Facebook para PMEs: saiba como impulsionar seus negócios

Hoje, vamos falar sobre a importância do Facebook para as PMEs e como aproveitar essa rede social.

Todos os dias encontramos inúmeras empresas, negócios e empresários procurando as melhores práticas para fazer suas páginas no facebook funcionarem ou serem lucrativas nos seus negócios.

Muitas vezes eles pensam que com o simples fato de criar a página, eles terão audiência e a magia da rede social chegará. Infelizmente a realidade é outra. É necessário trabalhar duro nos vários elementos da página para poder gerar aquela mágica que vemos nas outras marcas.

Embora a rede social seja GRATUITA, para tornar uma página do Facebook lucrativa; custa tempo, trabalho e, em alguns casos, dinheiro.

Quando usar o Facebook para PMEs?

Embora o Facebook seja uma das redes sociais mais poderosas no nível comercial e a mais usada no mundo; muitos pensam que não é para todos os produtos ou serviços. Nisso, entra a controvérsia.

Embora saibamos que uma rede SOCIAL, onde as pessoas estão mais pelo vínculo com seus contatos; é também uma ferramenta que nos coloca perto de nossas marcas e nos leva a estabelecer uma grande conexão com eles através de suas publicações e dinâmicas que geram.

O Facebook é uma rede social que você pode usar como ponta de lança para o seu marketing. Já que pode ser sua carta de apresentação para seus clientes, caso você não tenha um website próprio. Com sua página do Facebook, você pode se tornar conhecido e usá-lo como referência para seus clientes verem seu produto ou serviço.

Veja também: Pesquisa para o Facebook: use as redes sociais na sua pesquisa

Para que serve?

Ter uma página no Facebook para PMEs ajudará as pessoas a verificar suas opiniões, ver o que elas dizem sobre seu serviço ou produto, saber mais sobre você.

Se você é um daqueles que publica conteúdo valioso, fala sobre a empresa, seus benefícios e apresenta seus produtos ou serviços com todas as informações necessárias e sempre tem seus apelos à ação bem definidos, você certamente terá muito sucesso com sua página.

Usar o Facebook para PMEs ajudará você a posicionar sua pequena empresa naturalmente ou organicamente no mecanismo de pesquisa do Google. Já que seu conteúdo, ou seja, suas publicações, o ajudarão a obter a posição desejada.

Como usar o Facebook para pequenas empresas?

Hoje, o facebook está se tornando o mais forte site de busca micro, já que os usuários preferem esgotar todas as possibilidades de pesquisar na rede social do que entrar no mecanismo de busca do Google para fazer uma pesquisa.

Para muitos, pode ser apenas um site de interesse com conteúdo relevante e valioso, em outros casos funciona como um link informativo e o mais forte como uma loja virtual. Mas, você não necessariamente precisa escolher entre um deles. Pode ser um ou dois, ou até mesmo todos os 3 itens ao mesmo tempo; contanto que você administre uma estratégia muito boa e tenha objetivos bem estabelecidos e seu plano de trabalho.

A primeira coisa que você deve fazer é gerar um plano de trabalho básico para fazer nosso trabalho de marketing. Depois de definirmos os objetivos e a maneira como trabalhamos, começaremos a trabalhar.

Se você não é um designer gráfico, ou não tem um software de design para trabalhar publicações, não se preocupe, o mundo não acaba. Há uma ferramenta muito boa e acessível que você pode gerenciar até mesmo no seu aplicativo móvel, chamado Canva.

Dicas:

Esta ferramenta permite-lhe, com base em modelos estabelecidos, gerar diferentes designs adaptados às redes sociais que irá utilizar. O que facilitará o seu trabalho e, neste momento, não terá de investir num designer gráfico para gerar os materiais a serem publicados.

Já com essa ferramenta em suas mãos você avança enormemente, pois já tem seus objetivos, plano de trabalho e sua ferramenta para colocar ação nos materiais. Agora, você deve estabelecer em seu plano de trabalho a frequência das publicações; seus horários, a dinâmica a ser gerada para ter interação com os fãs de sua página. 

Outro ponto importante a destacar é a publicidade paga ou anúncios no Facebook. Embora a rede social seja GRATUITA, é muito importante combinar a estratégia orgânica com a paga. Isso permitirá que você alcance muito mais pessoas com os interesses que procura para fazer clientes.

Se você quiser usar o Facebook para PMEs, aplique essas dicas e tome medidas para ver os resultados rapidamente. Lembre-se de definir suas metas para poder usar essa e outras redes sociais corretamente para a empresa que você está iniciando.

Autora

Adriana Sepúlveda, CEO Merca para Pymes. 

Conta mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital, apaixonada por ajudar mais empresas a alcançarem resultados de sucesso. Trabalhando de mãos dadas com seus clientes e tomando cada um dos projetos como se fossem seus. Mentora da UANL for Entrepreneurship, sua experiência é 100% focada em PMEs e Empreendedores.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Programa VOC, passos para implementá-lo em seu negócio

Saiba mais sobre o painel de pesquisas e suas vantagens

Como entender o esforço do cliente? Descubra aqui!

Usos da análise conjunta: conheça quais são e aplique

Como podemos criar uma comunidade de pesquisa on-line?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.