O que é pesquisa operacional?

A pesquisa operacional é um método analítico avançado que permite a solução de problemas e a tomada de decisões nas organizações. Os métodos mais utilizados incluem lógica matemática, simulação, análise de redes, teoria de filas e teoria dos jogos.

Com o uso da pesquisa operacional, é possível que os gerentes nas organizações possam construir sistemas eficazes baseados em dados completos, considerar todas as alternativas possíveis, prever cuidadosamente os resultados e fazer uso de ferramentas e técnicas de decisão.

Características da pesquisa operacional

  • Método científico de investigação.
  • O processo de pesquisa começa com a observação de problemas e coleta de dados.
  • O problema é apresentado de forma quantitativa, somente assim sua análise e avaliação são possíveis.
  • Tem como objetivo resolver problemas organizacionais.
  • Responsável por encontrar a melhor alternativa para resolver o problema.
  • Para que esse método funcione, é necessário trabalhar em equipe, que deve ser composta por especialistas.

Veja também: Qual é a diferença entre os dados primários e secundários?

Etapas da pesquisa operacional

Para realizar pesquisa operacional e encontrar a solução para o problema estabelecido, é necessário concluir as seguintes etapas:

  • Formular o problema: Durante a investigação operativa, para que a solução do problema tenha maior precisão, é importante identificá-lo e conhecer as consequências que ele tem na organização. Posteriormente, é elaborado um referencial teórico, os objetivos e limitações considerando qual a melhor solução e qual método deve ser aplicado. Para completar o primeiro passo, os dados relacionados ao problema são coletados para identificar as variáveis ​​e criar uma hipótese.

Saiba também: Como elaborar um plano para participação dos funcionários

  • Formulação do modelo matemático: Quando o problema é formulado, procuramos um modelo que o represente e que, ao mesmo tempo, contribua para a solução. O modelo deve ser uma representação abstrata da realidade que permita uma análise eficiente das opções que resolvem o problema.
  • Solução do modelo matemático: Uma vez estabelecido o modelo, o próximo passo é encontrar as variáveis ​​possíveis. Para resolvê-lo, é necessário dar um valor às variáveis ​​para melhorar a eficácia do sistema.
  • Validação do modelo: Essa etapa da investigação operativa consiste em verificar se a solução atende aos requisitos do problema.
  • Implementar a solução: Ao verificar o modelo de solução, o próximo passo é aplicá-lo. A equipe responsável deve informar sobre as atualizações ao implementar o método. Ao identificar o problema, os processos que foram usados ​​anteriormente devem ser modificados.

Convido você a ler: O que são dados ordinais?

Limitações 

  • É necessário simplificar o problema para controlá-lo e resolvê-lo.
  • Os modelos só encontram a solução para um objetivo.
  • Muitas vezes é mais caro implementar o modelo do que os benefícios para a organização.
  • Na maioria dos problemas, as restrições não são consideradas.

Leia também: Desenho de pesquisa e tipos que existem

A pesquisa operacional permite a solução de problemas complexos através do uso de múltiplas disciplinas, por isso é extremamente necessário conhecer esses sistemas para tomar melhores decisões e aumentar a produtividade organizacional.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

Vantagens de uma pesquisa como ferramenta de investigação

Como os dados populacionais são classificados?