Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

Existem duas maneiras ou estilos de gerenciamento de negócios que podem aprimorar as qualidades e habilidades dos funcionários, melhorando o ambiente de trabalho e os resultados institucionais.

Estilo Democrático

Sua característica fundamental é que é implementado por um gerente. Ele busca manter um equilíbrio entre a autoridade, orientando e estabelecendo diretrizes. Dando liberdade aos funcionários para participarem da tomada de decisões. Se pretende que a organização funcione como uma equipe, promovendo a felicidade no trabalho, refletida em um bom ambiente como ponto de partida para a obtenção de resultados.

Estilo Institucional

É aplicado por um gerente que se adapta à situação do trabalho. Ele é um bom comunicador, tolerante, confia em seus colaboradores, busca incentivar a participação e sabe recompensar o trabalho realizado.

Características dos estilos de gerenciamento de negócios

As formas de gestão mencionadas acima têm características comuns que serão mencionadas abaixo; pois desempenham papel fundamental no ambiente de trabalho e na metodologia diária da organização, tornando-se um conjunto de comportamentos para o cumprimento dos objetivos institucionais. Com isso, se obtém um crescimento constante dos negócios.   

  • Comunicação clara e eficaz
  • Boa capacidade auditiva
  • O bom manuseio do tom da voz
  • Linguagem corporal ou não verbal positiva.
  • Capacidade de feedback
  • Resiliência

As vantagens corporativas que surgem ao optar por um dos estilos de gerenciamento de negócios, seja por uma direção institucional ou democrática, são múltiplas:

Bom ambiente de trabalho nos estilos de gerenciamento

Refere-se ao gerenciamento de relacionamentos interpessoais entre gerentes e seus subordinados; erradicando as barreiras de comunicação na organização e maximizando as habilidades de toda a equipe de trabalho.

A motivação dos funcionários

Esse fator se torna um elemento que potencializa suas habilidades, afastando-se da apatia do trabalho e concentrando-se no cumprimento de metas;  o que pode significar um bônus ou promoção. E, assim, capacitá-los a tomar decisões autônomas e criativas que ajudam a resolver problemas. Sua posição na organização, por meio de interpretação e análise, a fim de propor soluções adequadas que beneficiem o coletivo.

Recomenda-se que as organizações implementem estratégias para impedir que os funcionários caiam em uma área ou estado de conforto, relaxando a dinâmica do trabalho. Esse fato pode prejudicar o funcionamento organizacional e atrasar a consecução dos objetivos propostos.

Estabeleça objetivos

Além de definir estilos de gestão de negócios, devem ser estabelecidos objetivos de curto, médio e longo prazo, que devem ser gradualmente ajustados de acordo com as necessidades organizacionais e de mercado. Dessa forma, o funcionário estará atento e concentrado, porque periodicamente ele terá um novo pico para subir ou um desafio que desafia quais recursos ele está prestes a cumprir.

Os conceitos de gestão empresarial democrática e institucional, em que o pilar fundamental é o talento humano. Como pedra angular dos resultados, acima dos benefícios financeiros ou mercantis, são enfatizados com a afirmação de Tom Peters; escritor e gerente de negócios americano, quando afirma: “Observar empresas de sucesso a longo prazo mostra claramente evidências: o indivíduo ainda é importante.” 

Autor:

Andrés Felipe Fuentes Velásquez, Comunicador social, editor e gerente comunitário da Universidad de Los Libertadores, na Colômbia. Criador, diretor e jornalista da mídia digital chamado: “O Radar da Informação de Felipe Fuentes”.

E-mail:  radarinformativocol@gmail.com

LinkedIn: Andrés Felipe Fuentes Velásquez

Twitter: @elradarinfoff

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Facebook para PMEs: saiba como impulsionar seus negócios

Faça benchmarking competitivo para expandir seus negócios

Análise de negócios, preveja o futuro do seu produto ou serviço

Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

Os riscos nos negócios podem e devem ser evitados

O que é pesquisa de negócios?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.