Pesquisa ao consumidor: encontre as perguntas que você deve fazer!

Uma pesquisa ao consumidor ajuda a obter informações sobre os níveis de satisfação do cliente em relação aos produtos existentes, e suas opiniões e expectativas em relação a novos produtos e serviços.

Estas pesquisas são uma fonte importante de informações provenientes do consumidor, e podem ser muito úteis e ter um grande impacto no desempenho geral da empresa, sendo a ferramenta ideal para os clientes opinarem sobre produtos ou serviços. 

Idealmente, a pesquisa com consumidores deve ser um procedimento sistemático, em tempo real, e deve ser realizado por especialistas em marketing. 

Os elementos que compõem a satisfação do cliente, podem ser medidos com as perguntas certas, e as respostas devem ser analisadas para criar estratégias de melhoria.

A satisfação do consumidor em relação ao produto, deve estar em pé de igualdade com a satisfação da experiência de compra. Isso pode ser conhecido analisando as respostas recebidas, por exemplo, em uma pesquisa pós-venda.

Saiba mais sobre como melhorar o serviço de atendimento ao cliente.

Modelos de pesquisa de satisfação do consumidor

Os modelos de pesquisa ao consumidor contêm perguntas específicas, que proporcionam à organização avaliar o contentamento do seu cliente. 

Essas pesquisas medem as experiências dos clientes e o grau de satisfação em relação aos produtos e serviços consumidos.

Modelos de perguntas para conhecer a voz do cliente: esses modelos consistem em perguntas, que podem ajudar uma organização a obter opiniões e comentários, que medem a voz do cliente. Esses modelos podem ser editados e aplicados de acordo com o público-alvo, para obter melhores resultados.

Modelos de pesquisa de produtos: contém perguntas para obter avaliações sobre as características de produtos.

Modelos de avaliação de serviço: o atendimento ao cliente é a espinha dorsal de uma organização. Avaliações oportunas do desempenho do serviço ao cliente, podem ajudar uma organização a manter ou melhorar a qualidade do serviço oferecido. Você pode editar os modelos e modificá-los, de acordo com os dados que deseja obter de seus clientes.

Saiba também como alcançar a satisfação do cliente!

Uma pesquisa com consumidores permite às empresas coletar informações de consumidores em potencial através de diversas mídias. 

Métodos para pesquisar clientes

Pesquisas escritas: usadas quando um pesquisador tenta coletar informações completas dos consumidores. Pesquisas escritas devem ser concisas, pois, se forem longas, os consumidores poderão não concluí-las.

As perguntas desses tipos de pesquisas devem ser cuidadosamente selecionadas, para que o feedback seja facilmente obtido. Pesquisas escritas podem ser enviadas para uma amostra aleatória de indivíduos, e as respostas podem ser analisadas de maneira generalizada, para que representem uma população. 

Normalmente, esse tipo de pesquisa é usado para coletar informações sobre questões delicadas, pois os entrevistados podem levar sua pesquisa para casa e fazer comentários no momento mais conveniente.

Pesquisas por telefone: são realizadas através de chamadas telefônicas, onde os consumidores comentam e opinam em relação à sua experiência com os produtos ou serviços da organização. Em uma pesquisa por telefone, o agente explica brevemente ao consumidor o objetivo da pesquisa, e em seguida pede ao consumidor permissão para fazer as perguntas. Se o cliente aceitar, a pesquisa continuará.

Pesquisas online: a pesquisa online com consumidores é geralmente realizada, usando uma ferramenta para criar pesquisas como a QuestionPro. As pesquisas são enviadas aos participantes usando meios eletrônicos como e-mail, redes sociais ou até mesmo integradas em páginas da web. Nenhuma assistência especial é necessária para criar e enviar essas pesquisas.

Os resultados recebidos podem ser monitorados em tempo real. Pesquisas online também são extremamente lucrativas e eficientes e, além disso, podem ser enviadas e alcançar pessoas de qualquer lugar do mundo.

