Usos da análise conjunta: conheça quais são e aplique

Neste artigo, falaremos sobre os usos da análise conjunta, um método de pesquisa usado para determinar o valor de um produto ou serviço.

Esse método nos permite analisar como as pessoas valorizam vários aspectos, como características, benefícios, custo etc. Um simulador conjunto é amplamente utilizado no varejo, manufatura, bens de consumo, automóveis, produtos farmacêuticos e indústrias de serviços.

Usos da análise conjunto

Entre os principais usos da análise conjunta está a organização de uma lista de atributos em ordem de preferência.

Uma vez que esses atributos sejam classificados, o software de análise conjunta pode ser usado para encontrar as utilidades dos valores. Esse método é eficiente porque não é necessário realizar uma pesquisa para todas as combinações possíveis.

Os resultados ajudam a adicionar novos recursos a um produto ou a lançar novos produtos.

Veja também: O que é o modelo de análise conjunta ou multi-atributo?

Alguns dos usos da análise conjunta são os seguintes:

1. Determinar o comportamento do consumidor

A análise conjunta ajuda você a entender o valor relativo dado por um respondente aos atributos de um produto ou serviço.

Às vezes, pode ser difícil decidir se o fator fornecido é importante para os participantes ou não. No entanto, ao fornecer as opções, é mais fácil atribuir importância relativa a cada fator.

O relatório de análise conjunta explica qual combinação de atributos é mais valorizada em comparação com as outras. Isso nos permite entender as preferências do consumidor e tomar melhores decisões de compra.

Saiba masi sobre: O que é um simulador de análise conjunta e como usá-lo?

2. Determinação de preços

Outro uso da análise conjunta é que ela apresenta uma combinação de vários fatores como opções. Isso nos diz a que preço os consumidores estão dispostos a comprar um produto para um determinado conjunto de características.

Com os dados da pesquisa disponíveis, os pesquisadores de mercado podem decidir qual preço funciona melhor, tanto para eles quanto para os consumidores.

Leia também: Descubra e adquira os benefícios da análise conjunta

3. Otimização de produtos

Uma vez que as preferências do consumidor estejam disponíveis, as empresas podem ter uma ideia de quais são seus recursos favoritos e quais não são. Além disso, você pode obter ideias para novos recursos e o desenvolvimento de novos produtos e avaliar a probabilidade de sucesso no novo mercado.

4. Segmentação de mercado

O último dos usos da análise conjunta é que ela ajuda a determinar qual é o seu público-alvo.

Os pesquisadores podem estimar o tamanho do mercado para cada combinação de atributos e, então, projetar uma estratégia melhor para o lançamento e o marketing, depois de ter uma boa visibilidade das opções do consumidor.

Conheça as Vantagens da análise conjunta

Principais benefícios do uso da análise conjunta

Entre os principais benefícios da realização de uma análise conjunta, estão os seguintes:

  • Calcula a análise de custo-benefício que os respondentes fazem ao avaliar vários atributos juntos.
  • Mede as preferências no nível individual.
  • Faz com que os elementos de alto controle ocultos possam ser exibidos.
  • Desenvolve uma segmentação baseada nas necessidades e na interação entre os atributos.
  • A QuestionPro ajudou uma gigante de jogos on-line, a Zynga, a obter uma grande quantidade de informações em tempo real e acionáveis para beneficiar seus usuários. A empresa conseguiu coletar feedback dos clientes e os usou para expandir seus negócios e melhorar a experiência do jogador.

Saiba mais sobre: Estudo conjoint: descubra a importância desta escolha

Importância do uso da análise conjunta para pesquisa de mercado

  • A análise conjunta descobre qual combinação de atributos é mais eficaz na escolha do respondente. Isso lhe dá um indicador de como as pessoas tomam decisões.
  • Um conjunto controlado de produtos ou serviços potenciais para os entrevistados é mostrado e, com base em suas respostas, as razões para fazer uma escolha são analisadas.
  • Posteriormente, é determinado quais elementos individuais que compõem o produto ou serviço são valorizados pelos participantes. Esses elementos recebem um valor e podem ser usados para estimar as chances de sucesso no mercado.

Veja também: Quais são os métodos quantitativos para uma investigação?

A maneira pela qual um indivíduo percebe o valor de um produto depende de vários fatores: social, econômico e demográfico.

Então, como você pode dizer quão importante é cada aspecto de um produto? Todos eles estão interligados. Alterá-los pode ter um efeito significativo. Isto é conseguido através de uma análise conjunta. Conheça a relação entre vários fatores e como eles influenciam uns aos outros.

Para realizar uma pesquisa de mercado, o software de análise conjunta permite projetar, distribuir e criar relatórios que você pode compartilhar com outras equipes ou departamentos. Você também pode criar relatórios diferentes alterando os filtros com base na demografia, pergunta, dispositivo, variável, etc.

Se você quiser saber mais sobre os usos da análise conjunta e como usar os dados coletados em sua pesquisa, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.