trabalho e por seu tempo de vida.
  • Não há idade para empreender. – Muitas pessoas ficam fora do mercado de trabalho por terem uma idade já considerada improdutiva, e acabam se tornam empreendedores como uma forma de retornar ao mercado. Ter uma idade mais avançada pode significar ter mais experiência e credibilidade, características que podem ser muito úteis para um empreendedor.

Por outro lado, muitos jovens não se encaixam no tradicionalismo de muitas empresas e decidem abrir um negócio com a própria cara, por isso muitas empresas vêm modernizando cada dia mais sua forma de trabalho, para que não percam estes jovens, ou mesmo, para que não se tornem concorrência mais adiante. Se tornar um jovem empreendedor é uma forma de revolucionar e melhorar a vida laboral de muitos contemporâneos.

  • Frutos – Colher os frutos do próprio trabalho é algo muito gratificante e talvez, a maior vantagem de ser um empreendedor, muitas vezes rendendo frutos até para futuras gerações. Saber que você irá desfrutar dos resultados, motiva a encarar os desafios, a fim alcançar uma tranquilidade e qualidade de vida desejados para o futuro.

Desvantagens de ser um empreendedor

  • Investimento – Para abrir qualquer negócio é necessário ter capital para investir e pode ser que demore um pouco para este investimento render frutos. O investimento inicial deve ser suficiente para abrir e manter o negócio por meses, pagando questões burocráticas, equipamentos, locações, equipe, etc. 

Crie pesquisa de mercado e saiba se é o momento certo de empreender.

  • Risco – O investimento inicial se torna ainda mais importante quando o empreendedor começa a analisar os riscos. É possível prevenir riscos fazendo uma análise de mercado e um planejamento de negócios, porém existem ameaças imprevisíveis que podem afetar e colocar em risco seu negócio. É preocupante, mas ao investir em uma empresa, é importante que o empreendedor saiba que nunca terá tudo sobre controle, sempre estará assumindo riscos.
  • Responsabilidade – O empreendedor terá uma empresa inteira sobre sua responsabilidade. Manter seus funcionários motivados, tomar decisões, assumir riscos, pagar contas e diversas outras questões, são ações presentes diariamente, e é muito importante saber lidar com este tipo de pressão.
  • Contas – Se até as contas pessoais já tiram o sono algumas vezes, imagina administrar e pagar contas de uma empresa inteira. O ideal é fazer um curso na área de finanças e administração financeira para aprender estratégias e métodos que vão facilitar sua administração, pois mesmo que tenha alguém responsável por este setor é importante saber analisar as contas de sua empresa.
  • Sobrecarga de trabalho – Muitas pessoas se tornam empreendedoras para terem melhor qualidade de vida, mas acabam tendo uma carga horária descontrolada e perdendo grande parte da vida social e familiar. Por ser um negócio próprio, é normal que as pessoas queiram investir mais de seu tempo e dinheiro para obter melhores resultados, mas é importante impor um limite. Coloque uma quantidade máxima de horas semanais que você pode trabalhar e tente respeitar este tempo para não sobrecarregar e prejudicar outros aspectos de sua vida.

Saiba mais sobre comprometimento organizacional.

Vantagens e desvantagens há em qualquer tipo de trabalho, seja ele próprio ou não, o que você deve analisar são suas prioridades e o que você não quer abrir mão. 

Outro ponto importante é estudar muito bem sobre todas as áreas e etapas do empreendedorismo e negócios.

Busque ouvir palestras e ler sobre o que fazem os grandes empreendedores para que te sirvam de inspiração e para que você conheça melhor o mercado. 

Ouça o público, mesmo que não seja o seu, isso pode te ajudar a entender melhor a mente das pessoas e a melhorar seu atendimento e empatia.

Você pode ser um empreendedor de sucesso, mas para isso fique ligado nas dicas da QuestionPro Brasil.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.