Recursos para criar pesquisas

O bom uso de bons recursos para criar pesquisas aumentam as respostas e fornecem dados precisos. Recursos robustos, como compartilhamento de relatórios e design personalizado, permitem que você se conecte com os respondentes. Quanto melhor você se conectar com os participantes, mais esforço eles farão para responder às suas perguntas. O resultado são dados precisos, confiáveis ​​e úteis.

Você se lembra da última pesquisa que fez? O design, o esquema de cores e as perguntas estavam em destaque e como analisou os dados? Ou você esqueceu disso ou nem se deu por conta porque a experiência geral foi branda?

Uma pesquisa de mercado coleta dados para melhorar seus negócios e uma pesquisa bem-sucedida usa o tipo certo de coleta de dados para fornecer informações úteis aos clientes. A escolha de métodos errados deixa você com uma imagem incompleta das opiniões das pessoas; a última coisa que você deseja é gastar tempo e dinheiro em um estudo e conclui-la com dados incorretos.

Melhorar seus negócios exige mais do que dados brutos – requer a capacidade de analisar as informações coletadas em etapas acionáveis. Seu software de pesquisa precisa coletar e avaliar dados, ou seja, precisa ter bom recursos para criar pesquisas.

Veja mais: Quais são os métodos mais eficazes de coleta de dados?


Quantitativo vs. Qualitativo

Antes de escolher o método de coleta correto, você precisa entender os tipos de dados. A maioria dos dados se enquadra em duas categorias: quantitativa e qualitativa.

Quantitativo: Esta pesquisa se concentra em dados numéricos. As informações coletadas fornecem um conjunto de fatos e números que você pode medir e analisar. Por exemplo, você envia uma pesquisa solicitando que as pessoas classifiquem sua satisfação com sua empresa em uma escala de 1 a 5. As respostas são uma representação exata da satisfação do cliente que você pode medir.

Qualitativa: a pesquisa qualitativa procura identificar por que alguém tem uma opinião específica. Você usa uma conversa para observar como uma pessoa pensa e se sente. Embora não seja numérico, você ainda analisa dados qualitativos. Graças à sua natureza interpretativa, os estudos qualitativos são frequentemente muito menores que os estudos quantitativos.

O uso da pesquisa quantitativa e qualitativa juntos mostra como um cliente pensa e também por que ele se sente de uma certa maneira.


Métodos populares de coleta de dados

Existem várias maneiras de coletar dados, mas os métodos mais populares incluem:   

Pesquisas e questionários: esse método quantitativo direto de pesquisa envolve a distribuição de perguntas fechadas ao consumidor. A pesquisa faz perguntas sobre produtos e serviços, experiência do cliente ou a própria marca. 

Entrevistas: nesse método, um entrevistador faz perguntas aos participantes em um ambiente individual. O entrevistado pode expandir suas respostas para fornecer explicações detalhadas. As entrevistas pessoais são ótimas para obter dados qualitativos, mas são caras e podem consumir muito tempo.

Focus Group: os grupos de foco reúnem pequenos grupos de pessoas para discutir um tópico. Os pesquisadores usam critérios específicos para escolher os membros do grupo que representarão uma parte de uma população maior. O grupo inclui um moderador que lidera a discussão. Por exemplo, se uma empresa faz sacos de fraldas e convida novos pais para um grupo de foco, o moderador pergunta a eles o que eles precisam e querem de um saco de fraldas.

Documentos e registros: você pode coletar dados de pesquisas e estudos existentes por meio de pesquisas secundárias. Agências governamentais, universidades e corporações podem fornecer as informações iniciais necessárias por uma fração do custo.

As pesquisas online são uma opção fácil e econômica para coletar as informações necessárias. Eles fornecem dados quantitativos, mas você também pode solicitar respostas qualitativas por meio de perguntas abertas.


Características de design

O design da pesquisa é fundamental para o sucesso. Pesquisas com aparência profissional inspiram confiança nos usuários, incentivando-os a pensar em cada pergunta e a fornecer respostas precisas. Pesquisas genéricas geralmente aborrecem os entrevistados, deixando-os abertos a distrações.

O uso de todos os recursos para criar uma pesquisa inclui a parte do design e isso aumenta as taxas de resposta e a precisão dos dados.

Uso de emojis e imagens: Um estudo da Claremont Graduate University explorou respostas de pesquisas baseadas em emojis. Os participantes concluíram duas pesquisas, uma baseada em texto e outra emoji, para avaliar sua experiência usando um aplicativo. O estudo constatou que o uso de emojis estimulou os entrevistados e incentivou a participação pelos seguintes motivos:

smiles

Os emojis são fáceis de entender e tornam a realização de uma pesquisa mais divertida do que a leitura de respostas em texto. O uso de imagens também ajuda no processo de tomada de decisão. É mais fácil tomar uma decisão olhando para emojis do que para respostas baseadas em texto.

