Tabela dinâmica de consulta multi-nível

A tabela dinâmica de consulta multi-nível, ou, tabela de pesquisa, mostra a exibição de respostas em diferentes níveis ou hierarquias de dados para investigação.

Esta ferramenta da QuestionPro permite que você colete informações específicas e detalhadas.


O que é uma tabela dinâmica multi-nível?

Uma tabela dinâmica de pesquisa é uma maneira para representar hierarquias de dados. Por exemplo, se você precisar que os usuários selecionem uma lista de opções de respostas muito grande, você pode utilizar essa tabela para otimizar sua pesquisa e inserir nela até 4.000 itens de respostas.

Nesses casos, a tabela dinâmica de pesquisa pode ser usada para segmentar os dados. Por exemplo, os usuários podem escolher o estado e, em seguida, visualizar uma lista de todas as universidades desse estado para escolher uma universidade.

A tabela de pesquisa dinâmica em vários níveis é muito útil para os pesquisadores, pois os ajuda a coletar dados precisos e desagregados. Com base na escolha feita na hierarquia acima, o investigador pode exibir a seguinte opção de resposta.

Também permite que os pesquisadores criem pesquisas mais limpas e agradáveis, principalmente quando a lista de opções de resposta é muito longa.

Isso também tem um efeito positivo sobre os entrevistados, pois eles não precisam vasculhar longas listas de dados. Depois de selecionar a primeira resposta (no primeiro nível da hierarquia), apenas as opções de resposta relacionadas ao primeiro nível são exibidas no segundo nível. Isso ajuda a pesquisa a não ser cansativa para os participantes.

Veja também: Recursos para criar pesquisas


Usos da tabela dinâmica multi nível

Os investigadores podem usar a Tabela dinâmica de pesquisa quando for necessário coletar dados segmentados com base na escolha da resposta de hierarquia.

Se houver uma pergunta que tenha uma longa lista de opções de resposta, ela poderá ser usada para criar uma hierarquia, segmentar os dados e ajudar os respondentes a escolher a resposta correta.

Veja como funciona com o exemplo de pergunta tabela dinâmica abaixo:


Exemplo de uma tabela dinâmica

Vamos dar o exemplo de uma empresa de telefonia celular, coletando dados da população em geral sobre qual modelo de telefone celular e qual marca eles estão usando atualmente.

Existem centenas de modelos de modelos disponíveis e listá-los todos em uma tabela é impraticável. Em vez disso, o pesquisador pode criar uma hierarquia na qual os entrevistados precisam escolher a marca primeiro e, com base na seleção, os modelos da marca selecionada são exibidos.

Isso ajuda os entrevistados a escolherem facilmente o modelo e a marca que estão usando no momento.

Vamos ver o seguinte exemplo:

  • Etapa 1: o entrevistado primeiro escolhe a marca do celular.

tabla-dinamica- (1)

  • Etapa 2: Dependendo da marca selecionada, apenas os modelos dessa marca serão mostrados

tabla-dinamica-2-1 (1)


Vantagens da tabela dinâmica

Essas são as principais vantagens do uso de uma tabela dinâmica de pesquisa:

  • Qualidade: a tabela de consulta dinâmica multi nível (tabela de pesquisa) mantém a qualidade das respostas capturadas. Em vez de pedir que os respondentes anotem suas respostas, esse tipo de pergunta sugere respostas para você escolher.
  • Precisão: dados precisos podem ser capturados e erros de digitação podem ser eliminados. A questão não deixa margem para erro.
  • Velocidade: a tabela dinâmica de consulta multi nível (tabela de pesquisa) ajuda o respondente a segmentar os dados para que a escolha da resposta seja fácil e rápida.

Use a tabela de pesquisa multi nível!

Ofereça aos participantes uma variedade de opções e colete respostas de qualidade para sua pesquisa.

Se você deseja criar uma pesquisa, na QuestionPro temos as ferramentas certas para ajudar você. Agende sua demonstração agora e veja todos os nossos recursos.