Conheça o impacto e os benefícios da pesquisa emocional

A inteligência emocional, algo que não deve ser confundido com o QI, é a capacidade das pessoas de usar informações emocionais para guiar seus pensamentos e comportamentos. Algo interessante é que as emoções são um fator importante na decisão de compra dos consumidores. Por isso, a importância de conduzir uma pesquisa emocional.

Várias marcas de sucesso realizam este tipo de pesquisa para identificar valores emocionais e se posicionarem melhor do que seus concorrentes. Desse modo, aumentando a autenticidade de sua publicidade.

O futuro dos negócios será baseado em ter uma forte conexão emocional com os consumidores. As marcas que concentram suas pesquisas na compreensão do papel das emoções têm uma vantagem poderosa.

Técnicas para realizar pesquisa emocional

  • Webcams

Hoje, a pesquisa emocional é um dos 5 principais métodos de pesquisa. Esses testes são muito fáceis de implementar usando webcams. Os membros do painel geralmente são solicitados a ver anúncios ou produtos em suas casas ou escritórios. A câmera detecta expressões faciais e, em seguida, fornece o que é chamado de “análise emocional”. Em essência, a tecnologia revela sentimentos autênticos e o nível de intensidade dos indivíduos em tempo real.

  • Rastreamento ocular ou tecnologia de rastreamento ocular

Este método foi adotado de forma positiva por muitas empresas de pesquisa. Esta tecnologia registra conversas em conjunto com um sistema automatizado que analisa o movimento dos olhos. Do ponto de vista da venda, o software de rastreamento ocular decifra as preferências de um potencial cliente com relação ao design de uma página da web, a colocação da marca ou até mesmo o próprio produto. Alguns estudos têm tecnologia de rastreamento ocular que identifica corretamente os níveis de honestidade dos sujeitos com um nível de precisão de 83%.

De alguma forma, a tecnologia de rastreamento ocular é como uma espécie de pesquisa on-line, mas em um idioma diferente. A tecnologia de rastreamento ocular é capaz de medir os gostos íntimos dos entrevistados. Na verdade, as pesquisas on-line e a tecnologia de rastreamento ocular podem ser consideradas a combinação perfeita para o marketing, pois se concentram em uma questão-chave e uma maneira de obter informações: a honestidade.

  • Neuromarketing

Um dos principais pesquisadores do campo, Dr. Martin Block, explica da seguinte maneira como funciona o neuromarketing:

O neuromarketing trabalha com dados grandes. Dados transacionais e dados sociais, junto com dados sobre comportamento consciente e inconsciente. Com a finalidade de apresentar às empresas uma visão de como os gerentes de marketing podem influenciar o comportamento do consumidor.

O objetivo é desenvolver modelos de marketing e integrar os melhores para analisar dados e detectar como os compradores se relacionam com as marcas, e como elas influenciam suas decisões de compra. Os dados fornecem informações sobre o que uma pessoa fez, mas o neuromarketing explica o motivo.

Por isso

A QuestionPro tem um grande número de ferramentas inovadoras para realizar pesquisas sobre o comportamento do consumidor. Incluindo “chats ao vivo” (que servem para obter feedback usando uma plataforma personalizada em tempo real). Também outros formatos que combinam técnicas inovadoras para humanizar a experiência e converter uma pesquisa em uma conversa tipo bate-papo, a fim de captar melhores respostas dos respondentes.

Embora ainda haja muito trabalho a ser feito quando se trata de pesquisa emocional, as tecnologias ainda estão sendo desenvolvidas e as metodologias estão sendo refinadas. No entanto, a resistência à pesquisa emocional permanece.

A falha em adotar essa forma de pesquisa pode afetar negativamente a experiência do cliente, resultando em um enorme impacto na receita geral do negócio.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Perguntas para casais: entenda quais fatores influenciam sua relação

Pergunta sobre gênero: como fazê-la em uma pesquisa?

Quais são as expectativas do cliente?

Melhore a satisfação do consumidor com essas dicas

Os dois fatores vitais que deverias saber para melhorar a satisfação do cliente

Tipos de questionários: conheça os usos e características

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.