5 insights obtidos em pesquisa de satisfação para negócio online 

Os dados que você coleta em uma pesquisa de satisfação para negócio online, geram  resultados incrivelmente satisfatórios, pois as informações de experiência do cliente são fundamentais para desenvolvimento de novas estratégias de retenção, vendas e atração.

Nessa condição acabamos encontrando dois problemas recorrentes: empreendedores digitais que não sabem como coletar dados de satisfação dos seus clientes e também aqueles que não sabem como utilizar de maneira eficiente esses dados para novas estratégias. 

Diante disso, no primeiro ponto, o princípio básico é elaborar soluções de coleta das avaliações dos seus clientes como, por exemplo, através de pesquisas online. E para a segunda situação, você deve continuar acompanhando nosso artigo.

Aqui você vai aprender 5 insights que podem ser alcançados pelas pesquisas de satisfação, o que fazer com as avaliações recebidas e também o que elas apontam sobre seu negócio online!


 

 

Os 5 insights obtidos com uma pesquisa de satisfação para negócio online

1. Avaliação da agilidade no atendimento do seu negócio online

Com certeza todo cliente espera por um bom atendimento e que seja ágil e de qualidade. Mas a impressão do que é veloz ou demorado é muito relativa, ou seja, isso depende muito da sua persona, por isso é muito importante você conhecer o seu público alvo.

Para você ter uma ideia, apenas com uma pergunta você já consegue saber isso. Exemplificando, na sua pesquisa de satisfação, busque perguntar ao seu cliente dessa forma: “Escolha abaixo a opção que melhor indica a velocidade do nosso atendimento”.

  1. Extremamente rápido.
  2. Muito rápido.
  3. Regular.
  4. Demorado.
  5. Muito demorado.

Você tem liberdade para ajustar como quiser. O importante é entender se o seu cliente está satisfeito com a velocidade do seu atendimento. Claro que quanto mais veloz melhor, sem deixar a qualidade de lado. 

Uma boa forma também é fazer uma análise dos atendimentos dos seus concorrentes, é um ótimo parâmetro para você aplicar no seu negócio online.

 

2. Qualidade no atendimento do seu negócio online

Um insight que você também pode buscar com uma pesquisa de satisfação para negócio online, é referente a qualidade do seu atendimento e a impressão geral que os seus clientes têm da sua marca. 

Você pode perguntar: “Numa escala de 0 a 10, como você classifica a qualidade do atendimento prestado?”

>>> Veja 10 exemplos de de perguntas para pesquisas online.

 

3. Ajustes nos preços dos seus produtos

Quando o assunto é valores, devemos ter muita atenção. Existem vários cálculos que podem ajudar te auxiliar a chegar num valor mais adequado aos seus produtos. No entanto, nem sempre essa maneira objetiva de chegar a um preço, sucede em um valor “justo” aos olhos do consumidor.

Mas uma pesquisa de satisfação para negócio online irá te ajudar a ter ótimos insights sobre o preço dos seus produtos. Você pode até mesmo fazer uma pergunta de seleção múltipla, em que o seu cliente tem a possibilidade de selecionar duas ou mais alternativas que descrevem os preços praticados. 

Por exemplo, você pode inserir alternativas relacionadas a “Produto bom mas muito caro” e “Produto bom e barato”. Com isso você consegue extrair duas informações em apenas uma opção.

 

4. Qualificação dos seus funcionários

Outro insight importantíssimo está relacionado às habilidades dos seus funcionários no atendimento aos clientes. 

Alguns Feedbacks negativos podem surgir quanto ao atendimento dos seus colaboradores, para resolver isso, é muito importante que eles desenvolvam alguns pontos para melhorar a sua  comunicação com o público. 

Faça essa pesquisa e analise os dados obtidos, pois pode ser a hora de começar a investir na qualificação do atendimento do seu negócio online.

 

5. Oportunidade de melhorias

Uma ótima maneira de entender a percepção do seu cliente quanto ao seu negócio online no geral, é disponibilizar na pesquisa de satisfação um local onde ela possa descrever um ponto de melhoria que seria importante ser implementado no seu negócio online ou até mesmo no seu produto.

Por exemplo: “Com suas palavras cite um ponto de melhoria necessário para implementarmos, podendo ser tanto da empresa quanto do produto”.

 

 

Pesquisas de satisfação são importantes para o meu negócio online?

As pesquisas de satisfação são ferramentas fundamentais para o seu negócio, que servem como um sinal de como seu público vê sua marca.

Para incentivar as pessoas a responderem a sua pesquisa, você pode oferecer uma recompensa, como um bônus ou algo que apresente um valor para aquela pessoa.

Os dados alcançados podem demonstrar necessidades urgentes que devem ser ajustadas, ou pode indicar pontos que necessitam de um foco maior da sua parte.

Concluindo, as pesquisas de satisfação podem resultar em ótimas melhorias, tanto na experiência do cliente quanto na consolidação da sua marca no mercado. Então, não deixe essa oportunidade passar e aproveite esses insights para fazer seu negócio expandir!

 

 

Autor convidado:

Fórmula negócio online, empresa de Marketing do Alex Vargas.

 

Você também pode colaborar com o blog da QuestionPro. Saiba como!