Gerar estratégias para o crescimento dos negócios

A maioria das empresas sabe que deseja crescer, mas poucas são claras sobre sua vantagem competitiva, onde querem crescer e o que as levará a esse crescimento. Não é fácil saber por onde começar. No entanto, existem aspectos que, ao planejar corretamente, fornecem estratégias para o crescimento dos negócios. E, acima de tudo, concentram os esforços no sentido do objetivo desejado.

Quais estratégias para o crescimento dos negócios funcionam?

Seja claro sobre a identidade da sua empresa

O comum para todas as empresas é saber o que fazem (todos podem dizer o que fazem), mas poucos sabem por que fazem isso; e é aí que reside a decisão de compra das pessoas.

Segundo Simon Sinek, as pessoas tomam decisões com base no que se alinha às suas próprias crenças, e as empresas que obtêm sucesso em todo o mundo ao longo do tempo. Em comparação com outras, são muito claras sobre o porquê de fazerem o que fazem.

 Alguns dos benefícios de esclarecer por que sua empresa é:

Fidelização de clientes

As pessoas desejam comprar produtos que refletem suas crenças ou estilo de vida; e estão dispostas a sofrer certos inconvenientes ou preços mais altos em comparação com outros produtos ou serviços similares, se estiverem convencidos da intenção da sua empresa.

Experiências memoráveis para fidelização dos consumidores

Melhor capital humano

As pessoas que trabalham nas organizações, como todos nós, querem saber que fazem parte de algo que têm um contribuição no mundo. Ter claro o porquê da sua empresa existir não apenas tornará as pessoas com crenças semelhantes queiram trabalhar na sua organização, mas isso o lembrará da direção a ser tomada e eles se sentirão parte de algo que causa impacto, essa motivação gera funcionários mais leais e empresas mais produtivas.

Mensagem clara

As empresas falam através de seus funcionários, ações e produtos. Isso faz parte das suas mensagens. A congruência é o que cria credibilidade, mas muitas vezes é difícil manter sem uma linha clara. Saber por que sua empresa existe é uma das estratégias para o crescimento dos negócios que permitirão todas as ações.As decisões e mensagens da empresa estão alinhadas. Forneça uma mensagem mais clara e com maior impacto.

Customer service: Qual a importância na consolidação de sua marca?

Conheça seu cliente ideal

Tendo esclarecido por que você faz as coisas e o que faz, também é importante saber para quem. As pessoas que representam o cliente que é lucrativo; que é leal e que ele ficará tão satisfeito com o seu serviço que o recomendará a clientes em potencial.

O cliente ou comprador ideal é a representação semi-ficcional das pessoas que você procura para atrair e converter em clientes para o seu negócio. Ter pessoas do comprador fornece uma visão clara dos negócios de seus clientes potenciais; e isso é benéfico por vários motivos, como:

Saiba onde seu cliente está

Quando falamos de mídia não de massa, fazemos uma segmentação para conversar com o público que queremos ouvir ou ver. Em questões digitais, as pessoas usam vários meios de acordo com seus interesses pessoais ou profissionais. O perfil ideal do cliente permite que você saiba quais são esses meios para direcionar seus esforços de comunicação ou marketing para um espaço onde, na realidade, gera resultados tangíveis e mensuráveis.

Dicas para conduzir um questionário de atendimento ao cliente

Saiba quais são suas necessidades e / ou problemas

A criação de uma personalidade do comprador parte do fato de que o cliente em potencial tem uma necessidade. Ou um problema que ele deseja resolver e seu produto é a solução. Se você se concentrar em procurar pessoas que precisam do seu produto ou que possam realmente se beneficiar dele, será mais fácil vendê-lo. Elas terão uma utilidade real e você terá uma porcentagem maior de clientes satisfeitos.

Saiba como falar com seu cliente

Ser claro sobre onde seu cliente ideal gasta tempo e quais problemas ele tem é um passo para conhecê-lo completamente. Mas também é essencial saber como ele fala, a maneira como ele pesquisa em plataformas digitais e que tipo de mensagem o interessa. Nos momentos em que as empresas competem pela atenção das pessoas da mídia. Especialmente as digitais, alcançar uma conexão com o conteúdo que você oferece. Também com que o cliente em potencial procura é uma vantagem que o posicionará acima da concorrência. Além de trazer o seu solução para eles.

Quais são os níveis de satisfação do cliente?

Estabeleça metas anuais como estratégias para o crescimento dos negócios

O crescimento é muito maior e mais eficaz se planejado com antecedência, se você faz um planejamento das vendas que deseja ter no ano. Assim como também as perspectivas que deseja alcançar e o aumento de clientes, também deve contemplar a produção de que precisará; o número de funcionários e outras questões operacionais necessárias para atender a esse aumento da demanda.

Não ter uma estrutura e preparação claras pode ter consequências negativas para os seus negócios, portanto, propomos realizar um planejamento anual sob uma perspectiva SMART como parte das estratégias de crescimento dos negócios.

SMART significa definir metas

S: Específico (Specific)

M: Mensurável (Meassurable)

A: Atingível (Attainable)

R: Relevante (Relevant)

T: Com certos períodos de tempo (Timely)

Por que SMART?

Ao definir metas de acordo com esse esquema, você garante que elas sejam claras; que tenha uma maneira de verificar se elas foram cumpridas, que seu crescimento histórico ou outros dados da empresa permitem estabelecer que são possíveis; que terão um impacto na empresa e que os você se encontrará até o final do ano (ou outro período específico).

