Dicas para realizar pesquisas para pacientes

As pesquisas para pacientes são conduzidas com o objetivo de coletar informações sobre o grau de satisfação das pessoas em relação aos serviços de saúde, assistência médica e instalações médicas. São usadas até mesmo como ferramentas para coletar informações sobre o estado de saúde dos doentes e ter um melhor controle das informações.

Com esse tipo de pesquisa, é possível coletar dados que permitem às organizações e instituições conhecer a opinião dos pacientes. A fim de melhorar os serviços e fazer programas de benefícios para as pessoas que têm alguma doença.

Tipos de pesquisas para pacientes

Entre os principais tipos de pesquisas para pacientes, estão:

Pesquisas de satisfação

Este tipo de pesquisas é realizado com o objetivo de conhecer a opinião dos pacientes sobre o serviço oferecido em centros de saúde ou hospitais. Ao coletar esses dados, se pode saber como é o tipo de atendimento e a eficácia dos médicos ou da equipe administrativa. Questionário de histórico médico: como conduzi-lo

Pesquisas para detecção de doenças

Esta ferramenta é usada para detectar doenças em uma pessoa ou em uma população Se complementa com a ajuda de diferentes testes, físicos e clínicos, para detectar se o paciente tem algum padecimento.

Pesquisas para diabéticos

Esta pesquisa é geralmente muito específica, os pacientes são questionados sobre seus hábitos alimentares, rotina diária, histórico de doenças, etc. Este questionário é complementado por exames clínicos e seu objetivo é detectar se os pacientes sofrem da doença e qual tipo de diabetes tem.

Pesquisa para o serviço de enfermagem

Com esta pesquisa, a administração do hospital coleta informações sobre o tratamento que os pacientes recebem da equipe de enfermagem. Uma vez que estes são os trabalhadores que mais têm contato com eles. O objetivo é saber se sua atenção é adequada e se o serviço é eficaz.  Veja também: Teste de sono, que perguntas fazer?

Pesquisas de instalações

Com esses levantamentos é possível saber se as instalações dos centros de saúde atendem aos padrões de segurança e atendimento aos pacientes, obter detalhes da qualidade dos diferentes serviços e higiene. Ao coletar esses dados, é possível fazer as correções necessárias que favorecem o atendimento ao paciente.

Que perguntas fazer nas pesquisas para pacientes

Existem várias perguntas para uma pesquisa de satisfação do paciente, aqui compartilhamos algumas que podem ser muito úteis:

  • Você está satisfeito com o atendimento recebido no centro de saúde?
  • Os tempos de espera para receber atendimento foram adequados?
  • Você recebeu tratamento adequado da equipe?
  • As enfermeiras vieram ajudá-lo quando você solicitou?
  • Os médicos explicaram adequadamente seu padecimento e o tratamento que você deve realizar para combater sua doença?
  • As instalações do centro de saúde estão em conformidade com os padrões de segurança e higiene?
  • O hospital tem o equipamento certo para realizar o tratamento que você precisa?
  • Alguém da sua família tem diabetes?
  • Quando foi a última vez que você foi a um exame médico?
  • Algum membro da sua família tem uma doença crônica?
  • Você sofre de alguma doença crônica?
  • Você é alérgico a algum tipo de medicamento? Saiba mais em: Exemplos de perguntas sobre saúde para uma pesquisa

Dicas para realizar pesquisas para pacientes

Se você está prestes a realizar pesquisas para pacientes, temos algumas dicas para obter os resultados desejados:

Faça uma pesquisa anônima

Se a sua pesquisa é para qualificar os cuidados e serviços recebidos pelos pacientes, recomendamos que você a aplique anonimamente, para que os respondentes tenham mais confiança para responder honestamente. 

Colete os dados com a ferramenta correta

Com a QuestionPro você pode realizar pesquisas e coletar uma grande quantidade de dados facilmente. Através de telefones celulares ou tablets, os pacientes podem responder a um questionário interativo, independentemente de terem conexão com a Internet.

Faça as perguntas adequadas

Evite perguntas técnicas, aquelas que podem ser mal interpretadas ou invasivas para os pacientes. Isso fará com que a pesquisa não seja respondida ou que as respostas não sejam verdadeiras. Leia também: Exemplos de perguntas sobre saúde para uma pesquisa

Importância da realização de pesquisas para pacientes

As pesquisas para pacientes são de grande importância para os centros de saúde, clínicas ou hospitais, pois permitem oferecer um serviço satisfatório.

Com esta ferramenta, os pacientes podem oferecer sua opinião com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido pela equipe médica e administrativa da instituição.

Um fraco desempenho dos funcionários do hospital pode gerar perdas humanas e monetárias. Por isso, é importante que com essa informação sejam criadas estratégias que beneficiem o cuidado do doente. Pesquisa de saúde para melhorar a experiência do atendimento médico

Pesquisas para pacientes nos permitem estar cientes da satisfação dos usuários e garantir que eles permaneçam em níveis positivos. Se as instituições tiverem processos errados, elas podem ser resolvidas.

A QuestionPro oferece ferramentas on-line e off-line para que você possa criar facilmente a pesquisa que precisa. Solicite uma demonstração sem custo e descubra tudo o que você pode fazer com nosso software de pesquisa. Etapas para realizar um inquérito de qualidade de vida

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.