Comunidade virtual para amantes do futebol

Você conhece alguma comunidade virtual para amantes de futebol? 

Esse tipo de comunidade pode ser definido como um ambiente virtual onde os fãs desse esporte podem se reunir e interagir sobre assuntos gerais ou específicos do mundo futebolístico. 

Só é necessário definir uma plataforma online para discussões e interações e também da moderação de um bom administrador de comunidade onlineDessa forma, você pode criar sua própria comunidade virtual! Quer saber como? Confira os próximos tópicos!

 

 

Por que investir em comunidades online de fãs de esporte?

Além de ser uma paixão nacional, o futebol também ajuda a movimentar a economia do país. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa encomendada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). 

Segundo o estudo realizado pela consultoria “EF”, o futebol movimenta cerca de R$ 52,9 bilhões por ano. Isso equivale a quase 0,72% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Com esse número, fica fácil perceber que o futebol não só influencia o comportamento dos fãs, mas também os torna mais dispostos a gastar. Por isso, as comunidades online fazem tanto sucesso.

Você até já deve ter encontrado alguma dessas comunidades por aí, como grupos de Facebook, melhores amigos do Instagram e fóruns online. Esse tipo de comunidade é mais popular, já que são gratuitas e contam com espaços reservados para troca de mensagens entre os membros. É o caso do Grupo Flamenguistas, comunidade do Facebook que já conta com mais de 930 mil torcedores do Flamengo.

De olho no sucesso econômico do setor, hoje em dia até as marcas já começaram a investir nas suas próprias comunidades virtuais. A Nike, por exemplo, decidiu ir além de uma comunidade e criou seu próprio aplicativo. O Nike Run Club não só permite a conexão e interação entre seus membros, mas também oferece ferramentas de monitoramento e planos de treino completos para os amantes da corrida. 

Enquanto isso, ela coleta dados para melhorar a experiência dos clientes que são fãs desse esporte. Dessa forma, elas conseguem atrair público, fidelizar consumidores e fazer pesquisas de mercado. Em troca, seus membros podem ter acesso a benefícios exclusivos, sorteios e brindes. Ou seja, todo mundo sai ganhando!

 

 

6 passos para criar sua própria comunidade virtual para amantes de futebol

Confira abaixo o passo a passo para criar sua própria comunidade virtual, seja por hobby ou para aumentar o engajamento da sua marca.

1- Defina os objetivos da comunidade

O primeiro passo para construir sua própria comunidade virtual é definir seu objetivo. Você pode definir objetivos diferentes de acordo com a forma como pretende usar essa comunidade.

Seu objetivo pode ser, por exemplo, apenas criar uma ferramenta para socializar com outros torcedores. 

Por outro lado, você também pode criar um espaço interativo que permita a coleta de dados qualitativos e quantitativos para a sua empresa.

 

2- Escolha um público-alvo

Junto com o objetivo da comunidade, você também precisa delimitar para quem esse grupo é destinado, ou seja, quem é seu público-alvo. 

Afinal, isso faz toda a diferença quando você começa a traçar estratégias para atrair membros para a comunidade. 

Aqui estão alguns exemplos de públicos que você pode atingir com sua comunidade:

  • Torcedores que acompanham o Campeonato Brasileiro;
  • Fãs que acompanham a UEFA Champions League;
  • Apenas torcedores de um time específico, como Flamengo, São Paulo, Atlético Mineiro, entre outros;
  • Pessoas que gostam de jogar futebol para se exercitar;
  • Jogadores amadores.

 

3- Escolha a plataforma virtual da sua comunidade

O próximo passo é escolher em qual ambiente virtual sua plataforma ficará hospedada. Será num fórum esportivo, numa rede social ou numa comunidade online totalmente personalizada? 

Para fazer essa escolha, é importante considerar seus objetivos e as ferramentas voltadas para gestão de comunidades oferecidas por cada uma dessas opções.

Por esse motivo, também é importante definir quais recursos interativos devem ser utilizados pelo grupo. 

Por exemplo: fóruns de discussão, enquetes, pesquisas, grupos focais, bate-papo ao vivo, entre outras opções. 

Além disso, também é importante verificar se a plataforma permite que você ofereça prêmios e bonificações aos membros mais participativos ou que cumprirem algum desafio. 

Esses prêmios podem ser medalhas virtuais, uma classificação diferente conforme a pontuação do usuário, giftcards, entre outros exemplos. 

 

4- Invista em estratégias para atrair membros

Após concluir a estrutura virtual da sua comunidade, o próximo passo é atrair membros. Para isso, você pode investir em anúncios, artigos patrocinados e vídeos para sites e redes sociais relacionadas ao seu público-alvo. 

Além disso, você também pode consultar painéis e listas de terceiros para conseguir contatos. 

Vale lembrar que o marketing de conteúdo também é uma boa estratégia para atrair interessados para a sua comunidade.

 

5- Aposte em ações para manter sua comunidade engajada

Não basta atrair pessoas. Você também precisa prender a atenção dos membros da comunidade e mantê-los engajados com o grupo. Para isso, você precisará criar estratégias que melhorem a gestão da comunidade online.

Você pode criar enquetes, competições entre os membros, interagir com os participantes, compartilhar memes nos fóruns de discussão, fazer sorteios, investir em premiações, entre outros exemplos.

 

6- Invista no crescimento da sua base

Você precisa ter um plano de crescimento para a sua comunidade virtual. Assim, você consegue atrair novos membros e evitar a estagnação do grupo. Para isso, você pode atualizar suas estratégias de atração e usar as ferramentas da plataforma da sua comunidade. 

Na plataforma de comunidade online da QuestionPro, por exemplo, os próprios membros podem convidar amigos para o grupo em troca de pontos. 

Além disso, o software da QuestionPro também permite que os membros compartilhem o resultado das enquetes e pesquisas em suas redes sociais. 

Para completar, você ainda pode oferecer badges, cartões de presente e até dinheiro para engajar sua comunidade.

 

Agora é hora de usar a comunidade online do melhor software de pesquisa do mercado! Agende uma demonstração da plataforma.

Agendar demonstração grátis