Essas pesquisas são muito fáceis de usar e possuem opções mais avançadas e personalizadas que pode deixar a pesquisa muito mais atrativa.

Grupos de foco: Este tipo de pesquisa não é tão considerado como um método de pesquisa com consumidores; os grupos de foco são na verdade uma fonte integral de coleta de dados de um público-alvo.

Grupos focais são um grupo representativo de indivíduos, que têm as mesmas características da maioria da população. Idealmente, o grupo focal é composto por 6 a 10 pessoas. Um mediador é designado para supervisionar a discussão, que geralmente dura de 60 a 90 minutos. O papel de um mediador é orientar a discussão e gerar novas idéias para o debate.

Saiba como o sucesso do seu cliente define o sucesso da sua empresa.

Exemplo de perguntas de pesquisa ao consumidor 

As perguntas de pesquisa ao consumidor podem ser classificadas em quatro categorias principais:

  1. Psicográfico
  2. Dados demográficos
  3. Conveniência do consumidor
  4. Padrões de compra

Psicográfico:

Exemplos:

  • Quais são seus hobbies e interesses?

Dados demográficos:

Exemplos:

  • Quantos anos tens?
  • Qual é o seu sexo?
  • Qual é a renda da sua família?
  • Em que você trabalha?
  • Qual é o seu nível de escola?
  • Onde vives?

Eu recomendo que você leia: Perfil demográfico: atenção nas perguntas que você de fazer!

Conveniência do consumidor

Exemplos:

  • Quais são as características que você procura neste produto?
  • Que tipo de vantagens você espera que seu produto ofereça?
  • Quais são as razões pelas quais você está comprando este produto?
  • Você espera que este produto favoreça sua vida de mais de uma maneira?

Padrões de compra

Exemplos:

  • Quem é responsável por tomar decisões de compra em sua casa?
  • Você compra produtos em uma loja ou online?
  • Você tem um orçamento estabelecido para fazer sua compra? Se sua resposta for sim, qual é o seu orçamento?
  • Você está realmente ansioso para comprar este produto?

Pesquisa do consumidor

A razão do sucesso da maioria das grandes organizações, é proporcional ao interesse que elas têm em relação á seus clientes. O banco de dados de clientes fornece um conjunto de informações, que permitem que as empresas continuem progredindo na melhoria do atendimento e prestação de serviço.

Os produtos e serviços devem estar alinhados com as expectativas dos clientes e, para isso, uma investigação constante deve ser realizada.

O que você precisa para conseguir isso?

  • Crie um painel online recrutando participantes de todas as fontes: redes sociais, blogs etc., porém controle a qualidade dos membros do painel.
  • As características dos membros do painel devem ser filtradas de acordo com suas personalidades, características demográficas e fatores psicográficos.
  • Envie sua pesquisa para os participantes do painel e analise os comentários em tempo real.
  • Ofereça aos participantes recompensas para mantê-los motivados e desejarem fazer parte do painel de pesquisa.

Vantagens de fazer uma pesquisa com consumidores

A pesquisa ao consumidor pode fornecer informações detalhadas, sobre a demografia do consumidor, como idade, sexo, renda e etc.

A pesquisa pode fornecer informações, sobre fatores que incentivam os consumidores a fazer uma compra específica.

A pesquisa ajuda a obter informações sobre os padrões de compra da maioria da população.

Você pode contar com informações, para saber se há espaço para um novo produto ou serviço no mercado.

Fazer pesquisas ao consumidor permitirá que você saiba, se o novo produto terá sucesso em um mercado altamente competitivo ou se simplesmente um produto inovador tem um público em potencial.

Saiba mais sobre a importância da pesquisa de mercado.

Você pode criar uma pesquisa de consumidor do zero, dependendo de suas metas e necessidades, ou pode usar um de nossos modelos como referência. Sucesso no seu projeto!

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.