Etapas para realizar um inquérito de qualidade de vida

Um inquérito de qualidade de vida é um conjunto de perguntas que são solicitadas para obter feedback sobre bem-estar geral e felicidade ou infelicidade sobre a vida.

Esta ferramenta ajuda a medir o nível de satisfação, incluindo vários aspectos como saúde, bem-estar econômico, crenças religiosas, equilíbrio entre trabalho e vida privada, educação, tempo livre, segurança e, em geral, bem-estar no ambiente imediato. Veja também:

Exemplos de perguntas

Embora um inquérito sobre qualidade de vida possa ser muito ampla e diversificada e em grande medida adaptada a uma população específica, há algumas questões que a definem.

A chave para obter uma boa taxa de resposta é um bom inquérito. Em seguida, temos algumas perguntas elaboradas por especialistas que podem ser utilizadas em seus inquéritos on-line sobre qualidade de vida.

Perguntas para um inquérito de avaliação demográfica

A coleta de dados e a análise de um inquérito sobre qualidade de vida dependem das questões demográficas para obter informações pessoais. Algumas perguntas podem ser:

  1. Por favor, selecione seu gênero
  2. Qual é o nível mais alto de educação que você concluiu?
  3. Estado civil
  4. Origem étnica
  5. Por favor, selecione o seu tipo de emprego
  6. Qual é a sua renda familiar anual?

Perguntas para avaliar

As questões mais utilizadas para avaliar a qualidade de vida são:

  1. Você está feliz com o lugar onde mora?
  2. Você acha que seus vizinhos são pessoas boas?
  3. Com que frequência você se dedica a um hobby?
  4. Você acha que é importante comer bem?
  5. Você está feliz com a saúde e higiene do seu bairro?
  6. Acha que pode praticar sua fé sem obstáculos?
  7. Você acha que as políticas administrativas locais são direcionadas a você e à população local?
  8. Existem espaços suficientes para você praticar atividades físicas?  
  9. Você está extremamente inquieto ou nervoso?
  10. Você se sente irritado com todos ao seu redor?
  11. Como você classificaria sua saúde mental nas últimas 4 semanas?
  12. Como você avaliaria sua saúde física nas últimas 4 semanas?
  13. Com que frequência a falta de dinheiro impede você de fazer as coisas que você deseja?
  14. Há algo que você queira adicionar?

Etapas para projetar um inquérito de qualidade de vida

O uso mais eficaz deste inquérito serve s qualquer conselho, governo, consórcio, escola ou organização para coletar dados sobre a qualidade de vida das pessoas que estão associadas a eles. No entanto, para coletar informações acionáveis, você deve seguir algumas etapas:

Definir o objetivo do inquérito

Antes de aplicar um inquérito sobre qualidade de vida, o objetivo deve ser bem pensado. É necessário saber por que está sendo realizado e quem precisa responder o inquérito para ter sucesso. As perguntas do inquérito devem estar em sintonia com o objetivo do inquérito.

Faça apenas as perguntas necessárias

É importante garantir uma boa taxa de resposta. Não faça perguntas desnecessárias que provoquem que os entrevistados deixem o inquérito. Por exemplo, se você conhece as informações demográficas de um participante, é totalmente correto omitir essas perguntas.

Utilize o fluxo correto de perguntas

A maioria dos entrevistados tende a deixar o inquérito, pois as perguntas não são relevantes para eles. Nesse caso, é muito importante usar efetivamente as diferentes lógicas de inquérito, de modo que a resposta anterior defina a pergunta a seguir mostrada a um respondente

Projetar e testar o inquérito

O design do inquérito é um dos aspectos mais importantes. Fazê-lo corretamente aumenta a taxa de resposta. Antes de enviá-la, certifique-se de experimentá-la para ver se parece exatamente como você deseja. Isso é importante para que a experiência do respondente seja como você planejou.

Analise e publique as respostas

Uma vez enviada seu inquérito sobre qualidade de vida, é importante coletar e analisar as respostas. Para aumentar a validade, publique os resultados para que todos os entrevistados e membros da comunidade possam ver as respostas.

Dicas para realizar um inquérito de qualidade de vida

Aqui estão algumas dicas para criar uma bom inquérito de qualidade de vida:

Não faça muitas perguntas diretas

Fazer perguntas diretas distorce as respostas do inquérito, pois coage o respondente a responder de uma determinada maneira. Portanto, é importante certificar-se de que elas são formulados corretamente.

Manter opções de resposta consistentes

Se as opções de resposta de um inquérito não forem uniformes, isso pode confundir os entrevistados e os resultados do inquérito podem ser mal interpretados. Portanto, é importante ter opções de resposta consistentes.

Mantenha as perguntas como opcionais

Fazer com que todas as perguntas do inquérito sejam obrigatórias, aumenta a taxa de abandono. É importante verificar se as perguntas são opcionais para os respondentes para garantir que eles terminem. Com a QuestionPro você pode agendar uma mensagem de lembrete, caso esqueça de responder a alguma pergunta.

Utiliza vários métodos de distribuição

Para obter maiores respostas, é importante usar vários métodos de distribuição de inquéritos, como inquéritos por e-mail, por SMS, inquéritos móveis, etc.

Ofereça incentivos

Poucas pessoas fariam qualquer coisa de graça. Da mesma forma, para aumentar o número de respostas válidas, ofereça incentivos aos respondentes para concluir seu inquérito.

Lembre-se que com a QuestionPro você pode realizar um inquérito de qualidade de vida ou qualquer outro tópico que deseje investigar. Crie sua conta gratuita ou agende uma demonstração para começar seu projeto hoje!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de inquérito, utilize uma plataforma online de inquérito, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em inquérito e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Recomendamos também:

Guia para atendimento ao cliente em pequenas empresas

Conheça as vantagens de realizar um inquérito de opinião

A experiência do cliente, saiba como melhorá-la na sua empresa

Perda de clientes: 5 dicas para seguir em sua empresa

3 maneiras de aproveitar o feedback do consumidor para sua empresa

Customer Success: o sucesso do cliente e da sua empresa

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.