Questionário de comunicação social ou autismo: Definição e aplicações

Um questionário de comunicação social ou autismo é um conjunto de perguntas que antes eram conhecidas como questionário para detectar esse transtorno.

Esta ferramenta é responsável por medir o grau de transtorno do autismo. Um terapeuta experiente pode fazer um diagnóstico definitivo de inquérito usando um questionário de comunicação social.

O questionário sobre o autismo é cuidadosamente elaborado com 40 perguntas fechadas que os respondentes precisam responder com um “sim” ou um “não”. Geralmente, são perguntas constantes que são respondidas na companhia dos pais.

Este inquérito é aplicável a qualquer pessoa cuja idade física esteja entre 2 e 4 anos.

Nenhuma é necessária ajuda profissional para responder, o cuidador principal pode receber as instruções necessárias. Mas os pais podem responder a esta inquérito sem qualquer supervisão direta.

Uma vez que esteja devidamente preenchido, aqui é onde você necessitará de supervisão de um profissional para analisar os principais resultados. Esta inquérito é respondida em menos de 10 minutos e as respostas podem ser analisadas em menos de 5 minutos.

Perguntas para um questionário de comunicação social ou autismo

Um típico questionário de comunicação social tem 40 perguntas, em que os pais da pessoa que está sendo avaliada necessitam preencher. A ferramenta é projetada para determinar se a pessoa precisará de uma avaliação adicional ou não. Com base nas respostas obtidas, a avaliação é realizada por um profissional treinado. Veja também: Características da segmentação psicográfica

Principais usos do questionário de autismo

  • A ferramenta fornece uma medida dimensional e a pontuação pode ser usada para entender se a criança tem autismo.
  • O questionário de comunicação social é utilizado como dispositivo de triagem. Tem a finalidade de avaliar pessoas que necessitam de melhor cuidado e observação clínica em relação à sua condição.
  • Dependendo da pontuação, o cuidador principal ou os pais podem compreender uma avaliação clínica detalhada de uma criança cuja pontuação é um pouco abaixo da pontuação limite.
  • As pontuações obtidas ao responder o questionário podem ser usados para manter uma análise comparativa para qualquer outro inquérito ou estudo relacionado a criança.

Veja também: Como utilizar um criador de questionário para coletar dados

Limitações do questionário de comunicação social ou autismo

  • O questionário não é adequado para o diagnóstico individual. Isso porque requer uma quantidade ideal de informações sobre o início, o desenvolvimento da doença e a especificidade dos sintomas. Isso não pode ser obtido imediatamente após a avaliação.
  • Os relatos dos cuidadores devem ser confirmados com observações clínicas diretas. As respostas dos indivíduos são baseadas nas suas interpretações.
  • Deve-se notar que não é adequado para crianças menores de 2 anos, já que estão em fase de desenvolvimento.

Por último, recomendamos: Melhores perguntas para um questionário de psicologia

Com a QuestionPro você pode facilmente realizar um questionário de comunicação social ou autismo. Ele servirá como um guia para diagnosticar se seus pacientes têm transtorno de autismo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de inquérito, utilize uma plataforma online de inquérito, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em inquérito e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Perguntas para um inquérito sobre bipolaridade

Inquérito seccional – conheça suas vantagens e desvantagens

Estudo de inquérito: razões pelas quais ajuda você a ser mais lucrativo

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.