Saiba mais sobre o painel de pesquisas e suas vantagens

Um painel de pesquisa é um método de pesquisa de mercado onde você pode usar pesquisas qualitativas ou quantitativas que são aplicadas para medir o comportamento das pessoas.

Você pode usar um painel de pesquisas para coletar dados de várias maneiras. Seja por meio de entrevistas, pesquisas on-line ou até mesmo pela verificação de um código.

Os painéis de pesquisa ajudam a coletar dados de um grupo de pessoas por um longo período de tempo. A chegada da internet facilitou esse processo. Hoje, existem ferramentas digitais que nos ajudam a ter painéis online para obter insights valiosos.

A validade da pesquisa é garantida pelo grande tamanho da amostra. Lembre-se de que o importante de uma pesquisa de mercado é obter dados válidos e abrangentes. Esses dados são quantitativos e podem ser medidos por métodos estatísticos.

Os painéis de pesquisa são muito úteis para coletar esses dados, o que nos permite combinar parâmetros precisos com o comportamento individual. Confira estas dicas para gerenciar um painel on-line

Exemplo de Painel de pesquisa

Como mencionado acima, um painel de pesquisa para medir com precisão certos parâmetros e comportamentos humanos. Por exemplo, esse tipo de pesquisa é usado para coletar e analisar dados relacionados ao preço de um produto, a eficácia de um anúncio ou para projetar número de vendas.

Um painel de pesquisa nos ajuda a rastrear o hábito contínuo de compras do consumidor, como a compra de mantimentos, alimentos e bebidas, aparelhos eletrônicos, roupas, produtos de higiene, etc.

Para o design do usuário de um painel de pesquisas, grupos de foco podem ser feitos. Neste caso, um moderador é atribuído a um pequeno grupo de pessoas, geralmente de 6 a 10 pessoas. O moderador facilita as discussões entre o grupo. Os grupos focais são formados pelos participantes que conhecem o tópico em discussão para fins da coleta de dados. Veja também: Confira estas dicas para gerenciar um painel on-line

Projeto do painel de pesquisas

É importante que a pesquisa seja elaborada com cuidado e com um objetivo em mente para que dados confiáveis e significativos possam ser coletados. Quando um painel de pesquisas é projetado e implementado, os mesmos princípios se aplicam:

Defina seus objetivos

Um dos atributos mais importantes para a criação de um painel de pesquisas é definir o objetivo da investigação. Se a qualquer momento o objetivo da pesquisa não for claro, recomenda-se restabelecer o objetivo. Em seguida, começar com a definição de outros atributos. Perguntar o motivo é o primeiro passo. Por exemplo, o objetivo de uma pesquisa poderia ser analisar o impacto das eleições na microeconomia do país. 

Conheça o seu público-alvo

Uma vez que foi respondido o motivo de reunir dados relevantes para o propósito do estudo, é importante alcançar o grupo certo de pessoas. Identificar o painel certo para implantar a pesquisa é um aspecto crítico e depende em grande parte da estrutura da pesquisa.

Por exemplo, se um pesquisador precisa entender a microeconomia de um país, o público-alvo para essa pesquisa em particular seria pesquisado entre a faixa etária de 25 a 60 anos. Ees teriam uma compreensão justa do assunto. Saiba mais em: Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

Como mencionado anteriormente, o painel de pesquisa pode ser usado para coletar dados qualitativos e quantitativos. O pesquisador deve ter cuidado com o tipo de perguntas que precisa fazer, sejam elas quantitativas ou qualitativas. A fim de reunir dados corretos que possam ser usados para tomar decisões informadas para as organizações.

Uma boa combinação de perguntas abertas e perguntas fechadas pode ajudar os respondentes a responder à pesquisa com o máximo de eficiência.

Estruture sua pesquisa

Depois de ter decidido o tipo de perguntas, é igualmente importante estruturar o painel de pesquisas para que as perguntas não sejam colocadas aleatoriamente e confundam os respondentes.

Se os participantes se confundem ao responder a pesquisa, podem não completá-la ou até mesmo não respondê-la. Uma pesquisa bem estruturada ajudará os entrevistados a entender e responder bem a uma pesquisa. 7 vantagens de usar pesquisas

Faça um teste de sua pesquisa

Uma vez que todos os atributos acima tenham sido cobertos, é aconselhável aplicar uma pesquisa piloto a um grupo de teste e dar feedback sobre a duração da pesquisa. Assim como também, os tipos de perguntas que foram feitas, a estrutura da pesquisa, se tiveram outros problema ao preenchê-las, e trabalhar nas mudanças necessárias.

Você tem um banco de dados de seus clientes? Tire vantagem disso enviando suas pesquisas e obtendo respostas em tempo real.

Se você não tiver um banco de dados, acelere a coleta de informações criando uma pesquisa de criação de perfil. Nesta pesquisa, você pode coletar os dados de que precisa para segmentar aqueles que farão parte de sua pesquisa.

Crie um painel on-line com a QuestionPro e acompanhe em tempo real as atividades de seus painelistas por meio de um painel que indica aspectos como: taxa de resposta, status de seus membros, quem são os participantes mais ativos etc.

3 dicas para o sucesso da comunidade online

Você pode criar um bate-papo onde você pode compartilhar ideias, áudios, vídeos e incentivar os membros do painel a participar. Dando-lhes pontos ou prêmios por cumprirem com as várias atividades que você tem em seu painel. Você quer saber mais? Verifique nosso bate-papo on-line e solicite uma demonstração de nossa poderosa ferramenta de pesquisa on-line. Análise e interpretação dos resultados de pesquisa: como fazer?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.