SaaS: o que são softwares SaaS e quais as vantagens de usá-los?

A QuestionPro recebeu o prémio de uma das empresas SaaS que mais cresceram em termos de receita no ano de 2019 na lista da Latika e estamos realmente felizes com esta notícia e com nosso trabalho sendo reconhecido. Mas você sabe o que é uma empresa SaaS?

Software como serviço é um daqueles softwares que todos já utilizaram e utilizam, mas muitos não sabem o que são exatamente.

Software As A Service é um programa que não precisa ser instalado para ser usado, pois faz parte do sistema cloud computing, e pode ser pago ou não.

Você com certeza utiliza SaaS

Você escuta músicas pelo Spotify, troca e-mails pelo Gmail ou utiliza os pacotes Microsoft Office? Estas são exemplos de empresas SaaS que utilizamos em nosso dia a dia e vieram para facilitar nossa vida.

Uma das maiores vantagens dos softwares SaaS é que você não precisa ficar atualizando a plataforma e também não corre o risco de seu celular não ter suporte para o aplicativo, basta ter acesso a internet e realizar o logon único

Vantagens de utilizar SaaS

  • Não ocupa espaço de armazenamento – Os SaaS não ocupam espaço de armazenamento em seu celular porque não é necessário fazer o download do aplicativo.
  • Atualizações automáticas – não precisar perder tempo instalando novas atualizações, que são feitas automaticamente pelo prestador do serviço.
  • Fácil acesso – Para acessar a plataforma você somente necessita de acesso a internet, pode ser de celular, computador, tablet ou etc. 
  • Acessibilidade – Alguns celulares já não possuem permissão para baixar determinados aplicativos, com o SaaS você não tem este problema, basta fazer o logon único desde a internet.
  • Versão de teste – A maioria dos SaaS possuem uma versão de teste, alguns como spotify por meses determinados, outros como a QuestionPro por tempo indeterminado, embora a versão paga tenha um ótimo custo benefício e diversas vantagens.
  • Uso autoexplicativo – A maioria dos SaaS possui uma plataforma muito fácil de se manejar. Na QuestionPro por exemplo, você cria, distribui e analisa suas pesquisas de forma super fácil e prática, mesmo assim temos uma equipe disponível para suporte ao cliente.
  • Controle de gastos – Nas empresas SaaS seu gasto já é determinado, seja uma assinatura mensal ou anual, você já sabe exatamente o quanto vai investir.
  • Fácil análise de dados – As empresas SaaS como a QuestionPro, Microsoft Office, etc.  possuem sistema prático que facilita análise de dados.

O SaaS foi desenvolvido com o intuito de facilitar o uso dos softwares e a produção dos usuários. 

O mercado de SaaS vem com um crescimento de 30% anual, com previsão de continuar crescendo fortemente em todos os segmentos de SaaS e em todos os estados geográficos. 

Diferença entre SaaS, IaaS, PaaS e HaaS

Com o crescimento da tecnologia cloud computing (tecnologia de armazenamento em nuvem) as empresas que utilizam este tipo de serviço estão divididas em categorias, SaaS, IaaS, PaaS e HaaS e possuem características possíveis de serem diferenciadas.

SaaS ou Software como serviço – São softwares como a QuestionPro, que oferecem um produto completo com algum tipo de licença, na maioria das vezes temporária. É um produto voltado para o público final. 

Exemplos de empresas de SaaS: QuestionPro, Microsoft 365, Netflix, Google Drive e outras.

Paas ou Plataforma como serviço – É uma plataforma de desenvolvimento e implementação de aplicativos sem a necessidade de configurar uma infraestrutura.

Exemplos de empresas PaaS: Amazon Web Services, Sales Force, Google App enginer e outras.

IaaS ou Infraestrutura como serviço – São serviços voltados para infraestrutura de backup, redes, servidores e etc. Este tipo de software oferece uma flexibilidade em armazenamento, velocidade e configuração de servidores e serviços. 

Exemplos de empresas IaaS: Amazon Web Services e Microsoft Azure.

HaaS ou Hardware como serviço – É um modelo de prestação de serviço para hardware. As empresas não necessitam mais adquirirem um hardware e ter que mantê-los atualizados, com a HaaS as empresas contratam o hardware como um serviço e não precisam se preocupar com atualizações e problemas, pagam apenas uma assinatura mensal ou anual para uso do hardware.

Uma das maiores vantagens das plataformas SaaS como a QuestionPro e das outras empresas do ramo de cloud computing é que os prestadores de serviço precisam se manter atualizados e buscando melhorias a cada dia para que o usuário não queira deixar o serviço, o que melhora a qualidade do produto e do atendimento e suporte ao cliente.

Agora que você já sabe do que se trata e tem uma noção do quão grandioso é este mercado, já pode ter uma ideia do quão importante é o prêmio recebido pela QuestionPro das empresas SaaS que mais cresceram em receita pela classificação da Latka.

Continuaremos melhorando e atualizando nossa plataforma para que cada dia tenhamos o melhor em tecnologia e prestação de serviço para que vocês, nossos clientes, tenham a cada dia mais êxito em suas pesquisas e em seu negócio.

Veja as atualizações que já entregamos para vocês este ano: Lógicas de pesquisa: Atualização QuestionPro 2020.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.