Pesquisa da população ativa: conheça do que se trata

Uma pesquisa da população ativa é um método de coleta de dados voltado para as famílias. É realizado com o objetivo de obter informações sobre a força de trabalho. Ou seja, as pessoas que estão trabalhando, as que estão desempregadas e as que não pertencem ao mercado de trabalho.

Esta ferramenta é aplicada, por exemplo, a cada 3 meses na União Europeia. Tem o objetivo de realizar uma investigação aprofundada. Estabelecendo conclusões e observando a sociedade como um todo.

Outros países aplicam mensalmente um inquérito às forças de trabalho para avaliar a situação atual do mercado de trabalho, calcular as taxas de desemprego e de emprego a nível nacional, provincial, territorial e regional e tomar decisões importantes sobre criação de emprego, educação e  , entre outros.

Como conduzir uma pesquisa da população ativa?

Uma pesquisa da população ativa é feita para um pequeno grupo de pessoas e com base nos resultados, se estabelecem conclusões para o resto da sociedade.

Os principais métodos para conduzir uma pesquisa sobre força de trabalho são os seguintes:

  • Cálculo da margem de erro: Este método estatístico permite encontrar a diferença que existe entre os dados observados na amostra e os dados reais da amostra.
  • Intervalo de confiança: Este método permite saber exatamente que a informação utilizada não excedeu a margem de erro.

Importância de utilizá-la

Esse método de coleta de dados permite que as organizações mantenham suas listas atualizadas para oferecer ofertas benéficas.

Os dados da pesquisa também são usados ​​para calcular o Produto Interno Bruto (PIB).  Se trata de uma medida global da produção econômica. As informações sobre a situação do emprego dos trabalhadores mais velhos são de particular interesse dos departamentos que estão considerando a possibilidade de modificar os fundos de pensão. Os dados sobre o emprego e o desemprego dos jovens também estão sendo cuidadosamente examinados. São coletados por formuladores de políticas e programas governamentais para estudar a entrada no mercado de trabalho.

Além disso, com o levantamento da população ativa, é possível realizar análises estatísticas que o governo e outras instituições podem utilizar para outros tipos de estudos relacionados à sociedade.

Use a QuestionPro para fazer sua próxima pesquisa populacional. Agende uma demonstração hoje e veja como funciona nossa ferramenta de pesquisa on-line.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Veja também:

O que é uma amostra representativa da população nacional?

O que é amostragem discricionária?

Etapas para realizar uma pesquisa de qualidade de vida

Amostragem deliberada, crítica ou experimental

Melhore sua amostragem seguindo estas dicas