Além disso, a expressão facial dos emojis ajuda os entrevistados a relacionar as opções de resposta aos seus sentimentos. Por exemplo, um cliente recebe uma pesquisa de satisfação baseada em emojis. A pesquisa pede que eles avaliem seus sentimentos sobre a experiência de atendimento ao cliente. O cliente pode escolher um emoji carrancudo ou sorridente para expressar a maneira como sua experiência os fez sentir.

Personalização da pesquisa: cores personalizadas, logotipos e outras opções de marca tornam as pesquisas mais convidativas. A aparência refinada de uma pesquisa personalizada deixa os usuários à vontade e os participantes têm mais probabilidade de concluir uma pesquisa com aparência profissional do que uma genérica.

A personalização também aumenta o reconhecimento da marca. À medida que os usuários concluem a pesquisa, eles veem seu logotipo e esquema de cores por toda parte. Este lembrete sutil e constante de seus negócios mantém você na vanguarda de suas mentes.

Modelos prontos: você não precisa de habilidades avançadas de codificação ou design para oferecer ótimas pesquisas – você pode criar questionários em minutos usando modelos de pesquisa.

Ao contrário de criar uma pesquisa do zero, os modelos oferecem acesso imediato às melhores perguntas para suas necessidades. Esses questionários são elaborados por um especialista para economizar tempo e esforço. 

Digamos que você queira avaliar o atendimento ao cliente da sua empresa com uma pesquisa pós-venda ou uma pesquisa de satisfação. Os modelos de avaliação do serviço ao cliente permitem acessar vários tipos de perguntas e designs de pesquisa para encontrar o ajuste perfeito.

Lógica e ramificação: um dos recursos para criar pesquisas avançadas é lógica e ramificação. Os participantes recebem perguntas relevantes usando os dados de suas respostas anteriores.

Por exemplo, você solicita a localização de um usuário. Sua pesquisa faz perguntas sobre a cidade a partir da resposta inicial.

Como alternativa, você pode usar ramificação e lógica para filtrar usuários irrelevantes. Digamos que você queira saber mais sobre quem bebe café. Sua pergunta inicial pergunta se o usuário bebe café. Se um usuário responder com “Não”, ele será movido para o final da pesquisa, economizando tempo para os dois.


Recursos para criar pesquisas – Tipos de perguntas

Um bom design aumenta as respostas à sua pesquisa, mas altas taxas de resposta não são iguais a dados confiáveis. Um usuário que passa sem processar suas perguntas não fornece resultados precisos. Diferentes tipos de perguntas mantêm a atenção dos participantes e reduzem as distrações.

Considere duas pesquisas com o mesmo design geral. Um consiste em perguntas de múltipla escolha baseadas em texto, enquanto o outro inclui respostas baseadas em imagem, videoclipes e tabelas visualmente atraentes. Os diferentes tipos de perguntas mantêm a segunda pesquisa interessante e permitem que prenda a atenção dos participantes.

QuestionPro é uma poderosa ferramenta com ótimos recursos para criar pesquisas e oferece tipos de perguntas para que você possa envolver os entrevistados e receber os dados mais precisos. Esses tipos incluem:

Perguntas sobre dimensionamento: o dimensionamento da ordem de classificação permite que os usuários interajam diretamente com a pesquisa e envolvam um recurso suspenso, deslizante ou arrastar e soltar. Os participantes devem mover fisicamente as opções de resposta ou controles deslizantes para atender às suas preferências. As perguntas de escala ajudam a retardar os respondentes, incentivando-os a pensar em suas respostas.

Perguntas com áudio e vídeo: vozes e imagens adicionam um elemento humano às suas pesquisas e promovem uma conexão com seus entrevistados.

Tabelas de matriz: perguntas regulares de múltipla escolha podem parecer obsoletas ao abordar tópicos semelhantes. A pergunta matriz ou também conhecida como escala Likert organiza questões de múltipla escolha em formato de tabela. Digamos que você queira avaliar a satisfação do cliente em vários aspectos do seu negócio. A parte superior da sua matriz pode ter colunas que variam de “Muito insatisfeito” a “Muito satisfeito”. A coluna da esquerda apresenta atributos como “Custo, Atendimento ao Cliente e Embalagem”. Os respondentes da pesquisa podem escolher rapidamente seus níveis de satisfação para cada elemento.


Distribuição da pesquisa

A maneira como você envia pesquisas altera seus resultados, à medida que várias populações se reúnem em diferentes áreas. Faz sentido enviar pesquisas para adolescentes através da mídia social; os empresários são mais acessíveis por e-mail.

Você também obterá resultados diferentes, dependendo de onde você alcança as pessoas. Uma pessoa está em um estado de espírito diferente ao usar email e não ao enviar mensagens de texto.

O uso de vários métodos de distribuição e a variação entre pesquisas permite coletar várias opiniões dos clientes. Os dados que você recebe por meio de diferentes canais permitem identificar quais clientes precisam de mais atenção. Você pode usar essas informações para melhorar a experiência do cliente e aumentar os defensores da marca.

Pesquisas incorporadas: às pesquisas de interceptação de sites usam um questionário pop-up ou na página para que os visitantes possam compartilhar opções em tempo real. As pesquisas no site oferecem acesso incomparável aos clientes. Uma pesquisa pop-up perguntando sobre o processo de compra e compra, por exemplo, ajuda a melhorar a experiência de compra on-line dos clientes. Defina esse pop-up para aparecer após as compras para obter feedback imediato.

Mídias sociais: o compartilhamento de pesquisas nas mídias sociais facilita a coleta de respostas em tempo real dos seguidores da marca. A distribuição é simples com integrações para o Facebook, Twitter e LinkedIn. Você também pode compartilhar sua pesquisa nas mídias sociais usando um código QR. Graças ao alto tráfego de redes sociais, você pode coletar e analisar um grande número de respostas.

Email: o email continua sendo o canal mais popular para distribuição de pesquisas. É fácil ver o porquê. pesquisas por email fornecem um método rápido e de baixo custo para coletar feedback. O uso do e mail permite segmentar os clientes exatos que você deseja através de listas de email. Pesquisas regulares monitoram as necessidades dos clientes, portanto, crie uma programação de pesquisas por email para coletar informações.

Mensagem de texto: as pesquisas por SMS fornecem aos respondentes direcionados um link para a pesquisa. Como a maioria das pessoas responde rapidamente às mensagens de texto, as pesquisas por SMS apresentam uma oportunidade única de feedback quase instantâneo dos participantes.

Pesquisas off-line: quando você tem internet limitada, os aplicativos offline possibilitam a coleta de dados dos entrevistados sem uma conexão estável à internet. O aplicativo móvel conveniente funciona offline, portanto, não há espera para o carregamento das páginas. O acesso imediato a perguntas ajuda a envolver os entrevistados, levando a um feedback preciso e honesto para a sua empresa.


Relatórios e análises como recursos para criar pesquisas

A coleta de respostas é apenas parte do processo de pesquisa. Depois de ter respostas, você precisa da capacidade de analisá-las. As ferramentas de relatório e análise de dados permitem formar insights orientados por dados e planos acionáveis ​​para atender às necessidades do cliente.

Os relatórios de pesquisas permitem compartilhar dados coletados recentemente com as partes interessadas e os tomadores de decisão. Os relatórios de experiência do cliente, por exemplo, exploram os pontos fortes e fracos de suas interações com os consumidores. Identificar pontos fracos permite que você desenvolva e implemente melhorias.

Relatórios em tempo real: os relatórios em tempo real permitem monitorar os dados dos questionários assim que você os recebe. Essas informações ajudam a tirar conclusões iniciais dos comentários do usuário. Além disso, os relatórios em tempo real confirmam o número de pesquisas completas e incompletas para que você possa acompanhar os participantes.

Compartilhamento e exportação de relatórios: A exportação de relatórios para tipos de arquivo como PDF ou Excel ajuda a manter sua equipe na mesma página. Você pode compartilhar essas informações com os membros da equipe para tirar conclusões e fazer planos para melhorar os negócios.

Análise de tendências: ao implementar mudanças ou introduzir novos produtos e recursos no mercado, você precisa de um método para registrar o sucesso ou o fracasso. A análise de tendências permite plotar respostas de pesquisas ao longo do tempo para identificar tendências. A trajetória das tendências fornece insights para desenvolver seus próximos passos.

Análise conjunta: muitos proprietários de empresas evitam a análise conjunta porque temem que seja avançada demais para seu conhecimento. Felizmente, você pode utilizar esta ferramenta avançada de pesquisa de mercado através do QuestionPro. A análise conjunta tenta decodificar as preferências que as pessoas usam para tomar decisões. Por exemplo, a análise conjunta pode ajudar a determinar se o preço ou a marca é mais importante para a maioria dos consumidores ao escolher um laptop.

Análise MaxDiff: O MaxDiff fornece um método menos complexo para identificar quais atributos os consumidores consideram mais importantes. A análise MaxDiff elimina respostas intermediárias, portanto, os entrevistados devem escolher quais características são cada vez menos importantes para eles.


Usando recursos para criar pesquisas em sua vantagem

Maior acesso aos recursos da pesquisa permite criar pesquisas envolventes que gerarão respostas, e o QuestionPro ajudará você a fazer as duas coisas. Programe sua demonstração hoje para saber como nossos recursos avançados o ajudam a desenvolver mais insights de suas pesquisas.