Respondentes de comunidades online: como motivá-los?

Existem diferentes perguntas que você pode implementar para motivar os participantes de uma comunidade online. A metodologia que você decide executar deve incluir interatividade durante todo o processo que dura sua participação, para que se sintam comprometidos com o projeto. Neste artigo, saiba como capturar a atenção dos respondentes de comunidades online durante todo o processo do seu projeto de pesquisa.

Por que a motivação dos respondentes de comunidades online é importante para uma pesquisa?

Sem dúvida, possuir uma comunidade on-line traz inúmeras vantagens, entre elas, a interação com os participantes através de fóruns de discussão, debates, pesquisas on-line, entre outros aspectos; pelos quais, em primeira mão, você pode conhecer vários pontos de vista sobre o seu produto ou serviço, o que desejam e o motivo de cada comportamento. 

A partir da motivação que você fornece, os participantes se sentem parte de um grupo; com a confiança necessária para interagir, tempo para responder e trocar conhecimentos com outros membros. Essas dinâmicas de interação que as comunidades online fornecem são uma grande vantagem para qualquer projeto de pesquisa.

E é que, em última análise, eles são o elemento mais importante para que uma comunidade seja bem-sucedida. Sua atividade e envolvimento em cada uma das atividades são de vital importância; para mantê-los conectados, para que se sintam levados em consideração e motivados.

Cabe a você mantê-los entusiasmados durante toda a sua participação e nunca se esqueça de que os dados que eles fornecem em cada uma das atividades que realizam são a base para as futuras tomadas de decisão.

4 dicas para seguir com os respondentes de comunidades online


  1. Crie um sentimento de “pertencer”

Uma característica que caracteriza os seres humanos é o desejo de sentir que fazemos parte de algo. Uma comunidade on-line consegue alcançar isso, recebendo os participantes que estão relacionados a algo, que se identificam. Por isso, é importante criar esse vínculo de confiança para que eles se sintam livres e seguros ao realizar cada atividade. Isso pode ser feito, por exemplo, com o uso de uma linguagem simples e leve, fazendo com que se sintam confortáveis nas atividades, mantendo-os interessados.

Comunidades online – crie a sua da maneira correta

  2. O gerente da comunidade é uma figura super importante

O administrador ou moderador de uma comunidade deve estar em constante comunicação e resolver as dúvidas ou preocupações dos participantes. Sempre agindo com respeito e buscando que os participantes se sintam à vontade para responder, motivando-os a participar, sendo claro em suas instruções e requisitos.

Idealmente, as atividades devem passar de menor para mais complexa, a fim de introduzir os respondentes em cada uma das dinâmicas e na metodologia que se decida implementar. Outro ponto importante é analisar todos os participantes, a fim de detectar a falta de resposta ou abandono, para mantê-los ativos.

Confira as Dicas para gerenciar uma comunidade online

3. Planejamento acima de tudo

Cada uma das atividades devem ser agendadas, sempre procurando o conteúdo que você compartilha de acordo com os interesses dos participantes; mas sem esquecer os dados necessários para o sucesso da sua pesquisa. Lembre-se também de que os membros da sua comunidade, com novas atividades,  mantêm a atenção de forma mais intensa no projeto.

 

  4. Recompense sua participação

Existem várias maneiras de incentivá-los, até para quem não participa muito, essa é uma excelente opção para motivá-los voltar à comunidade. Lembre-se sempre da importância dos dados que eles fornecem para o sucesso do seu projeto. Desse modo, também é importante que você os informe sobre as mudanças feitas graças às recomendações deles; para que sempre sintam que suas opiniões são valiosas para a tomada de decisões da empresa.

Já decidiu criar uma comunidade? Convido você a conhecer a  QuestionPro Comunidade, a plataforma web projetada para gerenciar comunidades de insights que enriquecerão e otimizarão seus processos de pesquisa quantitativos, qualitativos e internos.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram