Tipos de questionários: conheça os usos e características

Tecnicamente, um questionário é um método de coleta de informações aplicado a um grupo de pessoas, mais conhecido como amostra. A intenção dos diferentes tipos de questionários é obter informações que possam ser úteis para uma organização, empresa ou instituição. 

Os questionários on-line fornecem informações importantes ou críticas na forma de dados significativos. Eles permitem que empresas ou organizações tomarem decisões mais inteligentes.

Existe uma grande variedade de tipos de questionário. Isso se deve à frequência com que é administrado ou à maneira como é implementado para os usuários. Leia: Questionário de marca: perguntas a serem feitas antes de criar a sua

Tipos de questionários de acordo com sua implementação e frequência

Agora que sabemos o que é um questionário on-line, precisamos entender os diferentes tipos existentes. 

Os questionários podem ser classificados de diferentes maneiras. Como mencionado acima, isso depende da frequência com que são administrados e das maneiras pelas quais são implementados. Veja: Como criar um questionário online

Tipos de questionário de acordo com o método de implementação

Questionários on-line

Hoje em dia a tecnologia é algo essencial em nossa vida e por isso os questionários on-line estão se tornando mais populares. Este tipo de questionários é composto por uma série de perguntas que podem ser implementadas facilmente para os entrevistados por e-mail, redes sociais, etc. Esses questionários são muito fáceis de projetar e são super simples de implementar. Os entrevistados têm tempo e espaço suficientes para responder à pesquisa e isso permite que os pesquisadores obtenham facilmente as respostas que estão procurando. A aplicação de questionários on-line é menos custosa em comparação com os métodos tradicionais, e os dados obtidos a partir deles podem ser rapidamente coletados e analisados. Questionários Online para Marketing: Muito Além da Pesquisa de Mercado!

Questionários escritos (em papel)

Como o nome indica, nesse questionário é usado o método tradicional de papel e lápis. Muitos acreditam no fato de que esses tipos de questionários são coisas do passado. No entanto, eles são amplamente utilizados, mesmo quando se trata de pesquisa de campo e coleta de dados. Mas é claro que, apesar de seu grande uso, é necessário mencionar que os questionários em papel têm um lado negativo, já que este método de investigação é um método mais caro. Além disso, requer a implementação de uma grande quantidade de recursos humanos, tempo e dinheiro.

Questionários telefônicos

Este tipo de questionário é evidentemente realizado pelo telefone. Nesses tipos de questionários, o tempo de resposta é maior, e o sucesso deles depende de quantas pessoas atendem o telefone e de quantas gastam seu tempo respondendo às perguntas. Saiba mais em: Pesquisas telefônicas ainda funcionam?

Questionarios face a face

Esta entrevista ajuda os pesquisadores a coletar informações ou dados diretamente de um respondente. É um método de pesquisa qualitativa e depende do conhecimento e experiência do pesquisador. Isso deve funcionar ao fazer perguntas relevantes para reunir informações valiosas. A implementação desse tipo de questionário pode durar de 30 minutos a algumas horas.

Tipos de questionários de acordo com a frequência de aplicação:

Questionário para pesquisas transversais

Um questionário para uma pesquisa transversal é aquele administrado a uma pequena amostra dentro de um maior população em um curto espaço de tempo. Este tipo de questionário oferece ao pesquisador um breve resumo do que os entrevistados pensam sobre o tempo que a pesquisa é realizada. Esses questionários são comumente curtos e rápidos de responder e são muito úteis na hora de obter uma opinião de uma situação particular. Saiba mais em: O que é um estudo transversal?

Questionário para pesquisas longitudinais

Outro tipo de questionário são aqueles que são aplicados para estudos longitudinais, que ajudam os pesquisadores a observarem e coletarem dados por um longo período. Questionários desse tipo, focados em tendências, são implementados para entender a  mudança ou transformação de um processo por um longo período de tempo. Esses tipos de questionários são administrados para entender como a inclinação ou os gostos das pessoas mudam com o tempo.

Tipo de amostragem para um questionário

Quando uma agência precisa de dados confiáveis ​​das opiniões e atitudes de seus clientes ou de um grupo seleto deles, é essencial aplicar o questionário a uma amostra válida e aleatória. Os questionários para pesquisas telefônicas são consideravelmente mais comuns do que as entrevistas face a face. São menos custosos de conduzir e tendem a ser amplamente aceitos como uma ferramenta de coleta de dados.

Existe uma margem de erro baseada no tamanho da amostra (geralmente a amostra mínima deve ser baseada em 200 indivíduos). Em geral, pesquisas por telefone fornecem informações razoavelmente precisas sobre a população da qual a amostra é retirada.

Enquanto existe uma margem de erro estatístico (a amostra 200 fornece um intervalo de erro de mais ou menos 7% com 95% de confiança). Tais questionários são o processo existente mais democrático. Assim como também o mais fiável para aprender sobre as opiniões de uma cidade inteira.

Um questionário com uma amostra aleatória não é apropriado para educar as pessoas sobre um problema. Sequer para tentar avaliar o que as pessoas farão no futuro. No entanto, os resultados dessas pesquisas fornecem um quadro razoavelmente preciso das opiniões das pessoas no presente.

As perguntas feitas no passado e no presente fornecem um grau razoável de precisão sobre o uso e os padrões de hábitos de uma pessoa.

Quando uma agência tem uma necessidade política de criar questionários que permitam que qualquer pessoa interessada responda, se desejar, uma pesquisa de auto-seleção é conduzida. Estas são pesquisas são distribuídas em locais públicos por escrito ou enviadas por e-mail. Também podem ser publicadas em jornais ou revistas.

É importante quando esse tipo de questionário é aplicado para conhecer as pessoas que “escolhem responder”. Na maioria dos casos, aqueles que se voluntariam para uma pesquisa de auto-seleção têm uma opinião forte. Essa opinião é frequentemente negativa sobre a questão que está sendo discutida.

No entanto, esses tipos de questionários são uma excelente ferramenta para relações públicas.  Assim como também uma boa maneira de fornecer informações ao público. Tenha cuidado ao tirar conclusões sobre o que o público em geral pensa sobre o tema da pesquisa.

Lembre-se de que, usando a QuestionPro, você pode criar qualquer tipo de questionário ou pesquisa. Também recomendamos: Gráfico de aranha, uma maneira de se aprofundar nas pesquisas on-line

Agende uma demonstração agora mesmo e resolva todas as suas dúvidas sobre o uso da nossa plataforma.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram