4 dicas para aumentar a satisfação de clientes

Satisfação do cliente, durante anos, tem sido um conceito complexo e raro de se atingir. Muitos têm a sensação de que há dinheiro envolvido quando todos ficam satisfeitos com o resultado. Hoje em dia, aumentar a satisfação de clientes é primordial, onde profissionais de marketing e empresários, seja do ramo de moda ou de transformador de solda, geralmente definem a satisfação do cliente como uma medida de bom atendimento. 

Mas será que é só isso? Para saber mais e melhor sobre o tema é só continuar a leitura!

 

 

Por que aumentar a satisfação de clientes é importante?

 

Não é de admirar que a satisfação do cliente seja o foco principal das equipes de marketing de grandes e pequenas empresas. No entanto, o conceito vai além. 

O impacto que isso tem na marca é crucial. Principalmente quando a mesma está prosperando e pregando uma cultura de fidelidade. Se atingir os objetivos, será como se tivesse colocado todas as coisas positivas do dia a dia em uma batedeira industrial e retirado dela 100% de soluções intensas e satisfatórias.

Os clientes, hoje em dia, são incrivelmente experientes. Você pode usar táticas de marketing direcionadas e alcançá-los de maneiras únicas, mas se não puder fazê-lo, eles irão procurar a concorrência. 

É por isso que 76% dos consumidores vêem os serviços ao cliente como o verdadeiro teste de quanto uma empresa os valoriza e trabalha para reduzir a rotatividade de clientes através da fidelização dos mesmos.

 

 

4 dicas para aumentar a satisfação de clientes

 

1. Ouça os clientes

Para dar aos clientes o que eles querem, você precisa saber quais seus desejos. E, saiba que 65% deles, provavelmente falará mal sobre sua experiência de atendimento, caso isso ocorra. 

A melhor maneira de escutar o cliente é através de uma pesquisa de satisfação, onde você dá a voz a eles e consegue insights valiosos para tomadas de decisões benéficas para o seu negócio.

Isso é algo que afeta tanto um negócio de junta rotativa, quanto uma marca de refrigerante. Felizmente, ficar atento ao que as pessoas estão dizendo está mais fácil do que nunca. 

Usando ferramentas modernas como chatbots, por exemplo, as empresas podem rastrear conversas sociais e resolver situações imediatamente. Há também as  plataformas de pesquisa on-line para descobrir o grau de satisfação com a sua marca.

 

2. Seja proativo

Esse rastreamento torna-se importante quando se trata de evitar crises, ou simplesmente, alcançar os clientes de forma positiva. Usando as ferramentas certas, dá criar uma cultura de atendimento que seja proativa, ao invés de reativa. 

A marca precisa ter o cliente como um fiel comprador, ou seja, como um amigo que vemos de tempos em tempos.

 

3. Pratique a honestidade e gerencie as expectativas no marketing

Uma das maiores fontes de insatisfação do cliente é quando um serviço ou produto não corresponde às suas expectativas. Os esforços de marketing devem ser cuidadosamente elaborados para que nada seja prometido que não possa ser cumprido.

 

4. Entenda seus clientes

As pessoas são únicas. Entendê-las em um nível de proximidade é a chave para conquistá-los. Obviamente, é impossível para sua equipe de marketing e representantes de atendimento ‘entrar na mente’ de cada indivíduo com quem interagem. 

 

Mas por meio da coleta e utilização de dados, poderão compreender melhor suas necessidades e desejos e abordá-los adequadamente.

 

 

 

importância de realizar uma pesquisa de satisfação 

Autor convidado:

Soluções Industriais, empresa de Marketing de B2B.

Você também pode colaborar com o blog da QuestionPro. Saiba como!