Cultura inbound: como levar sua empresa de 0 a 1 milhão de dólares.

Você conhece a fórmula para aumentar o valor de sua empresa de 0 a 1 milhão de dólares? Neste artigo compartilharemos com vocês algumas estratégias da equipe QuestionPro e como você pode implantar de forma fácil a Cultura Inbound para o crescimento de sua empresa.

O que é cultura inbound?

O Hubspot define o inbound como “Inbound são estratégias de atração de clientes através de conteúdo útil e relevante a fim de agregar valor em cada estágio da jornada do comprador”

Saiba mais sobre o que é inbound marketing em: Inbound marketing: a revoluçao do marketing digital.

Como desenvolver uma cultura inbound?

A base da nossa cultura inbound é baseada em diversos pontos:

  • Transparência
  • Estrutura circular
  • Trabalho em equipe
  • Paixão e sentimento de pertença

 

Transparência

Se você tem um negócio, deve ser transparente com toda a equipe. Para dar visibilidade às várias métricas, os resultados bons e ruins devem ser compartilhados para que todos saibam o que está sendo feito bem e corrijam o que não está funcionando.

Ao fazer isso, você também pode obter novas idéias para impulsionar o crescimento dos negócios. É também uma maneira de dizer à sua equipe de trabalho que você confia neles e valoriza o que eles estão fazendo pela empresa. Não esqueça que a comunicação é a chave para o sucesso.

Estrutura circular

Sabemos que muitas empresas insistem em ter um organograma vertical, pois acreditam que a hierarquia garante a segurança de ter algum responsável ou encarregado de verificar que as tarefas estão sendo cumpridas.

Porém, se você adotar um sistema mais circular, no qual qualquer funcionário possa se aproximar do CEO da empresa ou do chefe de algum departamento, cremos que a força trabalho funcionaria muito melhor. 

No sistema circular a comunicação, que é chave para qualquer trabalho em equipe, funciona de forma muito mais produtiva, já que todos remam para o mesmo lugar.

Trabalho em equipe

Este ponto está relacionado ao anterior. Embora cada pessoa deva ter uma função específica dentro da empresa, o trabalho de todos é o que nos levará ao sucesso.

Ao colaborar com a pessoa ao nosso lado, podemos alcançar os objetivos facilmente. Quando você pergunta à pessoa à sua frente se precisa de ajuda, os objetivos são alcançados em menos tempo.

Conheça mais sobre: Todas as estratégias para motivar sua equipe.

Paixão e sentimento de pertença

A paixão é fundamental em qualquer trabalho, se toda a sua equipe estiver satisfeita com o que faz, trabalha duro para atingir cada métrica, se envolve em cada uma das atividades da empresa, este é um funcionário motivado e enfrentará qualquer desafio que apareça.

Quando os funcionários sentem que fazem parte de uma organização que valoriza seu trabalho, os escuta e os reconhece, a lealdade é criada. Funcionários leais, além de mais produtivos, são o que ajudará a empresa a obter melhores resultados.

Como criar essa paixão e motivação em sua equipe?

Você pode implementar um pequeno “SCRUM” semanal, pode ser pessoalmente ou por e-mail. Chamamos de “SCRUM”, a atividade na qual cada membro da equipe compartilha conquistas da semana, aprendizados e desafios e diz em quais tarefas trabalhará durante a semana. Isso, além de dar visibilidade ao trabalho de todos, ajuda a valorizar o trabalho de cada membro da sua organização.

Você também pode criar atividades de integração, a partir de reuniões de aniversário, palestras motivacionais, bônus, atividades recreativas, etc.

Dicas de atração de leads por meio da cultura inbound

Implantar a cultura inbound em sua organização facilita a força de trabalho de sua empresa, já que você terá o apoio de toda a sua equipe de trabalho. Não apenas a equipe de marketing será responsável pelas estratégias inbound, mas cada membro de sua equipe apoiará e participará das ações, para que se sintam parte do processo.

Gere leads através de redes sociais

Quantas pessoas você tem na sua organização? 5, 15, + de 30, 50 …? O que aconteceria se cada um deles o apoiasse publicando o conteúdo da sua organização em redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn?

Peça a cada um de seus funcionários para criar contas nas mídias sociais com o email institucional e para interagirem em cada uma de suas postagens para gerar um maior engajamento e maior visibilidade e conhecimento em relação à marca.

Você pode estabelecer uma dinâmica em que recompensa a pessoa que gera mais seguidores por mês nas principais redes sociais como facebook, linkedin, instagram e etc. Essa é uma maneira de expor o valor da sua marca para mais e mais pessoas, inclusive seus funcionários.

Webinars

Aproveite os seminários online para alcançar seus clientes e novos leads. 

Independentemente da sua campanha de email marketing para enviar convites de registro, você pode aumentar sua força de alcance criando assinaturas de email customizadas para a webinar, por exemplo.

Além dos pop-ups que você pode programar no seu site, você também pode usar um banner no seu bate-papo online e capas personalizadas para facebook e linkedin. Assim, possíveis clientes potenciais, como clientes regulares que usam diariamente o chat de suporte, podem acessar este convite para o seu próximo webinar.

Role Play

Outra dica para atrair leads por meio da cultura inbound é o Role Play. O que é Role Play? Muito fácil! Embora todos tenhamos atividades específicas dentro de uma empresa, também podemos desempenhar outros papéis, aprender o trabalho da pessoa em outra área e apoiar. 

Por exemplo, o que você acha se o departamento de Recursos Humanos dedicar um dia à prospecção de clientes? Ou que sua equipe de marketing participe do chat de suporte?

Os resultados serão, além de conhecer e valorizar o trabalho do parceiro, ter outro ponto de vista e gerar novas oportunidades de negócios. 

Garanto que, se um dia a equipe de marketing se dedicar a responder às dúvidas de seus clientes, eles poderão obter idéias de novas campanhas, criar conteúdo que o público está procurando, conhecer as características das pessoas que compram seu produto / serviço etc.

Essa atividade pode ser realizada uma vez por mês e pode ser oferecidos incentivos que tornam essa atividade mais divertida.

Existem muitos outros exemplos que queremos compartilhar. Te interessa? Convido você a se registrar GRATUITAMENTE no Digital Agency Day, um evento organizado por nossos amigos na HubSpot. É 21 de maio e, além de saber mais sobre a cultura inbound, você poderá conhecer outras estratégias que o ajudarão a potencializar o crescimento do seu negócio.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.