Geralmente, para que os objetivos tenham uma abordagem integral, é feito um planejamento com uma abordagem financeira, em relação ao cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Uma vez que inclui certos itens necessários para o crescimento geral dos negócios. Mas eles também podem ser feitos com uma área ou abordagem específica, como: operações, crescimento, finanças, equipe. Lembre-se de que os objetivos serão o que você deseja alcançar naquele ano e como saberá que o alcançou.

Mas não é só isso, um planejamento completo como parte das estratégias para o crescimento dos negócios deve incluir:

Peças principais de estratégias para o crescimento dos negócios

São essas estratégias específicas e metas de curto prazo que você executará para cumprir a meta determinada ao longo do ano. Isso permite que você adapte a estratégia com base nos resultados obtidos ao longo do ano. Além de ser muito claro sobre o que alocar os esforços econômicos e humanos da empresa.

Omissões e estratégias para o crescimento dos negócios

São as coisas que você não vai fazer. É muito fácil distrair-se do foco principal, principalmente quando se trata de metas anuais ou de longo prazo. Mas a dispersão de esforços tem um resultado negativo e pode ser uma distração que nos impede de atingir os objetivos importantes da empresa. Por esse motivo, devemos definir quais situações já tentamos no passado; novas que não funcionaram ou que não serão executadas este ano.

Marketing e Vendas

Uma vez que os objetivos e as principais mudanças foram estabelecidos para torná-los realidade, precisamos pensar em como vamos prospectar e fechar com os clientes? É importante crescer internamente e ter clareza sobre os processos necessários, mas sem clientes, esse crescimento provavelmente será mais difícil. O marketing se encarregará de obter ainda mais clientes em potencial e levar sua empresa, produto ou serviço para as pessoas que precisam dele; e para aquele cliente em potencial ideal de que falamos antes. As vendas garantirão que ele se torne um cliente.

Existem três elementos que não devem faltar na sua estratégia de marketing e vendas:

Página Web como estratégias para o crescimento dos negócios

Hoje em dia é essencial ter uma presença digital e, acima de tudo, fazê-lo através de sua própria página da web, não apenas através de plataformas de mídia social. Uma página da web fornece uma identidade, dá segurança aos seus clientes e permite que as pessoas encontrem seus negócios. Além de ter interações regulares e constantes com sua plataforma.

Ter páginas da web faz parte das estratégias de crescimento dos negócios; e que atuam como um dos principais vendedores de sua empresa, elas estão sempre lá, independentemente do dia ou horário. Portanto, é essencial prestar atenção suficiente ao seu desenvolvimento.

Uma página da web gerenciada corretamente deve ser constantemente otimizada de acordo com as interações do cliente e as informações coletadas por eles, para não especular sobre as necessidades dos clientes ou possíveis clientes; mas para se adaptar em tempo real e ajudar a empresa a crescer, aumentando sua visibilidade e visitas. Desta forma, será realmente eficaz.

Estratégia de marketing para gerar contatos qualificados

Sem clientes, não há crescimento, mas sem clientes qualificados, não há crescimento escalável ou constante. Há uma grande importância na qualidade das perspectivas que você deve procurar, se as pessoas que adquirem seus serviços não virem o verdadeiro valor do seu produto. Elas não serão clientes recorrentes e provavelmente estarão procurando por você para baixar seus preços ou oferecer descontos. Por outro lado, quando você alcança uma estratégia de marketing constante que gera perspectivas qualificadas ou ideais (como mencionado acima); para os seus negócios, é muito mais provável que eles se tornem clientes recorrentes e, como você provavelmente sabe, é muito mais lucrativo renovar um cliente do que obter um novo. Com uma estratégia estável, os clientes estarão muito mais focados, mais lucrativos e chegarão constantemente.

Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

Estratégia para o crescimento dos negócios com vendas consultivas

As estratégias de vendas invasivas estão se tornando menos eficazes, a abordagem mudou. Quando você para de falar sobre seu produto, começa a ouvir as necessidades do cliente em potencial e o que ele realmente espera dele. E, nesse momento, você tem a oportunidade de ajudar, dar conselhos ou resolver um problema prioritário. Ao ouvir claramente as necessidades do seu possível cliente; você pode explicar exatamente o que deseja saber: como o seu produto resolverá um problema que você tem atualmente.

Essa é uma das estratégias para o crescimento dos negócios que o ajudará a demonstrar o valor e a utilidade do seu serviço, você terá que falar sobre isso, o usuário não deve adivinhar se é ou não a solução para ele.

Cada empresa tem uma indústria e clientes diferentes, portanto, as estratégias devem ser particulares. Mas, independentemente da curva, esses quatro pilares, executados adequadamente, ajudarão a dimensionar e manter o crescimento da sua empresa.

Se você deseja ajudar a definir metas de crescimento para sua empresa, seu planejamento estratégico ou simplesmente conselhos sobre como gerar maior crescimento ou criar estratégias para o crescimento dos negócios, não hesite em nos contatar.

Também recomendamos: Riscos nos negócios – conheça as 5 formas para evitá-los

Autor: Roberta Arias – Gerente administrativa da Black and Orange.

Apaixonado e convencido de que conteúdo significativo gera resultados efetivos que se refletem nas vendas, com uma abordagem para informar o cliente, ser honesto e ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

LinkedIn: Roberta Arias

Site: Blanck & Orange

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram