7 estratégias para melhorar a experiência do cliente (CX)

Por que criar estratégias para melhorar a experiência do cliente?

Um cliente com experiência positiva é um cliente que retorna e ainda traz novos clientes consigo. Criar estratégias para melhorar a experiência do cliente é colocar combustível nas engrenagens do seu negócio.

A melhor maneira de oferecer uma boa experiência ao consumidor é com a gestão de projetos de experiência do cliente que envolvem pesquisas. Com elas você coleta feedback dos clientes em tempo real e compreender o que funciona e o que necessita ser otimizado.

A implementação de uma estratégia de experiência do cliente permite que seus clientes tenham uma experiência incrível com sua marca, o que aumentará sua fidelidade e eles esquecerão de sair com a concorrência.

Os clientes recomendarão livremente seus produtos e serviços a outros, o que proporcionará mais valor à sua marca. 

Não é surpreendente que muitas organizações em uma ampla gama de indústrias estejam percebendo a importância da gestão da experiência do cliente e o impacto que ela tem no alcance de seus objetivos.

 

7 dicas para criar estratégias para melhorar a experiência do cliente

1. Mantenha sua pesquisa curta e simples

O primeiro passo para projetar uma estratégia de experiência do cliente é projetar pesquisas online, já que elas permitem aos participantes melhorar sua experiência com um questionário que é fácil e rápido de responder.

Pesquisas longas com grandes quantidades de perguntas em aberto são resulta em baixos índices de conclusão e taxa de resposta.

Uma pesquisa adequada não deve exceder 10 perguntas, e o número máximo de perguntas abertas não deve passar de 2. Embora isto possa diferir com produtos, serviços e marcas, lembrar-se desta proporção ajudará você a obter o máximo de suas respostas.

 

2. Crie pesquisas online

Plataformas de pesquisa online como a QuestionPro, oferecem a opção de criar pesquisas inteligentes e eficazes com perguntas avançadas e lógicas para perguntas. Além disso, as pesquisas podem ser traduzidas a vários idiomas e alcançar um público distante.

>>> Conheça 6 vantagens em pesquisar online.

Mas a melhor qualidade de uma pesquisa online é a praticidade em responder, o que gera um grande engajamento do participante e em dados mais assertivos.

 

3. Personalize sua pesquisa

A próxima estratégia de experiência do cliente é personalizar uma pesquisa para obter maior impacto através das cores, temas, linguagem e logotipo de sua marca.

Tais pesquisas têm melhores taxas de conclusão por causa do recall da marca e porque os clientes confiam nelas facilmente.

Outro benefício chave da personalização de seus questionários é o envio de múltiplas versões de dados segmentados. Você pode usar os resultados de um teste A/B online para qualquer pesquisa futura.

 

4. Crie convites especiais

Ao enviar as pesquisas aos clientes, certifique-se de personalizá-las e tenha um bom design e conteúdo.

Os respondentes que abrirem uma pesquisa por email responderão ao questionário. Não deixe de chamar sua atenção e dar-lhes um motivo para responder.

 

estratégias para melhorar a experiência do cliente

 

5. Tome medidas imediatas

Se você deseja garantir o sucesso de sua estratégia de experiência do cliente, você precisa agir de acordo com os dados coletados antes de tomar decisões.

Quanto mais cedo você usar o feedback do cliente, mais rápido você conseguirá que ele aprecie sua marca. Agrupe os feedbacks em categorias com base na urgência e facilidade de manuseio ou de endereçamento.

 

6. Segmente os dados para uma visão mais profunda

Segmentar os dados coletados nas pesquisas é uma ótima estratégia de experiência do cliente.

A segmentação é baseada na filtragem dos resultados da pesquisa. Isso dá uma visão que ajuda no planejamento de ações para melhorar seu negócio.

Os clientes são únicos, pertencem a regiões diferentes, têm gostos diferentes e muito mais. Use essas informações para descobrir padrões e utilize-os em seu benefício.

 

7. Programe suas pesquisas corretamente

O último passo na construção de uma estratégia de experiência do cliente não se trata apenas da hora e do dia da semana.

Você sabe quando enviar pesquisas para obter mais respostas? Se você enviar suas pesquisas no momento errado, então não receberá tantas respostas quanto gostaria.

Lembre-se de segmentar seus dados e enviá-los em lote para que você tenha novas informações a cada ciclo de pesquisa. Isto também o ajudará a realizar uma análise de dados eficaz para obter uma visão mais profunda.

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis