3 boas práticas para melhorar a experiência do colaborador

Uma empresa não é constituída apenas por uma pessoa e sim por um grupo de colaboradores que ajudam e fazem com que ela funcione de maneira integral e efetiva. Por isso, sempre que um negócio não está rendendo aquilo que é esperado, sempre é importante garantir a boa experiência do colaborador. 

Isso porque, a satisfação de um colaborador em relação a empresa pode influenciar de forma direta o ambiente organizacional de trabalho, podendo gerar quedas no desempenho e faturação do seu negócio. 

 

 

O que é a experiência do colaborador?

Também conhecida como employee experience, é um termo utilizado para medir a percepção que um colaborador tem da empresa em que ele trabalha, desde o primeiro dia em que foi contratado até o seu desligamento da empresa. 

Por exemplo, um novo funcionário começa a trabalhar em uma fábrica de usinagem de precisão, porém, as condições de trabalho são precárias, ele não possui conexão em equipe e os chefes possuem uma abordagem que não o agrada. Neste cenário, dificilmente o colaborador estará satisfeito com o seu trabalho, e seu desempenho assim como sua percepção tende a ser extremamente negativo. 

Por causa disso, é sempre importante analisar algumas características dentro do ambiente de trabalho para que o colaborador possa ter uma boa percepção e experiência dentro da empresa. 

>>> Entrevista de desligamento: por que meus funcionários se demitem?

 

 

Como melhorar a experiência do colaborador: 3 boas práticas que irão te ajudar!

Quando você investe em ações que melhoram a experiência do colaborador, automaticamente você melhora a experiência do cliente. Funcionários motivados estão dispostos a realizar esforços extras e se comprometer com a empresa por muitos anos.

Por isso é importante estabelecer a cultura organizacional para definir os objetivos da empresa e alinhá-los com os objetivos dos colaboradores.

 

1. Monte um bom ambiente de trabalho para o colaborador

A primeira prática que deve ser implementada é oferecer um bom ambiente de trabalho para que o funcionário possa trabalhar. 

Dificilmente uma pessoa vai estar satisfeita em um trabalho que não possua um ambiente agradável, independente se for um escritório de advocacia ou uma empresa de instalação de aterramento, se o ambiente de trabalho não for adequado, o colaborador não terá um bom rendimento. 

Por isso, busque sempre ter uma infraestrutura de qualidade, veja quais serviços devem estar presentes em sua empresa. Uma boa área de descanso, banheiro sempre limpo, cozinha equipada, computadores, cadeiras ou qualquer material de trabalho em perfeito funcionamento e suprindo todas as necessidades que o colaborador precisa para efetuar sua função. 

Tudo isso em um ambiente organizado, confortável, limpo e que seja agradável para o colaborador efetuar a sua função de forma mais leve e menos maçante possível dentro de sua jornada de trabalho.

 

2. Dê espaço para seus funcionários

Outra boa medida que deve ser adotada é a conversa. É necessário que seus colaboradores tenham local de fala bem definidos e que a relação entre gestor e empregados seja algo transparente e bem resolvido. 

Muitas vezes o diálogo pode ser a principal solução para a resolução de problemas, converse com seus funcionários, veja o que os está incomodando e quais medidas podem ser adotadas para melhorar. Seja mais aberto e claro com os colaboradores e busque a conexão entre os líderes e seus funcionários. 

Dessa forma, com um feedback de todos os colaboradores, é mais fácil analisar o que está dando errado e certo dentro da empresa e caso necessário, efetuar mudanças benéficas para o negócio e o desempenho dos funcionários. 

 

3. Invista nos colaboradores, seja flexível e bonifique suas conquistas

Sempre que fazendo algum tipo de investimento, seja ele em uma casa nova, uma graduação, um intercâmbio, um carro, enfim, fazemos porque acreditamos que aquilo possa trazer resultados dentro de nossa vida, e a mesma coisa se aplica na área empresarial. 

Quando você investe em um funcionário, significa que você está investindo na empresa, capacitando seus colaboradores para exercerem melhor suas funções ou até evoluírem dentro de sua área. Desta forma, a pessoa se sente valorizada e se enxerga encaixada dentro da companhia. 

Outra prática é a flexibilidade, é necessário entender que os colaboradores possuem falhas e cometem erros. Seja flexível quando necessário, entenda que muitas horas trabalhadas ou um caminho longo pode ser cansativo e gerar baixo rendimento. Busque sempre soluções para o conforto do seu colaborador. 

Por último, é visto como uma boa prática a bonificação por resultados ou boas ações de seus colaboradores, desde um agradecimento pelo descarte do lixo eletrônico da maneira correta até um jantar com a família ou dia de folga remunerado por um resultado acima da média. Qualquer ação que gere benefícios para a empresa deve ser reconhecida e bonificada. 

Os colaboradores são parte fundamental de qualquer negócio, e quanto mais felizes eles exercerem suas funções, melhor será tanto para a empresa quanto para eles mesmos. Por isso, adotar boas práticas visando a experiência de um funcionário é essencial para manter o desempenho de seu trabalho sempre em alta. 

 

 

importância de realizar uma pesquisa de satisfação 

Autor convidado:

Soluções Industriais, empresa de Marketing de B2B.

Você também pode colaborar com o blog da QuestionPro. Saiba como!