
Hoje, aprenderemos o que é marketing de afiliados, as melhores práticas para promover seus produtos ou serviços, como você é remunerado e muito mais. Compartilharemos como esse modelo de negócio funciona e como seus clientes e/ou leitores podem se tornar seus vendedores.
Vamos começar com o básico:
O que é marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é um modelo ou estrutura que permite que marcas estabeleçam parcerias com indivíduos ou empresas (chamados “afiliados” ou “parceiros”) para monitorar e mensurar seu desempenho de forma eficiente, escalável e lucrativa. O afiliado vende produtos ou serviços em troca de uma taxa pré-acordada ou de uma porcentagem da venda.
Seja qual for a ação que você deseja que esses parceiros realizem — impulsionar vendas, gerar leads, captar novos clientes etc. — você os remunera somente após a concretização dessa ação.
Em outras palavras, você paga pelos resultados reais.
Quem é responsável pelo modelo de marketing de afiliados?
Esses são os principais atores que fazem parte de um modelo de marketing de afiliados:
Marcas (anunciantes/comerciantes)
São as empresas que vendem um produto ou serviço. Podem atuar em setores como varejo, vendas diretas ao consumidor, serviços de assinatura, serviços financeiros, viagens, telecomunicações, banda larga, jogos, comércio eletrônico, marketplaces, B2B e outros.
Afiliados (editores, parceiros)
São os parceiros de marketing das marcas. Podem incluir blogueiros, sites de conteúdo de nicho, proprietários de sites pessoais, sites de avaliação de produtos, sites de compras, aplicativos móveis, plataformas de marketing, sites de mídia, sites de fidelidade, cupons e recompensas, e até mesmo outras marcas.
Redes de afiliados
Em um programa de afiliados, as redes de afiliados geralmente são responsáveis por todo o rastreamento, relatórios e pagamentos dos afiliados. Além de fornecer tecnologia de rastreamento, algumas redes oferecem gerenciamento completo do programa ou opções de autoatendimento.
As redes de afiliados também proporcionam às marcas acesso a uma ampla rede de afiliados que solicitam participação em seus programas, o que lhes dá acesso a centenas, até milhares, de parceiros em potencial.
Plataformas de software como serviço (SaaS)
Em um programa de afiliados, as plataformas SaaS oferecem às empresas monitoramento de desempenho, relatórios e pagamento; no entanto, elas não gerenciam programas de afiliados nem fornecem acesso a uma rede de afiliados. Essas plataformas se concentram exclusivamente nos aspectos tecnológicos de um programa de afiliados.
Agências afiliadas
Elas supervisionam e gerenciam as operações diárias e a estratégia de um programa em nome das marcas, incluindo o relacionamento com parceiros, aquisição, ativação e otimização desses parceiros. Trabalham diretamente com os afiliados e com a rede de afiliados ou plataforma SaaS que atende às necessidades tecnológicas do programa.
Clientes
O público-alvo é quem você precisa influenciar para que realize uma compra, envie um formulário de contato, se inscreva em uma newsletter, experimente um serviço, torne-se um novo cliente, entre outras ações.
Como funciona um programa de marketing de afiliados?
O marketing de afiliados envolve um afiliado que contata um consumidor para persuadi-lo a comprar produtos ou serviços de um programa de afiliados.
Os afiliados podem usar diferentes métodos para alcançar esse objetivo. Abaixo, listamos alguns exemplos de como fazer marketing de afiliados com sucesso:
Vídeos
Você já passou um tempo assistindo a avaliações de produtos no YouTube? Talvez tenha querido saber a opinião de outras pessoas sobre um produto antes de comprá-lo e, por isso, buscou uma avaliação em vídeo.
Um blog
Talvez você tenha lido um post de blog sobre um produto que desejava experimentar. Muitos profissionais de marketing afiliado usam posts em blogs para promover os produtos que estão vendendo.
Anúncio
Você pode promover o produto por meio de publicidade, seja pelo Facebook ou através de pagamento por clique.
Esses são processos diferentes dentro do marketing de afiliados. Um afiliado trabalha de forma independente e, como proprietário do negócio, você precisa permitir que ele faça o que for necessário para divulgar seus produtos e convencer os consumidores a comprar.
Acompanhamento de desempenho em marketing de afiliados
O marketing de afiliados utiliza cookies de rastreamento e um pixel inserido no site da marca para monitorar e mensurar a atividade de marketing de seus parceiros.
As métricas geradas por essa estrutura de rastreamento tendem a ser mais tangíveis do que em outras formas de marketing, permitindo um cálculo de ROI bastante confiável para a marca, incluindo:
- Inscrições, inscrições por e-mail, inscrições em sorteios
- Vendas, pedidos, assinaturas
- Taxa de conversão
- Clientes novos ou recorrentes
- Valor médio do pedido
- Custo por ação (CPA)
- Valor de vida do cliente (CLV)
Gestão de programa de afiliados
Normalmente, as empresas gerenciam seus programas de afiliados internamente ou firmam parceria com uma agência especializada para lidar com as necessidades diárias de um programa eficaz.
Há também marcas — especialmente as corporativas — que adotam uma abordagem “híbrida” para a gestão dos programas, supervisionando elementos internamente e contando com uma agência para gerenciar os aspectos operacionais do dia a dia.
O gerenciamento interno do programa de afiliados tende a funcionar melhor para:
- Empresas que decidiram intencionalmente executar um programa privado e pequeno de marketing de afiliados, com apenas alguns parceiros selecionados. Um gerente interno geralmente consegue administrar esse tipo de programa sem muita dificuldade.
- Empresas que não buscam expandir seu programa. A parceria com uma agência de afiliados é um investimento; se a empresa não planeja investir no programa, o custo pode não compensar.
O gerenciamento por agências afiliadas geralmente funciona melhor para:
- Empresas (geralmente em fase de crescimento) que não possuem recursos internos, experiência operacional e setorial, plataformas e parcerias necessárias para gerir efetivamente seus programas de afiliados.
O gerenciamento híbrido de programas de afiliados (interno + agência) geralmente funciona melhor para:
- Marcas corporativas que precisam de uma equipe ampla para gerenciar seu programa.
- Marcas que desejam usar uma agência para objetivos específicos ou para expandir estrategicamente sua presença geográfica.
Conclusão
Quando bem gerenciado, com os parceiros certos, o marketing de afiliados é sem dúvida um dos modelos de marketing mais eficazes e lucrativos para gerar novas receitas, novos clientes, leads de alto valor e vendas incrementais.
Como todas as estratégias de marketing, o marketing de afiliados exige tempo, dinheiro e, mais importante, conhecimento de marketing e publicidade online.