As melhores perguntas para um painel de pesquisa

Os painéis de pesquisa são uma compilação de perguntas enviadas a um público-alvo filtrado, a fim de compreender melhor uma determinada comunidade. Isto assegura uma elevada qualidade dos dados e elevadas taxas de resposta, porque os membros do painel já demonstraram a intenção de participar num estudo de pesquisa. Veja como planejar as melhores perguntas para painel de pesquisa.

Por exemplo, no caso de uma empresa pretende lançar uma nova linha de fraldas para bebês que querem começar a nadar cedo, gostaria de assegurar que este “conceito” seja algo que teria uma procura considerável e que as jovens mães pagariam efetivamente por ele.

Para saber mais sobre este assunto, estas jovens mães deveriam ser entrevistadas. Trata-se de uma selecção inicial de mães que os painéis online podem recrutar com base em critérios de qualificação (por exemplo, mães que tiveram bebês nos últimos 3 anos). A empresa pode então enviar pesquisas para painéis de mães que são a voz desse segmento de mercado.

Para tal, é importante cuidar da qualidade dos resultados das pesquisas, incluindo a autenticação de quem faz parte do painel, o acompanhamento da informação que geram em cada pesquisa, a taxa de resposta, o acompanhamento do número de pesquisas em que participam e a garantia de que os participantes estão envolvidos.

Uma pesquisa de painel oferece também a possibilidade de contatar novamente os participantes ao longo do tempo para a realização de investigação longitudinal ou testes de produtos.

Um painel controla a seleção dos respondentes, pelo que se pratica uma melhor metodologia de amostragem, ajudando a garantir a coerência, em especial na metodologia de aquisição, do início ao fim.

10 perguntas para um painel de pesquisa

Continuando com o exemplo acima, consideremos um painel para jovens pais. Aqui estão 10 perguntas para painel de pesquisa que pode incluir num inquérito de painel deste tipo.

1 – Que marca de fraldas prefere comprar?

Esta questão pode dar-nos uma ideia justa do que o cliente prefere e de quem são os nossos concorrentes, bem como de como a sua organização pode desenvolver um produto melhor e aplicar uma melhor estratégia de marketing em comparação com a concorrência.

2 – Que aspectos da parentalidade gostaria de discutir num painel de jovens pais?

Os pais jovens estão sempre ansiosos. Ansiosos por aprender sobre os seus bebês, quais os produtos de que o bebê precisaria, etc. A obtenção de informações sobre esta questão pode ajudar a equipa de marketing a desenvolver uma estratégia de posicionamento do produto para obter resultados eficazes.

3 – Pode relacionar-se com outros pais novos?

Os pais novos ligam-se frequentemente entre si porque enfrentam desafios semelhantes nas suas vidas de rotina, partilham objetivos futuros semelhantes e, acima de tudo, o seu amor pelos filhos.

4 – O seu local de trabalho tem instalações de baby-sitting?

Um local de trabalho de apoio pode ser um grande alívio para os pais em termos de ter uma creche nas suas instalações ou políticas para os pais jovens.

5 – Se fosse comprar o essencial para o seu bebé, onde estaria?

A compra de produtos para bebés pode ser demorada e difícil. É importante recolher informações sobre os produtos preferidos para que a sua equipa de marketing possa conceber um produto ou melhorar uma gama de produtos com base nisso.

6 – Com quanto é que o seu cônjuge contribui para a educação do seu filho?

Há alguns parceiros que acreditam em ajudar uns aos outros, enquanto alguns deles têm responsabilidades diferentes que lhes são atribuídas. Um investigador pode incluir esta questão em painéis de pesquisa e compreender o processo de reflexão entre os novos pais.

7 – Hipoteticamente, se o seu filho começar a chorar no meio da mercearia, o que faria?

Os instintos dos pais são diferentes. Para saber mais sobre uma comunidade, você deve fazer perguntas situacionais como esta.

8 – É estressante ser pai?

Os novos pais são frequentemente questionados sobre a forma como estão a lidar com o novo papel. Aqueles que trabalham na indústria dos cuidados infantis podem criar produtos que tornem este papel menos estressante.

9 – De que tipo de brinquedos o seu filho gosta?

Esta questão do painel de pesquisa pode ser vital para as empresas que fabricam brinquedos para bebês. A análise das respostas será eficaz na concepção do produto, na fixação dos preços e no modelo de comercialização global.

10 – Com que frequência sai sem o seu filho?

Uma comunidade de pais novos pode ter dificuldade em passar tempo com o cônjuge ou ter tempo para si mesmos. Spas, salões de beleza, restaurantes, etc., podem se beneficiar do fato de que os novos pais precisam de cuidados especiais e comercializar seus serviços de outras formas.

O âmbito do público tem uma relação direta com a capacidade de conduzir eficazmente um estudo de investigação. As audiências muito específicas e difíceis de encontrar, tais como veterinários ou contratantes, estão mais bem representadas num painel.

Se procura um elevado nível de envolvimento para um estudo que exige que o público já tenha conhecimentos ou experiência num nicho, o processo de recrutamento deve ser explicitamente concebido para que possa elevar os perfis dos membros com os atributos desejados.

 

Lembre-se de que pode criar painéis de pesquisa utilizando a QuestionPro. Pergunte no nosso chat online e marque uma demonstração dos nossos painéis online.