O que é um questionário de controle interno?

Um questionário de controle interno é uma ferramenta de coleta de dados que uma empresa fornece a seus funcionários com o objetivo de realizar uma auditoria e determinar em quais áreas uma melhoria deve se concentrar.

O objetivo deste questionário é ajudar a avaliar os controles gerais e internos de uma empresa. Cada pergunta refere-se a controles internos globais em alto nível; enquanto detalhes específicos de controles internos podem ser revisados ​​durante as visitas ao local.

Após concluir a coleta de dados, a auditoria pode usar as informações fornecidas na validação do ambiente de controle interno e no desenvolvimento das áreas de controle.

 Cada resposta deve ser validada, para que os respondentes sejam solicitados a fornecer as informações mais precisas possíveis; que realmente reflitam os processos e controles de negócios atuais.

Quando os funcionários respondem às perguntas, o auditor sabe se a empresa mantém registros precisos em geral e possui evidências que mostram quem é responsável por quais documentos. A empresa recebe os benefícios de ter uma auditoria mais barata, mais rápida e eficaz devido à aplicação de um questionário.

Objetivos do questionário de controle interno

Entre os principais objetivos estão os seguintes:

  • Desenvolver e manter a funcionalidade da autoridade para manter os controles da organização.
  • Estabelecer claramente as funções e responsabilidades das diferentes áreas da organização e esclareça as possíveis seções que não estão completamente definidas.
  • Definir um sistema contábil que ofereça informações completas e específicas sobre os resultados operacionais da organização.
  • Oferecer informações que permitam aos gerentes da organização projetar claramente um manual de processo.
  • Criar um sistema de orçamento para as operações futuras da organização que garanta a conformidade.
  • A distribuição adequada dos diferentes departamentos para promover a responsabilidade e o desenvolvimento dos funcionários.

Como criar uma cultura centrada no cliente?

Vantagens de conduzir um questionário de controle interno

Entre as principais vantagens da realização de um questionário de controle interno estão as seguintes:

1. Evidência

Um questionário de controle interno oferece evidências documentadas e um banco de dados financeiro; que permite às empresas saber se estão atualizadas nessa área.

Se o auditor descobrir que os funcionários não têm conhecimento sobre um plano de contas, a organização pode não manter bons registros. Portanto, é necessário realizar uma auditoria aprofundada.

Método de pesquisa qualitativa – saiba as características que o distingue

2. Controle de funcionários

Outro benefício do questionário de controle interno é que eles oferecem evidências para saber se os funcionários reservam um tempo para verificar o trabalho de outras pessoas na organização.

Leia também: Esteja aberto às mudanças e alcance a retenção dos funcionários

3. Controle do conselho de administração

O questionário de controle interno também permite avaliar a eficácia do conselho de administração da organização e saber se a equipe que o forma supervisiona os registros das contas, recebe relatórios financeiros e leva tempo para avaliá-los.

O objetivo é saber se o conselho de administração é mantido ativamente e trabalha para garantir que os registros financeiros da organização sejam precisos.

Veja também: Plano de pesquisa: crie um e obtenha melhores resultados

4. Auditorias futuras

Por fim, o questionário de controle interno permite que os auditores localizem as áreas de preocupação; comparando os departamentos da organização.

Índice de cultura organizacional – por que é importante?

Importância da aplicação de um questionário de controle interno

Um questionário de controle permite que o auditor tenha uma visão clara da organização e seu comportamento financeiro.

As informações coletadas nesse processo são decisivas para a tomada de decisões de negócios, o bom funcionamento da organização e o destaque do processo de inteligência de negócios.

Ao conduzir um questionário de controle interno, as empresas podem atingir seus objetivos. É por isso que é importante seguir cada ponto da avaliação e executá-lo corretamente.

A QuestionPro é uma ferramenta que pode ser muito útil para criar e aplicar um questionário e também para obter qualquer tipo de feedback dos funcionários. Saiba mais sobre seus recursos solicitando uma demonstração on-line para solucionar todas as suas dúvidas.

Também recomendamos: Pesquisa empírica: conheça as etapas para executá-lo

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram