Mapa de calor: pergunta de análise visual

Um mapa de calor é um método visual para representar as áreas que recebem mais atenção em um gráfico codificado por cores.

Esta ferramenta dá uma idéia instantânea de uma área, agrupando os lugares em seções e mostrando sua densidade. Quanto mais escura for a cor, maior será a densidade.


 

Tipos de mapas de calor

Os tipos mais utilizados de mapas de calor on-line são os seguintes:

  • Mapas de rolagem: Estes mapas destacam qual parte de sua página ou imagem os visitantes vêem mais, quanta área é visível sem rolagem, e até onde as pessoas rolam antes de sair.
  • Mapas de atenção: Dependendo de quanto tempo os visitantes passam, estes mapas mostram qual parte da imagem ou página recebe mais atenção.
  • Clique nos mapas: Estes mapas destacam as áreas que recebem mais cliques.
  • Mapas de cursores: Estes mapas mostram onde as pessoas passam mais tempo com seus cursores na página.

 

Usos do mapa de calor em uma pesquisa

Entre as principais utilizações de um mapa de calor on-line estão as seguintes:

  • Coleta de informações sobre o design do site: Os respondentes podem ser solicitados a compartilhar suas opiniões sobre diferentes designs de páginas da web e a selecionar aquela de que mais gostam. Eles também podem ser solicitados a selecionar áreas ou clicar nos itens que são mais atraentes para eles. Os projetistas podem então analisar o relatório da folha de aquecimento e descobrir onde os visitantes estão clicando.
  • Prova de Conceito: Você pode usar uma pergunta de análise de calor para mostrar diferentes designs visuais ou botões “Call to Action” dos entrevistados, e perguntar-lhes o que eles preferem.
  • Encontre a melhor versão: O relatório do mapa de calor pode ser usado para encontrar a melhor escolha entre diferentes opções. A partir do relatório, você pode descobrir qual é a área da imagem que é mais popular.

 

 

Como fazer um mapa de calor

Quanto mais detalhado e específico você estiver em sua pesquisa, melhor você entenderá os resultados.

Um mapa de calor pode ser usado em pesquisas primárias para obter uma visão geral de informações de alto nível sobre o comportamento do usuário ou sobre as escolhas dos respondentes.

Você pode conduzir pesquisas com esta ferramenta em pesquisas, carregando imagens como opções de resposta e pedindo aos entrevistados que cliquem em suas áreas preferidas.

Com o software de pesquisa online QuestionPro, você pode fazer as seguintes configurações para usar a pergunta do mapa de calor:

  • Áreas de seleção máxima: Defina o número de regiões que o entrevistado pode selecionar a partir da imagem. O número máximo de escolhas pode ser 20.
  • Tipo de análise do Heatmap: Você pode escolher que ação o entrevistado deve tomar para registrar os dados. Há duas opções disponíveis na guia de configurações abaixo:
  1. clicando: A resposta será gravada quando os respondentes clicarem na imagem.
  2. arrasta e solta: A resposta será registrada quando os respondentes selecionarem uma área arrastando e soltando.
  • Cor para a área de seleção: Escolha uma cor para a área selecionada.

Conheça os tipos de perguntas para pesquisa.

 

 

Validação de perguntas de análise de calor

  • Solicitar uma resposta: Esta opção exibirá uma mensagem pop-up aos respondentes pedindo-lhes que respondam à pergunta. No entanto, eles podem optar por enviar a pesquisa com ou sem respostas
  • Forçar resposta: Você pode forçar os respondentes a responder a pergunta. Se eles não responderem, não poderão apresentar a pesquisa. Você também pode forçar um número mínimo de cliques ou seleções de área do total de escolhas disponíveis para esta pergunta.

 

 

Análise de dados do mapa de calor

A ferramenta online de análise do mapa de calor usa vermelho escuro para representar a área que foi mais frequentemente selecionada pelos participantes. O vermelho claro reflete as áreas que foram selecionadas menos. Finalmente, destaca-se em azul as áreas que não se aplicam com as respostas dos entrevistados.

Com tal representação gráfica dos dados, os pesquisadores de mercado podem identificar rapidamente os interesses dos entrevistados ou a área de foco apenas olhando para a imagem.

 

mapa de calor - ex pergunta

 

As imagens a seguir mostram qual parte da imagem foi mais clicada ou arrastada pelos entrevistados. A análise do mapa de calor mostra visualmente a densidade com diferentes gradientes de cor.

 

Análise por clique:

mapa de calor - ex pergunta 2

 

Análise por arrasta e solta:

mapa de calor - ex pergunta 03

 

 

6 vantagens do uso de um mapa de calor

 

  1. Transformando dados qualitativos em dados quantitativos: sem heatmaps (mapa de calor), seria difícil descobrir o que os entrevistados gostam dentro de uma imagem. Mesmo que você faça perguntas abertas, não será fácil para eles descreverem em palavras o motivo pelo qual gostam. Os mapas de calor fazem bom uso dessas informações e transformam dados qualitativos em dados quantitativos. Os pesquisadores de mercado podem visualizar a análise dos dados do mapeamento térmico e gerar relatórios com base nas respostas.
  2. Economize recursos: Com este tipo de pergunta avançada você pode realizar pesquisas preliminares e testes A/B, que o ajudarão a economizar recursos e obter informações na fase inicial da pesquisa.
  3. Insight: Se for solicitado aos participantes da pesquisa que escolham uma das múltiplas imagens, eles selecionarão uma opção e enviarão sua resposta. No entanto, você não saberá o que eles gostam na imagem e por que escolheram uma imagem específica. Com a análise posterior dos dados, você pode ver o que seus entrevistados gostam em uma foto.
  4. Taxas de conversão mais altas: Com os dados disponíveis sobre as escolhas do cliente, você pode ter certeza de onde investir seus recursos de forma a impulsionar as taxas máximas de conversão.

 

Agora que você conhece a pregunta de mapa de calor, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de software de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração